Nomes deluxe: Violeta & Julieta

em 10/11/11


Imaginem-me grávida, com uma barriga enorme e sorriso permanente. Depois, imaginem-me a conversar com alguém e a partilhar o nome escolhido e que esse alguém me responde: "Ah, que giro, "jdhfdjhf" como a filha da celebridade A"... Era capaz de ter a criança ali mesmo. 
A frase, já dita por mim mais vezes do que o bom senso recomenda, é um pouco disparatada. É claro que se alguém com notoriedade escolhe um nome invulgar para o seu bebé (Diana Chaves!), se esse nome aparece constantemente nas revistas e televisão, é provável que entre na nossa cabeça de tal forma que passa a ser um dos nossos nomes preferidos, mas se escolhermos o nome influenciados pela escolha de alguém, escolhemo-lo porque gostamos do nome, e não pela celebridade em si. 
Quando a Jennifer Garner deu à luz pela primeira vez, eu estava na fase de adoração da senhora porque era viciada na série "A Vingadora". Ora, a criatura dá à luz e escolhe um nome de que eu já gostava (atenção, que o Virgílio Castelo usou-o primeiro!) e transformou-o num nome muito mediático e super elogiado, razões fortes o suficiente para que eu me afastasse dele o mais possível, temendo ouvir "Violeta, como a filha da Jennifer..." sempre que o sugeria. Aliás, o meu próprio cérebro gritava essa frase sempre que eu pensava nesse nome. Não é que seja o fim do mundo, mas uma pessoa passa tanto tempo a pensar em nomes diferentes, que a última coisa que quer é que sugiram que nos baseamos nas revistas cor-de-rosa. Afeta-me, pronto. 
Esta introdução serve para declarar que, agora que a senhora está prestes a dar à luz pela terceira vez, acho que já passou tempo suficiente para que Violeta tenha alcançado a independência e posso finalmente colocá-lo no meu top 3 de segundos nomes preferidos. Eu sei que vai haver quem pense que é um desperdício de nome para a segunda posição, mas eu acho que os segundos nomes existem para esconder preciosidades. E caramba, Violeta vai bem com tudo! E é roxo!! 

Pergunto-vos: se estivessem grávidas, tivessem escolhido um nome muito invulgar e uma super celebridade escolhesse esse nome duas semanas antes do vosso parto, mudavam ou manteriam a vossa escolha? 
Sou só eu que tenho sempre esperança que as celebridades escolham nomes giros, mas nenhum dos que pertencem à minha lista de favoritos? 
Eu sei que vocês gostam de Violeta, mas estão dispostas a dar uma oportunidade a Julieta

14 comentários:

  1. Eu não mudaria o nome. Mas claro que iria sempre ouvir comentários desse género. Eu também relaciono os nomes dos bebés dos meus conhecidos e familiares aos bebés dos famosos, mas é raro pensar que a escolha foi influenciada pelas escolhas dos famosos, até porque é raro escolherem nomes invulgares e bonitos(como Pilar e ao contrário de Kenzo, na minha opinião).
    Quanto a Julieta, lembro-me da minha professora de história dos 5 e 6º anos que eram já bastante idosa e como se mexia muito pouco era apelidada de múmia(inclusivé chegaram a puxar-lhes os cabelos para ver se era peruca porque nem no meio de um tufão, o cabelo da senhora se mexia).E como gosto de Romeu, penso em Julieta. Quem sabe daqui a uns tempos, sou fã de Julieta :)

    ResponderEliminar
  2. Não mudaria o nome com certeza já ta escolhido e pronto mesmo que ouvisse esses comentários. Sempre adorei Julieta e de há uns tempos pra cá cada vez mais gosto de Júlia mas não sei se escolhia para uma filha, só quando ficar gravida é que penso mais sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  3. Não só não mudaria o nome, como não teria qualquer problema em colocar um nome de um filho de uma celebridade, mesmo que fosse Violeta, ou Suri, ou Shiloh! Se eu gosto do nome, é-me indiferente quem é que o usa, a vizinha, a prima, a Jennifer Garner, ou a Angelina Jolie!
    Gosto, uso! Ponto.
    E não me incomodaria minimamente que me dissessem "Como a filha da Jennifer Garner!"...Simplesmente respondia "Sim!"
    Não remete para nada de mau, apenas para uma celebridade que até admiro, com uma filha muito fofinha. Filhas, aliás.
    A minha irmã é Diana, e quantas vezes a minha mãe não ouviu "Como a princesa!"... E nunca se arrependeu por isso.

