Aixa e outros nomes para bebés com a letra X

em 08/07/11


Nunca tinha olhado com a devida atenção para Aixa. Significa "Viva" e é uma variante de Aisha, um nome muito popular no mundo árabe. Creio que se pronunciará "á-í-xa" e é uma escolha invulgar para os pais que queiram optar por um nome raro.  Acho que pode funcionar muito bem em nomes compostos, sobretudo se o nome que o acompanhar também for tão... misterioso. 

  • Aixa Bibili
  • Aixa Calila
  • Aixa Cizina
  • Aixa Gáil
  • Aixa Haidé

Alguém afirmaria que alguma bebé com este nome era portuguesa? É evidente que estas combinações, seguidas de um apelido português ficam ligeiramente estranhas... Depois desta nova perspectiva face a Aixa, que tal olharmos para outros nomes que incluem a letra X?


Femininos

  • Aleixa
  • Alexa, Alexandra, Alexandrina, Aléxia, Alexina, Aléxis
  • Alix
  • Auxília
  • Maria Excelsa
  • Maria da Paixão
  • Máxima
  • Sextina
  • Xénia
  • Xica
  • Ximena

Masculinos
  • Alex, Alexandre, Alexandrino
  • Aléxio, Aléxis
  • Axel
  • Expedito
  • Félix
  • Max, Maximiano, Maximino, Máximo
  • Xavier
  • Xénio
  • Xenócrates
  • Xénon
  • Xerxes
  • Xico

O que pensam da letra X? Não sei explicar muito bem porquê  (talvez pela quantidade de "Alexandres" à minha volta), mas sempre me pareceu uma letra muito masculina...

7 comentários:

  1. Mto difícil nomes com essa letra, conheço algumas Auxiliadoras, alexandre (a), mas iniciados com X não conheço ninguém.

    Mas com SH conheço duas irmãs, Shelda e Sheron, além de uma Shamara que erraram no registro e lê-se Samara e uma Aysha.

    ResponderEliminar
  2. e porque nao fazer um post acerca do nome sara?

    ResponderEliminar
  3. Grande parte das pessoas me trata por Xana ou Xaninha, de maneira que tenho uma adoração pela letra X! =)
    Gosto muito de Alexa e Alex, mas fazem-me sempre pensar que são diminutivos e não o próprio nome.. Não sabia que Xico também era aceite (e Xica muito menos!).
    Eu que sempre fui defensora de nomes ditos "normais", estou a começar a ficar maluquinha por nomes diferentes =)

    ResponderEliminar
  4. Conheço uma Alix e toda a gente estranha o nome, mas acho que tem tudo a ver com aquela miúda.

    ResponderEliminar
  5. Não é das minhas letras preferidas! Conheço alguns "Alexandres" e uma Xénia... mas não são nomes que me fascinam.
    No entanto achei piada ao nome Aixa Haidé, mas concordo que seguido de um apelido português, iria ficar muito estranho.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de nenhum mesmo!
    O unico nome que gosto que comece com o som "X" escreve-se com CH...Cheila

    ResponderEliminar
  7. Ahaha estamos a conseguir converter a Alexandra ;D

    Dado curioso acerca de Cheila - também é permitido Sheila. Estou a dar voltas à cabeça mas não me lembro de nenhuma palavra portuguesa com "Sh"...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)