OK ou KO - nomes retro

em 17/05/12


Se há uma nova tendência à espreita, temos mesmo de falar nela! Nos fóruns internacionais, esta tendência é descrita como "retro" e, como o nome indica, aponta para uma retrospectiva, um olhar para trás, para o passado relativamente recente, mas desatualizado, antiquado. 
Compilei alguns nomes que acho que se enquadram nesta tendência e alguns ainda, mais antigos, mas que poderiam beneficiar desta nova perspectiva, e deixo a pergunta: quais são aqueles que, na vossa opinião, têm tudo para funcionar nos dias de hoje? 


  • Acélia, Adelaide, Adélia, Adelina, Águeda, Agostinha, Agripina, Agustina, Albana, Alberta, Albertina, Albina, Alda, Aldina, Alexandrina, Ália, Alva, Alzira, Amália, Anastácia, Angélica, Angelina, Anita, Antonieta, Arlete, Arlinda, Arminda, Augusta, Aurélia, Aurora, Avelina
  • Balbina, Belmira, Benvinda, Berenice, Bernardete, Bonifácia, Brígida
  • Camélia, Cândida, Cecília, Celeste, Cesaltina, Cesária, Clotilde, Conceição, Cordélia, Custódia
  • Delfina, Deolinda, Dolores, Domingas, Dulce
  • Elisa, Elvira, Emília, Ernestina, Esmeralda, Esperança, Estefânia, Eufémia, Eugénia, Eulália, Eunice, Evangelina, Evelina
  • Fátima, Felícia, Felicidade, Felisberta, Fernanda, Fidélia, Filomena, Florbela, Florinda
  • Genoveva, Georgeta, Georgete, Georgina, Geraldina, Glória, Graça, Gracinda, Grimanesa, Guadalpe, Guendolina, Guilhermina
  • Heliodora, Henriqueta, Hermínia, Honorina, Hortência, Hortense
  • Ida, Idalina, Ifigénia, Ilda, Inácia, Isaura
  • Jacinta, Jaquelina, Joaquina, Jorgina, Josefa, Josefina, Judite, Júlia
  • Laudelina, Laurinda, Leocádia, Leolina, Leonilde, Leopoldina, Levina, Libânia, Lisdália, Lubélia, Lucília, Lucinda, Lucrécia, Ludmila, Ludovina, Lurdes
  • Mabília, Manuela, Marcelina, Mavilde, Maximiana, Maximina, Mercedes, Miquelina, Mirandolina, Mirtila
  • Narcisa, Natália, Natércia, Natividade, Nazaré, Neotera, Nicoleta, Nicolina, Noémia
  • Odete, Ofélia, Olália, Olga, Olívia, Ondina, Orieta, Orquídea, Oscarina, Otília
  • Palmira, Paulina, Pedrina, Poliana, Pureza
  • Quirina, Quitéria
  • Rebeca, Regina, Rosa, Rosália, Rosalina, Rufina
  • Salomé, Salvina, Samaritana, Severa, Severina, Simone
  • Tomásia, Torpécia
  • Umbelina
  • Vicência, Violante, Violinda


18 comentários:

  1. Contributo interessante!
    Acho que alguns destes já andam por aí: conheço algumas crianças pequenas com alguns destes nomes e dei por mim nos últimos tempos a aperceber-me que afinal gostava (e até bastante) de alguns deles. E já que os 80s estão também na moda para quando será de esperar um regresso mais em força de alguns dos mais emblemáticos desses tempos (Nuno, Bruno, Susana, Sandra...)
    Mas relativamente a estes os seguintes parecem-me bastante usáveis ou mm emergentes (e se calhar a subir na popularidade já):
    Camélia, Cecília, Celeste, Elisa - usáveis - primeiros três nomes q evocam a natureza parece-me q é trendy, pelo menos no estrangeiro, há-de cá chegar...
    Evelina, Júlia, Olívia, Rosa - há uma modelo com o nome da primeira e tem uma sonoridade agradável; Júlia é super popular no Brasil e cá conheço cada vez mais gente q gosta (e bebés c este nome), Olívia (conheço crianças), Rosa (mais uma vez nome de flor) - crescentemente tenho achado este nome mesmo muito bonito, conheço crianças que o têm e penso que uma vez que se liberte do carimbo de antiguidade tem tudo para ser relançado.

