Bárbara

em 06/08/12


Bárbara, que significa "estrangeira", é um nome muito internacional, com tradição em Portugal. O seu uso remete-nos, inclusivamente, para as infantas portuguesas, já que a filha de D. João V se chamava Maria Madalena Bárbara Xavier Leonor Teresa Antónia Josefa mas era tratada por Bárbara ou Maria Bárbara, por ter nascido no dia 4 de Dezembro, dia de Santa Bárbaraconhecida como aquela que nos protege dos relâmpagos e tempestades (tal como vimos aqui).
Olhando para os dados do SPIE, percebemos que até 1980 nunca foi um nome extremamente popular, mas entre 1975 e 1978 ultrapassou a fasquia dos cem registos.

Em 2012, quando escrevi originalmente este post, não estava certa da popularidade do nome ao longo da década de 90, porque ainda não possuía estatísticas oficiais. Porém, em 2017, já posso olhar para os dados e perceber que, de 1990 para 1991, Bárbara subiu bastante no ranking, passando da 55.ª posição para a 28.ª, duplicando o número de registos, que em 1991 foram 540. Nos anos seguintes, estabilizaria em torno do top 30, até que Bárbara Guimarães começou a apresentar o programa Chuva de Estrelas. Entre 1998 e 2000, o nome entrou no top 20, ultrapassando os 800 registos anuais! Desde então, tem vindo a ser cada vez menos usado e em 2016 ocupava a 53.ª posição, tendo sido escolhido para 158 meninas.
Menos sucesso tem Bárbora, que também consta da lista de aprovados, mas que não foi alvo de registos desde 2011.

No nosso país, a associação não será tão imediata, mas Barbie é um diminutivo de Bárbara. Barbie, a boneca, "chama-se" Barbara Millicent, nome inspirado na filha da sua criadora, que também era mãe de Kenneth. Nos EUA, o nome  chegou a ser n.º 2 do ranking, entre 1937 e 1944, mas hoje é visto como demodé e está apenas em 764.º lugar. 

18 comentários:

  1. Barbie & Ken
    Barbara & Kenneth

    Não acho que Bárbara combine com Úrsula.

    Gosto do nome Bárbara! Não é pelo seu significado que se escolhe um nome.

    ResponderEliminar
  2. Para mim o significado tem um peso importante na escolha de um nome!
    Bárbara remete-me logo para aquilo a que se chama a uma pessoa selvagem/pouco civilizada
    Está portanto excluido das minhas listas .

    ResponderEliminar
  3. É o nome da minha sobrinha, portanto a mim parece-me sempre que está por todo o lado.
    Confesso que não é dos meus preferidos exactamente pela conotação com a pessoa selvagem/pouco civilizada, mas juro que a minha sobrinha é uma menina muito educada e querida, do alto dos seus 10 anos. à minha sobrinha chamamos Bábá e temos uma pequenita filha de uns conhecidos, também Bárbara, à qual chamamos Babi.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo post. É um nome, que por não ser muito usual, me suscita curiosidade. Gosto de nomes antigos, e este é um deles, Maria Barbara.
    Conheço algumas Barbaras e são todas inteligentes.

    ResponderEliminar
  5. Nunca gostei de Bárbara, por vários motivos, significado, sons, ser dificil de dizer para uma criança, e a mim faz-me lembrar barba...e Débora, outro nome que não gosto nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Dora é muito bonito... Faz lembrar o desenho animado gordo e pequeno...

      Eliminar
    2. Se o meu nome não fosse Bárbara seria Débora

      Eliminar
  6. perfeeeito esse nome, é forte, poderoso e não comum

    ResponderEliminar
  7. Bárbara não pela óbvia conotação.

    Débora associo a uma pessoa promiscua e rebelde que conheci.

    ResponderEliminar
  8. Meu nome è barbara cristina e nao sou selvagem e sou muito civilizada sou carente gosto de fazer compania e gosto muito de trazer alegria confesso que as vezes um pouco infantil mas uma pessoa muito atenciosa e simpatica e linda rsrs

    ResponderEliminar
  9. Bárbara é um nome lindo, amo, amo, amo inclusive fai ser o nome da minha filha.

    ResponderEliminar
  10. Bárbara é um nome fabuloso, que intimida não apenas a maioria das mulheres mas também alguns homens ;)

    Um nome talvez forte demais para uma criança (daí os diminutivos Babá e Babi, como alguém já disse) mas muito, muito elegante para uma mulher.

    Nunca foi moda pelo que se distingue dos nomes vulgares e deixa antever algum bom gosto, algum requinte. Aliás, não é qualquer pessoa que consegue gostar deste nome.

    Se tivesse uma filha, seria com certeza uma Bárbara. O primeiro "a", bem aberto, com o "r" logo ao lado, empresta alguma atmosfera ao nome. Muito, muito bonito e misterioso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a sua exposição :) Obrigada :) <3

      A minha filha tem o nome de Bárbara!

      Eliminar
  11. meu nome é Bárbara,e não sou selvagem, e nada disso q esta falando no significado dele,pelo contrário sou uma pessoa muito carinhosa,alegre,bem humorada,inteligente,amiga,brincalhona, simpatia e sei valorizar uma boa amizades,dar conselhos,mas tbm sou um pouco brava e ciumenta, mas isso é sinal q amo as pessoas em minha volta,pra quem não gosta do meu nome por causa do significado,eu lhe digo uma coisa,tem quem goste querida,apelido pra Barbara e fácil eu tenho vários cada pessoa me chama de um apelido diferente,alguns me chamam de Baby,Babá, Barbie ate msm de Bah,e eu amo cada apelido e principalmente meu nome.bom bjs pra vcs...

    ResponderEliminar
  12. Olá Filipa! Gostaria de lhe fazer uma questão!
    Para duas irmãs de Bárbara, gosta mais de:

    -Victória e Frederica;
    Ou
    -Madalena e Inês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que Victória & Frederica se aproximam mais do estilo de Bárbara! Um beijinho!

      Eliminar
  13. Chamo me Bárbara e confesso que não é o meu nome preferido, mas com o tempo começo a entender a beleza dele. Bárbara é nome de mulher determinada, com muita garra e personalidade forte!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)