    ResponderEliminar
  4. Eu não mudaria, até porque o mundo das revistas cor-de-rosa me passa completamente ao lado. Desde que frequento aqui o blog que tenho muito mais noção dos nomes dos filhotes das celebridades, mas se estiver à espera que eu própria me dê conta disso, estou sempre a leste. Por isso é-me completamente indiferente tal coisa ;)
    Quanto a Julieta, conheço um Romeu, e não consigo te maneira alguma dissociar da história. Além de que conheço uma gata persa Julieta..

    ResponderEliminar
  5. Não mudava o nome, afinal seria o nome que tinha escolhido por algum motivo - ficava um pouco em pânico a pensar que poderiam surgir pessoas com o mesmo nome como cogumelos por causa do filho/a da celebridade. Mas não mudava, de certeza. Já agora, gosto muito de Violeta e de Julieta, mas sozinhos porque me parece que merecem esse destaque.

    ResponderEliminar
  6. Não mudava...e Julieta é mto bonito, mas eu ñ daria esse nome a uma filha...

    ResponderEliminar
  7. Acho que não mudava, mas também não gosto dessas associações. Cada vez que eu dizia que me chamava Dora havia sempre 2 tipos de momentos musicais do "Não sejas mau para mim" (uma música do festival da canção cantada por uma Dora) ou "Dorinha, meu amor, porque me fazes chorar" (musica de uma telenovela) e eu ficava furiosa. :)
    Meninas e ainda hoje continua, em Junho fui à consulta da medicina do trabalho e o médico esteve sempre a falar na Dora do Festival que coitada perdeu a cabeça e desistiu da carreira musical... eheh

    Julieta é muito giro, mas gosto mais de Júlia ou Juliana.

    ResponderEliminar
  8. Conheço uma familia, classe alta, que têm uma Benedita, uma Constança e uma Violeta.
    Estranhei imenso estes conjuntos, pois para mim Violeta é um nome moderno e não tradicional.
    Conheço uma outra Violeta e essa sim tem irmãos com nomes que eu considero que encaixam no nome: Gaspar e Alicia.
    Afinal Violeta é um nome moderno como Isabela, Íris, Petra, Dalila, Áurea (nomes que estão no meu Top de preferidos)? ou é mais um nome como Sancha, Constança, Pureza, Domingas, (que eu chamo de nomes "velhos", portanto, antigos e nada modernos)?

    Pensando em Violeta, como nome de uma flor, estará mais virado para Rosa(nome tradicional, antigo,usável nas classes altas) ou para Íris (nome moderno,mais exótico,muito pouco provável em classes altas)?

    Eis a minha duvida do momento, Violeta é um dos meus nomes preferidos, mas ainda não percebi bem onde é que ele se encaixa...

    ResponderEliminar
  9. Acho que a maior dificuldade é definir o que é um nome moderno. Porque há nomes muito antigos mas de uso mais recente em Portugal - como é o caso dos centenários Isabela e Alícia - e que, por isso, nos parecem mais contemporâneos, apesar de existirem há muito tempo.
    Petra também é muito antigo, tal como Áurea.
    Violeta é um nome antigo que terá chegado a Portugal por influência francesa, no século XIX, numa altura em que começaram a usar-se mais os nomes de flores.
    Nos registos paroquiais dos amigos da Torre do Tombo encontra-se uma certidão de casamento, em 1895, de uma D. Corina Violeta. No meu distrito, faleceu há pouco tempo uma senhora Violeta, com 92 anos. Na internet, encontrei a notícia do falecimento de uma senhora chamada Violeta Atília Olinda, nascida em 1915.
    Talvez nunca tenha sido um nome muito popular, mas não é, de todo, um nome recente.
    Contudo, Violante, outra versão do nome (ambos derivam da palavra latina Viola, que significa violeta) usa-se em Portugal desde a idade média. Talvez fizesse mais sentido para si ouvir Constança, Benedita e Violante.

