Natália

em 11/12/11

Natalia Vodianova

Era imperdoável deixar passar Dezembro sem referir Natália que significa "dia de Natal". Em Portugal, Natali também é aprovado e, embora mais afastado, Natalina também. 
Este é mais um daqueles nomes muito populares, que toda a gente conhece e reconhece, mas que, por estas bandas, está desatualizado. Em 1990 ainda estava no top 100 de nomes femininos mais registados em Portugal, ainda que com um número de registos pouco elevado [93]. No entanto, em 2014, foi apenas atribuído a seis meninas!
Natália é um nome romântico, elegante, que beneficia da quantidade de vogais mas reconheço que ainda não me habituei à ideia de uma bebé Natália. Neste caso, como habitualmente, sugiro-o como segundo nome e este até é daqueles fáceis de combinar. 
Como alternativas, é possível registar os nomes Talia, Talita, Vitália e, obviamente, Eulália.


12 comentários:

  1. Falta uma alternativa : Natacha , versão de Natália, mais moderna .
    Prefiro.

    ResponderEliminar
  2. Habituei com esse nome na década de 90, qndo nasceram mtas por aqui ao meu redor, mas sempre Nathália.
    E tbm achei engraçado Natacha com CH, não conhecia, aqui sempre vejo Natasha.

    ResponderEliminar
  3. Também estranho Natacha com Ch; embora não seja um nome que me agrade muito, preferia com sh... :)

    ResponderEliminar
  4. Realmente ñ estou a imaginar uma bebé chamada Natália, mas achava giro k voltasse a ser usado.A Natália mais nova k conheço já deve ter 30 anos... Já Natacha só associo á minha cadela :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma prima Natália da minha idade e sempre achei o nome pouco actual. Hoje vejo que é um nome perfeitamente usável e elegante.

    ResponderEliminar
  6. Conheço uma Natália de 17 anos ! (:

    ResponderEliminar
  7. Sou uma Natàlia e tenho 18 anos, amo o meu nome acho muito lindo, e nao queria q ele fosse natasha pq parece nome de cadela

    ResponderEliminar
  8. O meu nome é Ana Natália, confesso k não gosta nada para mim eu sou só Ana, mas pessoas insistem a m chamarem Natália efim...

    ResponderEliminar
  9. Queria saber mas nome como nat ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ingrid Natalia
      obs: nasci na véspera do natal por isso NATALIA, NATAL+ IA= NATALIA

      Eliminar
  10. Sei que é uma opinião impopular, mas prefiro a variante Natalina. Acho mais feminino e tambem amo o apelido que tal nome gera: "Nina".

    ResponderEliminar
  11. Eu me chamo Natália acho meu nome muito bonito,as pessoas me chamam de tainha desde criança.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)