Grácia

em 09/11/11


Há alguém que não tenha reparado que Alícia é um nome que está na moda? Hoje proponho como alternativa o nome Grácia. É de origem latina, significa agradável ou bem-vinda, é absolutamente invulgar e não deixa de ser também uma alternativa a Graça - um nome giro, mas que ainda não me soa a fresco, porque associo às pessoas com a idade das minhas queridas tias.
Grácia é um nome que se usa em Portugal desde os tempos medievais e acho que isso lhe dá um encanto muito particular; além disso, está muito próximo da versão latina original, Gratia, o que também é interessante. 
Se não gostarem de Grácia, podem espreitar os outros nomes femininos terminados em -cia, onde constam nomes muito interessantes! Talvez Engrácia

4 comentários:

  1. Alicia é um nome meigo, ao contrário de Grácia, acho um nome demasiado pesado, apesar de ter a mesma terminação, acho que não tem nada a ver com Alícia. Não seria uma alternativa para mim. Talvez Letícia, Anícia ou Elícia, estão mais dentro do mesmo género.

    ResponderEliminar
  2. Conheço duas Alícias, uma delas é uma grande amiga. Mas por acaso não sabia que era um nome que estava a dar cartas x)

    ResponderEliminar
  3. Alicia é lindo e muito delicado quanto a Gracia acho um nome sem graça :)
    Já agora anónimo adorei Anícia e Elícia...
    uma tia minha por acaso é Engracia,alias todas elas tem nomes estranhos:Ermelindra e Leolina Adelaide

    ResponderEliminar
  4. Grácia não me atraiu e então Engrácia, ainda pior. No entanto, Graça é um nome que acho bastante bonito, mas ligo sempre a Maria da Graça -.-

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)