Verónica

em 15/01/13


Segundo as crónicas, quando Jesus Cristo carregava a cruz pela Via Dolorosa, houve uma mulher que lhe limpou o rosto, que ficou, miraculosamente, impresso no pano. O pano era uma vera icon, ou seja, uma "imagem verdadeira" e, pelos vistos, esta é a origem do nome Verónica, que foi sugerido pela Vivi, pela Viver por amor e por outra leitora anónima.
À semelhança do que escrevi nos posts sobre Elsa e Amadeu, Verónica é um nome que me parece profundamente normal numa adulta mas que não encaro como apetecível para uma bebé nascida em 2013. Quando escrevi sobre Mónica, as reações foram quase todas negativas e temo que o prognóstico seja o mesmo para Verónica, já que ambos partilham o tal acento na letra "O" que deixa tanta gente de pé atrás. Eu própria prefiro apenas Vera mas, pelo que tenho visto, também não é dos nomes mais amados, por estar demasiado colado a Vera Lúcia e também aos anos 70 e 80 (por acaso até é o nome da minha irmã e eu adoro a "verdadeira luz" da família e o seu nome!). Esta leitura pode ser confirmada com uma visitinha à base de dados do SPIE que nos revela ainda que, destes três nomes, Verónica é o menos popular, embora tenha obtido o seu melhor resultado em 1976 e 1977, ficando acima dos cem registos. Nesses anos, Mónica estava no seu auge, conseguindo ultrapassar os mil registos, enquanto que Vera rondava os 500, tendo explodido em 1980, com 1640 registos. Em 2011, os três nomes também se cruzam, já que Vera teve 50 registos, Mónica 49 e Verónica teve 45.
Apesar de me parecer fora de moda, acho que Verónica é um nome engraçado, muito forte e marcante. Já falamos aqui no blog de uma das suas variantes, Verena, mas deixei um dado curioso para o final: sabiam que Berenice é apontado como a versão grega de Verónica, através de Berenike

________
Depois de uma longa luta com os comentários em pop-up que teimavam em aparecer duplicados, decidi optar pelos comentários incorporados na página. Infelizmente, não abrem noutra janela, mas têm a vantagem de permitir uma resposta directa a cada utilizador! 

18 comentários:

  1. Pois ao contrário de Mónica, que não consigo deixar de associar à bonequinha da BD, gosto mesmo muito de Verónica, que associo com bondade, caridade, coragem e que me soa particularmente bem porque é comprido, um verdadeiro 'nome como deve ser'. Só conheci uma, que foi minha companheira de colégio e tem a minha idade (31 anos). O engraçado é que a Filipa escolheu uma foto para ilustrar que muito se assemelha à Verónica que conheci: também ela era uma miúda sardenta e com uns bonitos olhos verdes.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo gostar dos nomes Verónica ou Mónica. Associo imediatamente às classes menos favorecidas.

    ResponderEliminar
  3. Curioso. Acho sempre que as crianças das fotos teem a cara do nome que aborda.

    ResponderEliminar
  4. Não engraço com Verónica.
    Mónica não desgosto, mas gosto muito de Vera!
    (tenho pena que nos países anglo-saxónicos pronunciem /Vira/, tira muito da "frescura" do nome)

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro Vera é capaz de ser mesmo o meu nome preferido.
    Entre Verónica e Mónica prefiro Verónica. Pode não ser um nome muito ouvido mas gosto do significado. Conheci duas Verónicas, ambas de personalidade forte mas com uma graciosidade muito individual. Ambas eram raparigas populares com muito jeito para dançar por isso para mim é um nome que tem uma sonoridade "dançante". Não é dos meus preferidos, não daria a uma filha mas não desgosto.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto muito de Verónica. Vera é muito bonito e é o nome da minha filha :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei os comentários sobre as fotos, porque eu ainda perco algum tempo a decidir qual a foto que melhor se encaixa no nome :D E quando acho que o nome não vai ser bem recebido, ponho sempre uma foto mais bonita, para ver se ajuda hehehe

    ResponderEliminar
  8. Associo sempre Verónica a uma combinação que julgo muito popular nos anos 80, Vera Mónica, o nome parece-me uma aglutinação dos 2! por isso e pelo som do Ó não gosto nada.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Infanta Filipa pelo Post sobre Verónica. Quando vi, fikei feliz :D

    Gosto do nome verónica porque não é comum e é longo(prefiro nomes mais compridos)

    gosto também de mónica (mas é mais comum), vera para mim é muito curto e vera mónica é uma junção de 2 nomes muito fortes e individuais, por isso não gosto da combinação.

    para usar numa bébé, talvez usaria verónica ou mónica com o diminuitivo Nica?!

