Núria - OK ou KO?

em 10/02/12

Atriz portuguesa Núria Madruga

Em 2011, Núria teve 211 registos, ficando atrás de Carlota e Yara e à frente de Raquel e Ema. Núria tem um significado belíssimo - "luminosa" ou "fogo de Deus". Contudo, acho-o um nome escuro, por causa do U e do N. Quando ouço Núria, penso em negro. Juntando as duas coisas, cria-me uma imagem mental muito interessante, aliada a uma sonoridade distinta, única e muito equilibrada. 
Maria, Glória, Victória, Valéria, Valquíria e Iria são alguns dos nomes que também terminam em -ria; pessoalmente, se encontrasse duas irmãs chamadas Núria & Valquíria delirava! 
Na Catalunha, Espanha, existe a Mare de Déu de Núria, ou Nuestra Señora de Núria, padroeira dos esquiadores e da fertilidade e que não é mais do que um dos muitos títulos atribuídos à Virgem Maria e que dá orgiem ao Valle de Nuria.  No país vizinho, foram registadas 1021 Núrias, colocando-a em 49.º lugar, à frente de Clara, Eva, Carolina e Lara, por exemplo. 
Em Portugal, Núria ganhou muita visibilidade graças à atriz Núria Madruga (e digam lá se Núria e Dália não são um conjunto marcante!!), de quem já falamos aqui por causa dos seus gémeos Salvador e Sebastião.
Em 2014, Núria ocupava a 44.ª posição do ranking, com 182 registos. 

Núria... Ok ou Ko?

39 comentários:

  1. Eu também tenho essa visão um pouco obscura de Núria, mas não sabia o significado luminoso do nome... Sinceramente não o escolheria para uma filha, mas não acho feio... embora me custe pensar que nasceram mais Núrias que Raqueis, eu que gosto tanto do nome Raquel (mas também é um bocadinho 80's)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso também vejo Núria como um nome um pouco negro.. Mas conheço uma Núria que em tempos tinha uma tendência assim um pouco para o gótico-piroso, por isso presumo que fosse por aí =P

    ResponderEliminar
  3. Não é um nome que me agrade por aí além, mas prefiro Núria a Dália...Já agora eu conheço irmãs com esses nomes, infelizmente uma delas morreu na infância, mas é engraçado terem os mesmos nomes, sendo os nomes tão incomuns...

    ResponderEliminar
  4. Ko. Soa-me mal e faz-me lembrar coisas negativas como incúria ou injúria.

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto, acho muito bonito.
    Nunca tinha pensado em negro associando a Núria e mesmo agora não consigo associar apenas pelo U e pelo N.
    Não será antes por fazer lembrar "Noir" ?
    Dália também gosto muito.

    ResponderEliminar
  6. KO. Fiquei surpreendida com o significado que é bonito, mas não gosto. Entre Núria e Dália, prefiro Dália.

    ResponderEliminar
  7. Tentei lembrar de se já conheci alguma Núria, mas realmente não lembro. Para mim é indiferente, um nome sem brilho. Só conheço algumas Núbias.
    Dália já não gosto nada.

    ResponderEliminar
  8. Sou Núria e ADORO o meu nome!!
    Durante a minha vida realmente já passei por várias pessoas que não gostam do nome, tal como várias gostam...Mas nunca nenhuma me disse que é um nome escuro, nem tão pouco o comparou a essas palavras feias.
    Eu também posso enumerar algumas palavras más parecidas com Helena...
    Uma delas é Hiena...esse bicharoco feio! :)

    ResponderEliminar
  9. Já agora , a minha irmã chama-se Mara! Núria e Mara foi a fantástica escolha dos nossos pais! (Para nós, claro!)

    ResponderEliminar
  10. Também não gosto de Mara, mas gostos não se discutem, claro. Obviamente que é possível encontrar rimas menos positivas para todos os nomes.
    Essa velha dicotomia da Helena/hiena faz-me lembrar a infância, já não a ouvia desde a escola primária...

    ResponderEliminar
  11. Conheço duas gémeas de 11 anos de nomes Núria e Aurea. Acho uma combinação bonita.

    ResponderEliminar
  12. Áurea e Núria é uma combinação muito gira! Tenho mesmo de fazer outro post só com nomes de irmãos!!

    ResponderEliminar
  13. Núria é um nome que nunca ouvi antes do meu ano em Portugal, e gosto muito. Eu também acho um pouco "escuro" mas de maneira bonita. Não daria o nome a nenhuma filha minha, mas é apenas por que os norte-americanos não conseguiriam dizer o "r" e fica mal com o "r" norte-americano!

    ResponderEliminar
  14. Se alterarmos o ÚR de Núria e substituirmos por ÁD dá Nádia. Prefiro Nádia a Núria. Núria = KO
    Faz-me lembrar escuridão.

    ResponderEliminar
  15. Núria vem de Núbia (Latim). Acho que também pode significar Virgem.

    ResponderEliminar
  16. Eu acho o nome Núria bonito. Não associo a escuridão, fico mais presa à fluência suave do nome. Gosto!

