Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Anaís -

em 15/02/12


Anaïs é a versão provençal e catalã de Ana e significa graça divina ou graciosa. Pessoalmente, considero Anaís um nome encantador, extremamente feminino, delicado e ao mesmo tempo divertido. Hoje em dia, já consigo não pensar "pois, mas sem acento...", contudo, acredito que isso venha logo à cabeça da maioria. 
Gosto muito de pensar em combinações como Noa & Anaís, ou Noah & Anaís, e se morasse fora de Portugal e estivesse grávida de gémeos, seria um conjunto a ponderar... Ou será demasiado perfumado?
Também é possível registar no nosso país a versão aportuguesada deste nome, Anaíce. Em 2014, foi registado sete vezes. 

11 comentários:

  1. Acho um nome muito bonito, gosto mais de Anaís do que de Ana... Acho que este nome pode entrar bem em Portugal, uma vez que se diz tal como se escreve. Eu aprovo :D

    E gosto do conjunto Noa & Anaís ;)

    ResponderEliminar
  2. Anaís é dos poucos nomes que não gosto mesmo. Acho que não resulta em português.

    ResponderEliminar
  3. Inevitavelmente faz lembrar muito o perfume, tornando-se o conjunto bastante temático. Não seria uma escolha para mim. Mas não consigo dizer que é feio, pois o som é agradável. Tenho uma amiga Anahi e gosto bastante (não sei se será aprovado em Portugal, pois ela não é portuguesa, embora tenha cá vivido toda a vida).

    ResponderEliminar
  4. Gosto!
    Mas em Francês diz-se "Anaísse", e este nome foi adaptado com a pronuncia francesa, para Anaíce, que consta da nossa lista de nomes admitidos.
    Anaís seria pronunciado como se lê, mas não fica nada mal (uma boa alternativa a Inês, ou Beatriz).
    Mas eu prefiro a pronuncia francesa e optaria por Anaíce.

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma Anaísa com a minha idade. Durante muitos anos achei que ela era Ana Isa, mas depois percebi que não, era tudo junto ;)
    Gosto mais de Anaísa do que Anaís, mas também acho igualmente bonito (:

    ResponderEliminar
  6. o meu post podia ser um copy-paste da CCC pq era exactamente isso que ia dizer!!!

    alias eu até pensava que Anaís prenunciava-se Anaíce (como em frances)

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de Anaíce, mas visualmente não é a mesma coisa, não fica tão doce!

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro Anaís. E como estou na Súiça esse nome tbm é mt bonito em francês. Mas infelizmente como diz a a Filipa, o meu namorado nao consegue pensar para alem da palavra sem acento.

    ResponderEliminar
  9. Fazendo comparação sobre o que se pensa de um nome hoje e o que se pensava anos atrás, para ver o tanto que a opinião sofre alteração! Hoje este nome está descartado pois não o tinha associado a nada pejorativo.

    ResponderEliminar
  10. Olá meu nome é anaís e além e ser um nome bonito é diferente de todos ...e nunca tive problemas com esse nome :*

    ResponderEliminar
  11. Nunca vi Anaís e lendo-se Anaíce, acrescento que aqui no BR temos Analice, acho-o mais bonito, talvez por ser mais familiar...
    Anaíce parece que falta o L

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)