Sol & Solana

em 06/12/11


Há nomes que se vão ouvindo cada vez mais, mesmo que esse "mais" seja ainda pouco. É o caso de Flor, Luna, Luz e Íris, já referidos aqui no blog algumas vezes. Não é difícil perceber por que é que as pessoas gostam deles: atraem não só pela sonoridade, mas pela imagem que transmitem. São curtos e incisivos, tal como Sol
Se Luna cativa pelo mistério, Sol, literalmente, atrai tudo em seu redor. E não nos esqueçamos que a luz solar é absolutamente indispensável à nossa sobrevivência. Sol é luz e vida. 
Visualmente, é um nome poderoso. Perderá, talvez, pela associação à sua cor - não terá sido por acaso que surgiu a expressão "o que seria do amarelo"... 
E se Sol vos parecer demasiado curto (sim, há pessoas que ainda não se renderam aos nomes curtos), Solana é outra bela opção. Solana significa "Luz do Sol", é um nome raro, mas que não deixa de nos parecer familiar por causa da terminação tão comum.
Em 2014, foram registadas apenas três meninas com o nome Sol. 

13 comentários:

  1. Fico com a impressão de q Sol é sempre o apelido de Solange, acho q pq conheci mtas. Não consigo enxergar como nome próprio.

    Solana nunca ouvi, parece sozinha em espanhol :) Mas até gosto.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Sol como diminutivo, mas Solange não me agrada e Solana ainda me soa estranho.

    ResponderEliminar
  3. Solano conhecia mas Solana não mas não deixa de ter o seu charme

    ResponderEliminar
  4. Sempre adorei Lua e Luana, e depois de começar a frequentar aqui o blog e de passar mais vezes pela lista de nomes deparei-me com Sol e Solana. Passaram automaticamente para a lista dos favoritos e potencialmente utilizáveis (:

    ResponderEliminar
  5. Luana e Solana era engraçado para gémeas!!!

    ResponderEliminar
  6. prefiro luana a solana...! quanto a sol vejo mais como diminuitivo e pessoalmente nao me imagino a chamar uma criança de "lua" nao sei acho que é nome de gato :)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso são nomes que não me atraem nada. Não gosto muito de nomes "temáticos", nunca se consegue desassociar a criança do elemento que o nome lembra...
    Queria sugerir um novo duelo de nomes, com o nome Afonso, talvez contra Rodrigo ou Manuel, dois nomes que acho que também nunca foram referidos nos duelos.
    É só uma sugestão mas achava giro!

    ResponderEliminar
  8. Sol é bonito, mas Solana não me convence....aliás solano na minha terra é um tomate inglês...de maneira que ñ consigo deixar de associar...

    ResponderEliminar
  9. Cá por casa temos uma Flor e uma Lua :)
    Sol sempre pensei q fosse masculino, O Sol, mas pelos vistos p nome próprio é feminino.

    ResponderEliminar
  10. É engraçado encontrar este post sobre estes nomes.
    Eu tenho uma filha chamada Sol, exatamente porque me soava muito bem as minhas alunas chamarem Sol à colega Solange. Como não gosto assim tanto de Solange, mas Sol é delicioso de ouvir, ficou "Sol".
    Ouço imensas vezes a pergunta "é só Sol?" ou então "mas deixaram pôr esse nome?"... enfim, dava um livro :)
    Obrigada por incluir este nome no blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos anos sua filha tem? Como ela reage ao nome, quero muito colocar esse nome na minha filha, mas tenho medo do comportamento dela em relação ao nome!

      Eliminar
  11. As pessoas nunca chamam pelo nome de registro. É raro acontecer! Se colocar Solana vão chamar de Sol, se colocar Luana vão chamar de Lua então os pais registram como desejam e pronto! Nosso nome tem muito peso na nossa vida pros pais darem tanta importância pros palpiteiros de plantão! Há gosto pra tudo, o que uns não gostam outros amam. Então pais; sigam seu coração e dêem o nome que desejam.

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito de Luna, Sol, Íris, Luz, Solana, Lua e Flor. Acho Solana fantástico, gosto muito de Solara também.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)