    ResponderEliminar
  10. Não gosto do nome Verónica!
    Gosto de Mónica! Não sei por quê, mas sempre que penso em Mónica, surge-me na mente Monic. Nome que, para mim, é fino, ao contrário de Mónica.
    Adoro Vera!

    ResponderEliminar
  11. Será que pode fazer uma postagem sobre meu nome?Chamo-me Taínny, não é muito comum mas gosto do meu nome.

    E quero pedir outra coisa: vou ter um irmão ou irmã.Se for menino será Micael, caso seja menina, gosto de Micaella, mas minha mãe quer por Laaura, e eu não gosto.Poderia fazer um post para os leitores ajudarem a gente a decidir?

    Obrigada!!1

    ResponderEliminar
  12. Conheci duas Verónicas, e posso dizer que também elas tinham personalidades fortes e decididas, e tinham muito carisma. Ah e não eram de classes desfavorecidas....(não que seja algo de importante) Eu simpatizo com o nome, não o vejo num bebe.. mas numa menina de 6 anos já consigo imaginar. É uma questão de habito =)

    ResponderEliminar
  13. eu gosto imenso de Mónica e Verónica e tenho várias amigas Mónicas e só conheço uma Veronica de 22 anos.
    Alguém me arranja pares perfeitos de menina para Lucas????gosto de Lucas & Matilde e Lucas & Carolina

    ResponderEliminar
  14. Mónica vs Verónoca, um bom duelo.

    ResponderEliminar
  15. Tenho uma prima de sete anos chamada Verônica. No inicio não gostei do nome dela, achei muito pesado e antigo. Mas agora, o nome parece perfeito para ela.

    ResponderEliminar
  16. Ainda bem que a pequena amostra de comentários revela que Mónica não é popular, oxalá continue assim, pouco usado. Mónica e Verónica KO

    ResponderEliminar
  17. Hoje vou contar o que Deus me fez desta vez. Vou dizer mesmo que duvidem. Pensem o que quiserem, eu só posso dizer o que me aconteceu e acredito, se vocês não acreditais isso já e convosco. Só sei que Deus está mais perto de nós do que pensamos, porque andamos muito distraídos com as coisas dos mundo que nos fazem esquecer disso e não acreditar depois que Ele age em nós muito claramente, e de forma sobrenatural. Ontem fiquei muito feliz por aquele sonho tão nítido, acredito que veio de Deus como aconteceu com muitas pessoas já, e com S. José que em sonho Deus lhe disse o nome do Menino de Jesus. Anteontem no sonho eu ouvi muitas vezes dizer o nome Regina, para segundo nome, e a seguir ouvi sempre a música do Salve Regina e no sonho pensei então fica Lília Regina. Mas ontem à noite pensei que eu gostava do nome Lília mas que podia não ser este o nome que Deus quer para primeiro nome, que não era um nome Bíblico. E fiquei a sentir que podia não ser ainda esse, e como Deus já me iluminou, gostava que fosse Deus a escolher também para primeiro nome. E pensei Deus lá me há-de mostrar um dia o nome que Ele quer. Não vou ocupar - me mais com isso, Deus lá sabe.. . Então deitei e adormeci a dizer um Pai Nosso.. E voltei a sonhar, e no sonho a única coisa que sonhei e ouvi foi o nome Berenice. Quando acordei fiquei admirada, e pensei que significaria esse nome, seria benção, como Benedito? E Regina quer dizer Rainha, Senhora soberana, voluntária solidária. Então fui ver o significado e vi que é um nome bíblico e quer dizer vitoriosa, de quem se converteu, e reconheceu os seus pecados e procurou ser melhor, por isso foi vitoriosa. Era a irmã do que mandou matar S. Paulo, ela viveu em pecado mas depois defendeu o Templo, pelo que entendi. Deve ter-se convertido. Por isso o nome será Berenice Regina. São dois nomes que eu não iria escolher de certeza mas não desgosto de todo e fico feliz na mesma por ser Deus a escolher, e pelos significados. Eu também prefiro Berenice no primeiro nome mesmo que não soe bem. Berenice é um nome mais suave de dizer que Regina. O irmão será Luis Benedito.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)