Mafalda

em 17/09/10


Para mim, o nome Mafalda é indissociável da personagem da banda desenhada argentina mas, na verdade, usa-se há muito tempo em Portugal, tendo derivado de Matilde. Apesar das suas raízes medievais, remete-me para um ambiente citadino, de uma criança reguila e bem-disposta, possivelmente porque caiu em desuso até meados de 1960, tendo depois começado a despontar. Hoje ocupa um lugar de destaque no top nacional, estando pelo menos desde 2011 no top 20, o que é espantoso! 
Poderá ler mais sobre Mafalda e Matilde no post que escrevi aqui

2 comentários:

  1. Conheço duas gémeas uma Mafalda e uma Beatriz e têm uma irma chamada Maria Manuel.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um nome composto. Sou Mafalda Filipa, e conheci duas meninas, uma chamada Mafalda e outra Filipa. Nunca ninguém me chamou pelo 2º nome! :-\

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)