João

em 16/10/12


É quase escandaloso escrever sobre nomes portugueses e não ter um post dedicado apenas ao nome João - provavelmente, o mais consensual e consagrado nome masculino português já que, apesar de nem sempre ter sido o mais popular, tem sido o mais estável e o que se mantém sempre contemporâneo. Em 2011, João foi o 2.º nome masculino mais registado, ficando a meros 76 registos de Rodrigo; de acordo com os dados que fui recolhendo, João foi o 5.º nome mais registado em 1920 e 1950,  4.º em 1960, 1970 e 1980, 2.º em 2007, 1.º em 2008, e 2.º novamente em 2009 e 2010.
João deriva do hebraico Johanan e significa "favorecido por Deus", "Deus é gracioso" ou ainda "Graça de Deus". É um clássico internacional cheio de variantes, tais como Evan, Giani, Giovanni, Hans, Ian, Ivan, Jan, Jean, John, Juan ou Sean.  Não será o nome que mais se destaca numa lista, mas acho que é exatamente isso que o torna tão forte. João é transversal, simples e comum e isso abre-lhe muitas portas.
Outra das mais-valias deste nome é o facto de ser tão fácil de combinar, tal como vimos aqui. A essa lista, poderíamos ainda acrescentar os tradicionais João Baptista, João Bosco, João Evangelista e ainda as seguintes combinações retiradas do site da AATT:



  • João Alexandre
  • João Amaro
  • João Artur
  • João Augusto
  • João Baltasar
  • João Bernardo
  • João Branco
  • João Brás
  • João Caetano
  • João Constantino
  • João Dinis
  • João do Carmo
  • João Domingos
  • João Eduardo
  • João Elias
  • João Elói
  • João Enes
  • João Frederico
  • João Gaspar
  • João Herédia
  • João Inácio
  • João Infante
  • João Isidoro
  • João Leonardo
  • João Lourenço
  • João Lúcio
  • João Manuel
  • João Marcelo
  • João Marcos
  • João Maria
  • João Martim
  • João Martinho
  • João Maurício
  • João Mateus
  • João Matias
  • João Narciso
  • João Nicolau
  • João Romano
  • João Sabino
  • João Silvestre
  • João Teodoro
  • João Tomé
  • João Torcato


11 comentários:

  1. Gosto! Muito. Aliás é o nome de um dos meus filhos e um nome de tradição na minha família. Nos links para as listas de combinações parece-me que falta uma também bastante popular, João Tiago.

    ResponderEliminar
  2. Realmente é um nome mto bonito.
    Aqui no BR está ficando comum os nomes João Gabriel e João Guilherme, esse último tive 3 conhecidas q nomearam seu filho assim só esse ano.

    ResponderEliminar
  3. Adoro João.
    Conheço um João Paulo, um João Levi e um João Valentim. Acho que é o único nome que combina com todos os tipos de nomes!

    ResponderEliminar
  4. João é um clássico que acredito que sobreviverá a todas as modas e se manterá sempre um dos nomes favoritos dos portugueses.

    ResponderEliminar
  5. Sou da mesma opiniao que a Dora, Joao e um nome que nao cansa nunca e fica bem com qualquer outro nome ao seu lado. Bonito, classico e intemporal.

    ResponderEliminar
  6. Acho que se tornou como Ana, Maria e José, quase que um título. Muitos acabam por ser identificados (ou distinguidos uns dos outros) pelo segundo nome. Não tenho nenhuma paixão pela sonoridade e é 0% internacional. João é um não. :(

    ResponderEliminar
  7. Amo o nome João! O nome do meu filho e João Vítor, mas quase nunca o chamamos pelo nome composto. Quando estava gravida queria colocar Miguel e o meu marido queria Pedro, então eu sugeri João, dai ele me disse: João tem que ter um segundo nome, dai eu sugeri Vítor, que também sempre foi um nome que gostei muito. Hoje moramos na parte francesa do Canadá e João e um nome muito difícil de se pronunciar em outras línguas, então na escola só chamam ele de Vítor!

    ResponderEliminar
  8. Os meus filhos chamam-se Miguel Pedro e João Nuno.

    ResponderEliminar
  9. Pessoal me respondam por favor: acham que João combina com Cláudio?

    ResponderEliminar
  10. João André, João Filipe e João Rui.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)