Caio

em 11/09/12


Caio é um nome bastante comum no Brasil e é uma pena que os portugueses ainda o vejam com alguma indiferença, porque se enquadra perfeitamente nas tendências atuais. Curto, forte e ritmado, deriva do latim Gaius e significa "alegria" ou "alegre" e está ligado ao povo romano. 
A versão feminina - Caia - também é aprovada em Portugal mas é ainda menos popular: Caio teve 16 registos em 2011 e Caia apenas um. Em relação às versões menos tradicionais, Kaio teve 6 registos enquanto que Kayo e Kaya tiveram um cada.
Caio é também uma forma flexionada do verbo Cair e é possível que, tal como acontece com Lia e Mia, haja quem veja aí um problema.

9 comentários:

  1. Eu por acaso até gosto bastante do nome Caio. Mas lembro-me sempre de uma prima com a piada do nome Rolando Caio da Rocha.

    ResponderEliminar
  2. E eu lembro-me da música do Papagaio Caio e da D. Vicência Sampaio do José Barata Moura...

    ResponderEliminar
  3. aprendi a gostar de Caio de tanto ouvir, não é um nome que poria em um filho, apesar de achar bem interessante :)

    Dentre os nomes curtos q se parecem com ele (Cauê, Caic, Cauã), todos comuns aqui no BR, Caio é o q mais me agrada mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de Caio!

    Combinações:
    Caio Manuel
    Rodrigo Caio

    Gémeos:
    Caio & Taio
    Caio & Marlene

    Trigémeos:
    Caio & Teodora & Teodolinda
    Caio & Emanuel & Teodora
    Caio & Emanuel & Raúl

    ResponderEliminar
  5. Adoro Caio e não fosse o verbo cair, era mesmo um dos meus nomes favoritos. Tenho um fraquinho por nomes que derivam do latim e este é forte, distinto e masculino. Espantam-me apenas 16 registos!

    ResponderEliminar
  6. gosto imenso de Caio e sugiro:
    Caio Miguel
    Caio Eduardo
    pares pefeitos:
    Caio&Leonel
    Caio&Solano

    Caio&Débora
    Caio&Jessica

    ResponderEliminar
  7. Caio combina com stephany?? Amo esses nomes queria estes para meus gemeos...

    ResponderEliminar
  8. Somente 16 Registros para o meu belo nome?
    é uma pena, pois quando jovem eu o achava muito simples e pequeno, mas agora adulto, eu o adoro principalmente para assinar documentos, quando criança ouvia algumas anedotas, mas nunca me importei com isso, hj acho até engraçado, e sim é um nome que colocaria em um filho,nos dias atuais me chamam como o nome de um personagem de desenho animado ("Caillou", que em Portugal acho que é conhecido como "
    Ruca" no Brasil "Caillou" tem o som parecido com Caio, mas soa como Caiu...)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)