Ângela & Gaspar

em 12/11/12


Se tivesse que escolher os nomes que marcaram o ano em Portugal durante 2012, optava por Ângela e Gaspar. A Chanceler alemã e o ministro das Finanças são os rostos das notícias, são o alvo das conversas de café e do Facebook e, apoiando-se ou não as suas políticas, a verdade é que é difícil escapar-lhes. Sabendo da mediatização destes nomes - a de Gaspar mais do que a Ângela, já que este é frequentemente substituído por "Merkel" - pergunto-vos: acham que são dois nomes a considerar para os bebés nascidos em 2013?  
Pessoalmente, estou muito desapontada, porque depois de três anos a fazer campanha por Gaspar, chega o senhor ministro e arruína o meu trabalho num par de meses. Gaspar era um nome que me alegrava, porque o associava aos Amigos do Gaspar, aos Reis Magos e ao Natal; Ângela, apesar de me parecer um pouco demodé, era um nome delicado e até poético, já que significa "mensageira de Deus" ou "anjo". Neste momento, estou em pulgas para conhecer o ranking de 2012, para verificar se Gaspar [que é um nome persa e significa "tesouro"] terá mais ou menos registos do que em 2011 (43), porque ainda tenho esperança que todo este ruído acabe por favorecer um nome tão fofo e que merecia melhor sorte. [Atualização: em 2014, Gaspar foi alvo de 24 registos e Ângela de 40]. 
Para finalizar, resta-me relembrar que o primeiro nome do ministro Gaspar é Vítor e que o segundo  nome da Chanceler Ângela é Dorothea.


13 comentários:

  1. Simpatizo com os dois nomes, têm uma sonoridade agradável, mas de facto estes personagens carregaram-nos com uma certa aura de antipatia!

    ResponderEliminar
  2. Eu não deixaria de usar um nome que me faz lembrar alguém negativo, com a excepção de Adolfo :S simplesmente não consigo olhar com bons olhos... Quanto a Angela não gosto nada mas Gaspar e bem fofo!

    ResponderEliminar
  3. Cara Infanta Filipa,

    queria antes de mais felicitá-la pelo seu blog que sigo já há algum tempo, mas que estou a comentar pela primeira vez.

    Este post tocou-me especialmente pois vou ser mãe em 2013 e embora ainda não saibamos o sexo, a esolha para rapaz seria Gaspar! Ora o meu marido que sempre aceitou este nome como uma hipótese, agora diz que está completamente fora de questão precisamente por causa do Ministro das Finanças!Acha que vai ser inevitável as pessoas fazerem a ligação...
    Eu confesso que gosto tanto do nome que nunca faço esta associação e por mim manteria esta escolha. Um dos meus argumentos é que daqui a nada já ninguém se lembra dele e também que ele é Vítor, precisamente :) De qualquer forma acho que não vou conseguir convencer o pai e por isso a alternativa, Sebastião, está agora a ser discutida :).

    MR

    P:S. Aproveito para dizer que se for menina será, em princípio, Flor, já que não consigo convercer o pai com o meu adorado Guiomar!

    ResponderEliminar
  4. MR, Gaspar & Guiomar? Vejo aqui o início de uma bela amizade entre nós :D
    Tenho tendência a concordar com o argumento de que dentro de poucos anos já ninguém se lembrará deste Sr. Gaspar e que o pequenito não teria com que se preocupar, mas compreendo perfeitamente as reticências paternas... :)
    Um feliz 2013 para os três! :)

    ResponderEliminar
  5. O que eu acho mesmo impossível é haver gémeos nacidos em 2013 a chamar-se Vítor & Gaspar :D

    ResponderEliminar
  6. Que acha do nome Lorena pra minha bebe???
    Ja tenho uma filha Violeta de 5 anos.
    E uma enteada Júlia de 9.

    ResponderEliminar
  7. Adoro o nome Gaspar e quando tiver um filho vai com certeza estar na mesa. Quanto a Ângela já não gosto tanto... Relativamente à carga negativa que possam ter não me incomodaria, quando o bebé fosse para a escola já não seria um problema, mas quero ver a popularidade destes dois nomes este ano.

    E agora sem ter nada a ver, poderia fazer um post sobre o nome Luísa e Luzia (em separado e até poderia ser um duelo, mas queria mesmo é que tanto um como outro fossem nome do dia em dias diferentes).

    ResponderEliminar
  8. Apesar de gostar do nome Gaspar, não o colocaria em um filho por causa do fantasma Gasparzinho.

    ResponderEliminar
  9. Mónica, gosto muito de Lorena!

    Alexandra, já tenho escrito sobre Luísa, por isso vou primeiro abordar Luzia, está bem? Entre hoje e amanhã sai o post! :)

    ResponderEliminar
  10. Gaspar é o meu pai, Angela a minha melhor amiga, e Dorothea é um nome lindissimo que posso usar sendo eu de dupla nacionalidade :)

    ResponderEliminar
  11. O meu filho é Gaspar e nasceu em março deste ano :D Foi o nome que quis durante toda a gravidez e o papá lá consentiu. Gaspar Manuel. Tive sorte que quando decidimos, o Vítor Gaspar ainda não aparecia todos os dias na notícias. Mas não me sinto nada incomodada com a existência de um Vítor Gaspar, uma vez que como o meu Gaspar ainda é bebé, não se faz muito a associação. E cada vez gosto mais do nome :)

    ResponderEliminar
  12. Tita, o ministro qualquer dia vai embora e o seu pequeno Gaspar não tem com que se preocupar, porque tem um nome giríssimo! :D

    ResponderEliminar
  13. Em 2021 vai pelo menos nascer um Gaspar e trás consigo uma Aurora! Vêm fazer companhia ao mano Elias!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)