    ResponderEliminar
  2. Na minha humilde opinião, os seguintes podem funcionar nos dias de hoje:

    Adelaide, Adélia (por causa da cantora Adele), Alda, Alva, Amália, Angélica, Angelina (por causa da Jolie), Anita, Aurélia, Aurora, Brígida, Cecília, Cordélia, Delfina, Dulce, Elisa, Emília, Esmeralda, Esperança, Estefânia, Eunice, Evelina, Fátima, Felícia, Filomena, Florbela, Genoveva, Glória, Graça, Isaura, Júlia,
    Manuela, Mercedes, Natália, Olga, Olívia, Orquídea, Rebeca, Regina, Rosa, Rosália, Salomé, Simone

    ResponderEliminar
  3. Destes nomes, os que eu gosto (o grau de gostar muda) e que gostava de ver reavivados:

    Adelaide
    Águeda
    Agustina
    Alberta
    Aldina (nome da minha tia durante muitos anos não gostei, mas comecei a vê-lo de forma diferente, até porque na faculdade havia uma Aldina muito gira e acho que o nome lhe assentava bem)
    Amália
    Angélica
    Angelina
    Aurora (acho que este já começa mesmo a despontar)
    Cecília
    Dolores
    Dulce
    Emília
    Esperança
    Eulália
    Eunice
    Fernanda
    Filomena
    Júlia
    Manuela
    Natália
    Olívia
    Rebeca
    Rosa
    Salomé
    Simone


    Além destes gostava que voltassem (que me lembro assim de repente):
    Aida (gosto muito)
    Amélia (tal como Amália, aliás prefiro Amélia e é um bom nome para quem quer o diminutivo Mel)
    Anabela (nome da minha mãe e que penso pôr a uma filha)
    Carmo

    E depois nos últimos dias tenho pensado num nome: Piedade (nem sem se pode ser escolhido sem o Maria). Acho que Piedade tem uma sonoridade bonita.

    Mas tem dois grande problemas:

    "o tende piedade de nós"
    e a Cova da Piedade que é aqui no concelho de Almada "pelo expresso que parou na Piedade"

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao comentário da Brites, eu acredito que os nomes dos anos 80, só começaram a voltar em alta, quando deixarem de ser as pessoas nascidas nessa altura a terem filhos e começarem a ser os nascidos na era "nomes antigos/históricos" a terem filhos...

    Ahh e como me pode esquecer!!! Também incluo Antónia que gosto muito :)

    ResponderEliminar
  5. Xoru, é uma previsão bem vista. Os nascidos nos 90s andam agora pelos 20 e poucos, alguns já a reproduzir-se. Mas com a idade média do 1º filho em aumento ter-se-á que esperar um pc mais p haver uma amostra "sólida".

    ResponderEliminar
  6. Como o resto das comentadoras (penso sempre que são meninas), tenho uma lista dos que vejo a serem mais usados (alguns acho que já estão a ser): Adelaide; Alexandrina; Alva (pelo significado); Amália (penso que os holandeses irão ter uma rainha Amália no futuro); Anastácia (este não é para todos); Angelina; Anita; Antonieta (nome de rainha); Augusta (este vai numa tendência que penso que se irá tornar mais forte - nomes de influência romana); Aurora (penso que já anda aí); Berenice (também aposto numa tendência de nomes clássicos gregos entre os pais mais intelectuais); Brígida; Camélia (nome de flor - tendência);
    Cândida; Cecília (este vai na tendência dos nomes romanos, na tendência dos nomes de santas e na tendência dos nomes doces - é um winner); Conceição (tendência dos nomes católicos - acho que se nota muito nas tais freguesias B); Dolores; Domingas (este amo, acho que é lindo e cai na tendência dos nomes históricos); Dulce; Elisa; Emília (já por aí anda); Esperança (nomes com significado, tendência); Eugénia (tendência dos nomes gregos clássicos); Eunice (tendência dos nomes gregos clássicos); Evangelina (doce); Felicidade (nomes com significado, tendência); Florbela; Georgete (gosto do som); Georgina (gosto do som); Glória (tendência dos nomes católicos e com significado); Graça (tendência dos nomes católicos e com significado)
    Heliodora (adoro o som); Henriqueta; Hortense (tendência dos nomes de flores); Ida (o mais moderno da lista); Isaura (este parece-me óbvio por causa da filha da Cinha Jardim); Jorgina; Josefa; Júlia (tendência dos nomes romanos); Leocádia; Lucrécia (como Salomé, tem algo de trágico e marcante); Manuela; Mercedes; Natividade (tendência nomes católicos); Nazaré (tendência dos nomes católicos); Olívia (já teve o boom nos outros países, Portugal é mais conservador, deve andar aí a rebentar); Ondina; Orquídea (nome de flor); Palmira; Pureza (um dos meus preferidos, punha a uma filha); Rosa (lindo, o rei dos nomes de flores); Salomé (como Lucrécia, conheço uma menina com esse nome); Simone; Violante (acho bem mais marcante do que Violeta, que já despontou).