    ResponderEliminar
  17. NOSSA QUANTO SIGNIFICADO PARA UM NOME TÃO LINDO...NÃO VEJO NADA OBSCURO NESSE NOME,ELE TEM UM TOM DE ESPLENDOR,PODER,FOGO SÓ DE PRONUNCIAR JA SE VE A FORÇA DO NOME... A E ALIÁS MEU NOME É:NURIA!!!

    ResponderEliminar
  18. Oie...
    sim acabo de ter uma filha e seu nome é Núria rsrs Nem preciso dizer que acho lindo. Quando sou questionada sobre o significado, digo apenas que é o nome da minha filha e que isso significa tudo oras!
    Quanto a relação ao escuro, me parece preconceituosa a associação do negro a algo ruim, dessas coisas que fazemos sem perceber e até sem intenção. O negro, o escuro, a noite são coisas fantásticas afinal e nada feios.

    ResponderEliminar
  19. Gosto, gosto muito! A juntar a Santiago, Diego, Ísis e Lia.

    ResponderEliminar
  20. Amo....não mudaria o meu nome...é luz, "luminosa-fogo de Deus", nome abençoado....rs não tem cor, ou seja falam de mais.....

    ResponderEliminar
  21. a todos que falaram mal do nome Nuria um recado sera que as pessoas tem que gostar dos seus me chamo Nuria e não trocaria por nenhum outro.este nome é de mulheres guerreiras de fibra e muita garra.parabens a todas as Nurias existentes desse mundo.

    ResponderEliminar
  22. ola a todas preciso de uma opniao,vou por o nome de nuria na minha bebe mas queri um nome composto alguem tem ideias com que nomes rima NURIA...?

    ResponderEliminar
  23. Pois eu amo o nome e o nome de minha filha e de negro a unica coisa que vejo sao alguns comentarios que se tornan ofensivos descabidos baixando a auto estima mas somos todos diferentes

    ResponderEliminar
  24. LINDO, LINDO, FANTÁSTICO o nome NÚRIA. É preciso saber pronunciá-lo de forma suave.

    ResponderEliminar
  25. Oi,me chamo Nuria e sempre me questionam o pq desse nome,uns acham lindo,forte,poderoso outros no entanto acham ridículo,diferente.Confesso que quando mais nova não gostava,com o passar do tempo passei a gostar e não troco.bj Nuria Valeria.

    ResponderEliminar
  26. Oi eu também me chamo Núria, e eu não gostava do meu nome porque é um nome incomum mas aprendi a gostar porque o que é incomum também pode ser por exemplo único, acho que é um nome bonito de se prenunciar, e eu agora gosto dele porque todos os meus amigos e familiares acham-no muito bonito e não o troco por mais nenhum.

    ResponderEliminar
  27. Também me chamo Núria, aliás fui a primeira a ser registada com este nome em Portugal 19/7/1977 caso queiram conferir. Foi uma batalha e tanto, minha mãe teve de pedir uma autorização especial mas era esse o seu sonho desde nova, ter uma filha Núria, "vinda da luz", "luz" "luminosa", não vejo escuridão alguma tendo o nome este significado, só se for como oposição ao mesmo. E das "Núrias" reconheço a capacidade de afastar e lutar com tudo o que é negro! O nome deriva de "Nur" é parte da nossa herança Árabe ;)Felicidades

    ResponderEliminar
  28. Gosto muito de Núria é um nome suave.

    ResponderEliminar
  29. Acho muito bonito o nome Núria, acho que realmente lembra algo escuro, noite, mas algo bonito! Uma escuridão luminosa :p
    Algo suave! Eu adoro esse nome e será o nome da minha filhota.
    Acho ofensivos certos comentários, mas cada um é como é. Afinal existem outras maneiras de expressar a nossa opinião, e eu bem sei que gostos não se discutem.
    Gosto destes pares perfeitos:
    Núria & Íris
    Núria & Leticia
    Núria & Yara
    Núria & Lyz
    Núria & Diana
    Núria & Luz
    Núria & Áurea
    Núria & Ísis

    ResponderEliminar
  30. Também tenho uma Núria em casa. Núria Sofia

    ResponderEliminar
  31. eu tenho uma núria matildee adoro muito o nome da minha filha

    ResponderEliminar
  32. A única Núria que conheço é uma bebé loirinha e com olhos azuis, nascida este ano, e com uma personalidade muito amorosa.

    ResponderEliminar
  33. Nossa bastou uma pessoa associar o nome Nùria ao negro, que derepente toda a gente acha o mesmo.
    Nùria è lindissimo e um nome com certo charme, deferente, bonito ao ouvir.
    Tudo que é diferente ou fora do comum causa estranheza.
    Melhor Nùria do que Nàdia ou Maria.
    Maria lembra Maria Madalena mulher promiscua.
    Tenho uma Nùria e uma Nayara e orgulho me dos nomes que dei as minhas princesas.

    ResponderEliminar
  34. É o nome da minha filha , e acho-o lindo demais! A sonoridade espanhola que tem é mais um bónus! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)