    Mais do que situá-lo no tempo, parece-me importante que consiga atribuir-lhe uma categorização. Eu, por exemplo, incluo Violeta na categoria dos nomes delicados, muito femininos e românticos, próximo de Julieta e Margarida. Como flor, acho que está mais próximo de Orquídea do que de Rosa ou Íris.

    ResponderEliminar
  10. Quando digo que é moderno não é por achar que é "novo", sei que já é antigo em Portugal mas acho que existem nomes antigos que já foram muito usados há anos atrás e outros que nunca se sobressairam e agora andam por aí, é a esses que eu chamo modernos.
    Violeta e Orquidea gostei :)

    ResponderEliminar
  11. Ana, tem toda a razão, Violeta encaixa nesse perfil de antigo mas que agora é que se ouve, mas mesmo assim não o consigo encaixar no conjunto de nomes modernos... Acho-o mais próximo dos nomes mais vintage, como Amélia, Esmeralda, Eleonora, Rosália...

    ResponderEliminar
  12. Achei piada a este post. Escolhi Violeta para uma futura filha minha em 1994. Tinha eu 6 anos, e estava a ver um episodio da série Marco (o moço do macaquinho), e surge uma Violeta. Apaixonei-me, até porque sempre odeiei ter um nome comum. Engravidei em Março de 2011. Em Maio de 2011 soube ser uma menina. Violeta, claro está. Estava completamente alheada se o nome era de filhos de famosos. Em Junho o To ze Martinho, lembra-se de anunciar uma novela, a Violeta. A estrear no final do ano, tal como a minha data prevista para o parto. Felizmente ele acabou por mudar o nome da novela para Louco Amor, mas manteve a protagonista como Violeta. Fiquei enervadíssima, há 17 anos que desejava o nome e justamente quando engravido está em risco de se tornar moda. Pois é..por uma questao da representação sentimental que tinha para mim chamei Violeta à minha filha, mas confesso que me incomoda imenso a associaçao e o parecer que está a entrar na moda. Senti-me injustiçada, bah. Estou grávida de um menino...queria tanto outra menina lol, e o nome é um problema. Daí estar aqui a passar, porque eu só sugiro coisas incomuns, e o marido torce o nariz. Romeu é uma das possibilidades, mas tambem me cheira que está na mesma situação, em breve será moda.

    ResponderEliminar
  13. Sei que isto já é de 2012 mas nao posso deixar de comentar pq ouvi mt disso "ah sei, como a pessoa tal..." ...entao foi assim...tinha eu 17 anos quando resolvi que se tivesse uma filha ia chamar-se Isabella, mt embora Isabelle fosse a versão de que mais gostava, Isabella soa melhor em portugues. Até tinha falado com uma amiga, que está de prova loool

    Bem, 8 anos se passaram desde entao e em 2011 soube q tava gravida de uma menina. No entanto nessa epoca, azar dos azaresssss, Twilight, ou Crepusculo, estava mt em vogue. Bem, lá fui eu fzr uma lista com Isabella nela e outros nomes possiveis e mostrei ao marido que disse que gostava de qual? Isabella. Nao concordamos com mais nenhum outro. E eu simplesmente adoro o nome, por isso Isabella ficou.

    Mas sim, ouvi imenso comentarios como "tas a dar o nome por causa da Bella do Crepusculo?" ou "oh vem aí uma vampirinha?" ...mas tb ouvi mt sobre a Isabella Rosselline lol principalmente da minha medica que sempre q lá ia fazia questao de relembrar a dita cuja.

    Então sim, por mt tempo ouvi comentarios do genero, mas ha já algum que nao ouço mais (se calhar cansaram-se). Nao mudei o nome da minha filha por causa disso pq gosto dele e pronto. Pra mim Isabella é a minha princesa cá de casa :)

    ResponderEliminar
  14. Sobre Julieta, gosto. Julia tb me soa bem, mas Julieta é mais romantico penso eu. Infelizmente minha bisavó chamava-se Julieta e ela dizia que odiava o nome :p Já agora, Violeta tb é bem bonito :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)