    Na lista falta o meu nome retro preferido de todos os tempos: Açucena (nome da melhor amiga da minha avó, uma senhora com 82 anos e muuuuuito bonita, posso dizer que bela).

    ResponderEliminar
  7. Gosto de Avelina, Olívia (amo), Orquídea, Salomé (não acho muito retro), Hortense, Angelina, Emília e Eunice :)

    ResponderEliminar
  8. Inicialmente, gostaria de parabenizar pelo blog, que já acompanho há algum tempo, sem me manifestar.
    Chamo-me Alda e sou brasileira. Antigamente, não gostava do meu nome, pois sempre o remeti a velhinhas portuguesas, pois nos meus 32 anos de vida só conheci uma pessoa de minha faixa etária que tivesse o mesmo nome que eu e isso em homenagem à sua avó portuguesa. Hoje, já me adaptei a ele e acho-o distinto e até chique.
    Adoro nomes retrô e AMO Cecília e Olívia, sendo que um dos dois será o nome da minha filha (quando Deus me mandar uma!).
    Adiciono à lista, o nome Betina, que acredito que tem um certo quê de antiguinho e me soa extremamente doce. Aqui no Brasil há, ultimamente, muitas Valentinas, que também tem uma sonoridade antiga, pelo menos para mim.

    ResponderEliminar
  9. Gosto mto de nomes de 80 e 90, os mais antigos q isso começo a estranhar.
    Dessa lista gosto de Angelina, Anita, Augusta, Cecília, Fernanda, Georgina (prefiro Georgia), Manuela, Júlia.. somente :( e todos eles pq pra mim são mais modernos do q retrô.
    Mesmo assim, amei essa lista :) Bons nomes para meus personagens de sala de aula :P

    ResponderEliminar
  10. Acho que estes têm potencial:


    Águeda / Vicência / Brígida / Tomásia / Josefa - seguem o estilo medieval que está tão em voga; soam muito "frescos" porque tem a vantagem de serem tão antigos já nem as avozinhas se chamam assim.

    Adelaide / Cecília / Antonieta / Genoveva / Dulce / Ofélia - elegantes e intemporais

    Anastácia / Paulina - ideal para honrar todas as Anas e Paulas deste país.

    Amália / Josefina - nomes de princesas bebés.

    Clotilde / Leonilde - Clara + Leonor + Matilde

    Domingas / Pureza - são bastante usados em certos círculos sociais.

    Esperança - especialmente nestes momentos de crise... acho que só precisa de uma figura do jet set / personagem de novela da TVI para se espalhar. Boa alternativa a Constança.

    Estefânia - Um dos nomes portugueses mais subvalorizados, na minha opinião. Acho muito mais bonito e delicado do que Stephanie.

    Aurora / Olívia / Emília / Genoveva / Guendolina / Rosa - já são muito populares em outros países.

    Augusta / Guilhermina / Maximina / Lucrécia / Leopoldina / Quitéria - nomes pesados mas com diminutivos acessíveis (Guga, Gui, Max, Lu, Léo, Kitty)

    Rebeca / Salomé - tem piada porque acho nada nome de "velha" - são muito comuns na faixa dos 15-25 anos. Muito jovem e fresco, (Rebeca vem com o diminutivo Becas.

    ResponderEliminar
  11. gosto de Bernardete é o nome da minha avó!

    ResponderEliminar
  12. Adoro:

    Cecília
    Eunice
    Júlia

    No meu top5, com Teresa e Eva!

    ResponderEliminar
  13. Engraçado aue Julia, Fernanda e Manuela são nomes de meninas de 20 anos ora baixo. Pouco se vê senhoras com esses nomes

    ResponderEliminar
  14. Pela sonoridade:
    A:Adelaide, Alberta e Augusta;
    C: Conceição;
    D:Domingas;
    E: Esperança e Estefânia;
    F: Felícia, Fernanda e Filomena;
    G: Glória e Guadalupe, tb gosto de Guiomar que ñ está nesta lista, mas sim noutra;
    I:Ida;
    J: Júlia;
    N: Nicoleta;
    O: Olívia;
    R: Regina;
    S: Salomé e Severa;
    V: Violante.

    ResponderEliminar
  15. Tenho 2 filhas que eu amo de paixão!, elas são gêmeas de 10 anos..chamam-se Juno e Lucia!

    ResponderEliminar
  16. Me chamo Maria Cândida, e agradeço à meus pais por terem me dado um nome com tanta personalidade e pouco usado!, tenho 30 anos e tenho 5 filhos: Mafalda, Romeo, Valentina, Lourença e Simão!

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Em Belém do Pará, Brasil tem uma santa popular chamada Severa Romana, e algumas mulheres paraenses possuem esse nome em homenagem a santa. Então não acho Severa um nome retro, acho intemporal.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)