Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Prisca

3.8.12


Talvez nem toda a gente reconheça Prisca como um nome próprio, inclusivamente aprovado em Portugal, mas o seu diminutivo chegou aos nove registos em 2011... Já adivinharam? Pois bem, refiro-me a Priscila, muito demodé entre nós mas, se bem sei, relativamente comum no Brasil, onde é habitual o diminutivo Pri. Fofo. 
Ao contrário de Priscila, Prisca parece-me usável, juntamente com nomes que considero medievais, como Guiomar, Brites, Luzia ou Branca. E por falar em medieval, o significado de Prisca (e de Priscila) é "antigo", já que deriva do latim priscae
Termino o post com um "Pudim de Abade de Priscos virtual" para quem gosta de nomes antigos... Vejam lá o que encontrei na Associação dos Amigos da Torre do Tombo:

  • Maria Prisca & Prisca Maria
  • Maria Prisca Aldora
  • Mariana Prisca
  • Prisca Xavier
  • Josefina Prisca
  • Matilde Prisca
  • Matilde Carlota Prisca
  • Luzia Prisca


Apaixonei-me por Prisca Xavier. E lembrei-me agora que já tinha ouvido um nome parecido em algum lado - Pepa Xavier, do blog Fashion-à-porter. Não sei se neste caso Pepa é nome próprio, mas já li que Pepa é frequentemente utilizado como diminutivo de Josefina e Josefa, tal como Pepe é diminutivo de Josep. 

10 comentários :

Ysa disse...

Prisca soa-me a Pisca! E isso eu sempre fui! A comer!... :P

Anónimo disse...

É horrivel porque aqui na minha terra quer dizer outra coisa...
Antes de sugerir um nome quem sabe não é boa ideia procurar por ele num dicionário online

Infanta Filipa disse...

Há muitos nomes que têm outros significados, às vezes até derivados desses mesmos nomes, mas não é por isso que vou deixar de os abordar.
Nunca na vida ouvi Prisca associado a outra coisa, portanto a mim não me faz confusão.

Mia disse...

Nunca tinha ouvido o nome de Prisca, vai ver que é por isso que me soa mal... Quanto a Priscila também não gosto nada, mas conheço uma rapariga de 20 anos a quem toda a gente trata por Pris e o diminutivo parece-me fofo.

Patrícia disse...

deve ser brasileiro.. é q Prisca aqui é um xingamento.
Conheci uma Prícia q estudou comigo q sempre q a chamavam pensava q era eu :) Gosto de Priscila, qse todas as Patrícias tem uma irmã Priscila :D

Anónimo disse...

Eu hoje conheci uma menina aí com uns 4 anitos chamada Santana! Até perguntei se era nome próprio ou apelido ao que a avó respondeu que o nome próprio completo é Maria de Santana embora toda a gente a trate por Santana. Achei o máximo!

Rita disse...

Não gosto de Prisca!
Não gosto de Priscila!

Como é possível Priscila ter tido 9registos? Há nomes mais bonitos com menos registos.

adeus.e.obrigado disse...

Não gosto de Prisca. Mas não associo Prisca a um nome negativo ou insulto.
O único insulto parecido com Prisca, que me lembro, é "ela é uma Bisca" ...

Patrícia disse...

Angélica escolheu o nome da sua filha. Vai se chamar Eva
http://colunas.revistaepoca.globo.com/brunoastuto/2012/08/04/luciano-e-angelica-escolheram-o-nome-da-filha-vem-ai-eva-huck-diz-ele/

Não gosto do nome, mas combina com o dos irmão Joaquim e Benício, nomes antigos q estão voltando...

Infanta Filipa disse...

Patrícia, obrigada pelo aviso, já atualizei o post anterior sobre o possível nome da bebé! Eva é tendência, também acho que o conjunto fica equilibrado!