Sofia

em 14/03/13


A Rita deixou aqui ontem uma sugestão muito pertinente e que merece, sem dúvida, uma reflexão: o "fenómeno Sofia". Tal como a Rita diz, o nome Sofia ou as suas variantes internacionais Sophia e Sophie  estão no top de vários países, em diferentes continentes, em línguas distintas. E deixa no ar a pergunta: será que o fenómeno chegará a Portugal? 
Pois bem, por cá, em 2012, Sofia chegou à 11.º posição do ranking, com 883 registos, mais 23 do que em  2011. A diferença não é muita mas, se nos lembrarmos que houve um decréscimo no número de nascimentos e que, no top 10, apenas Matilde subiu no número de registos, os 23 registos ganham outro valor. Ainda assim, eu acredito que o grande inimigo de Sofia em Portugal é, precisamente, Sofia: pensem na quantidade de pessoas do sexo feminino que conhecem que têm Sofia como segundo nome. Eu conheço imensas e ainda hoje, por esses fóruns fora, sempre que alguém pede uma sugestão para segundo nome feminino, é certo e sabido que alguém vai apontar Sofia como nome ideal. Da minha parte, o alerta já é antigo: Sofia merece mais. 
Repetindo o exercício que fiz a propósito de Filipe, que sofre do mesmo mal de Sofia, comprova-se que os números relativos à posição de segundo nome são espantosos: fui novamente ao site da Convocatória para o dia da Defesa Nacional, que lista os cidadãos portugueses nascidos em 1994, inseri o nome Sofia, e surgiram mais de 250 páginas com vinte nomes cada, o que significa que, entre primeiro e segundo nome, existem mais de 5 mil Sofias. Ora, Sofia não estava no top 10 de 1990 nem no do ano 2000, mas Sara estava nos dois e, uma busca por esse nome, gera apenas 2500 resultados... 
Quero com isto dizer que acho que o fenómeno também chegou a Portugal e que possivelmente não é mais expressivo porque ainda há muitas pessoas que optam por usar Sofia como segundo nome e outras há que se afastam de Sofia devido à sua enorme popularidade nas décadas de 80, 90 e 2000.

Os dados oficiais mostram-me que a popularidade de Sofia em 2014 é a maior desde 1990; a esta data, ocupa a 9.ª posição do ranking de nomes mais registados em Portugal, e a primeira posição no ranking de segundos nomes mais populares. Contas feitas ao número de registos como primeiro nome e como segundo nome, Sofia foi o 2.º nome mais registado em Portugal em 2014, só perdendo para Maria! 

24 comentários:

  1. Como primeiro nome até não desgosto, mas os meus queridos pais tiveram a bela ideia de mo dar enquanto segundo nome... Só posso dizer que ODEIO! Não me identifico mesmo nada. Aliás, tenho até uma prima que provavelmente por não gostar do meu primeiro nome teima em chamar-me Sofia e eu realmente detesto que o faça por que para mim, a Sofia não sou eu. Teria muita dificuldade em ter uma filha Sofia por causa deste meu odiozinho de estimação, mas reconheço que é um nome com um significado muito bonito.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, eu sou uma Sofia verdadeira, é o meu primeiro nome. Como bibelô, porque é só mesmo para isso que serve, tenho um Raquel. Nasci em 1988. A minha mãe ainda tem a lata de dizer que não havia muitas Sofias..sim..acredito que da década de 1950 não houvessem muitas, quando eu nasci devia ser a Matilde ou a Lara lá da altura.
    Sempre odiei ter este nome, porque sentia-me mais uma ovelha no rebanho (e vai na volta..era mesmo uma ovelha mais..afinal acho que Raquel significa isso). Continuo a não gostar, porque sempre tive mais um camião de Sofias. E como se não fosse mau, há as falsas Sofias (as tais qq coisa sofia, sempre tratadas como sofia, o que exponencializa o número de sofias no mundo). Dói saber que durante a gravidez e até ao dia do registo eu era a Aline. Infelizmente não deixaram colocar esse nome, disseram que era francês! (atualmente é aceite). Então os meus pais foram para casa, pensar não foi com certeza porque o resultado foi tão obvio para a geraçao de 88 que enfim. Outra possibilidade era Clotilde, o nome da minha avó. Infelizmente acharam que ñão. Sim...eu sou a típica pessoa que se preferia chamar Perpétua (aliás, tenho uma tia com este nome) do que qualquer nome vulgar. Simplesmente porque sinto que os nomes comuns nao são nomes próprios, são uma espécie de introdução, como Sr. ou Menina..porque a seguir a Sofia têm de dizer algo mais..ou o apelido, ou uma característica da pessoa, se não ninguém saberá quem sou eu no meio dos vários milhares de sofias que foram libertados no mundo desde 1980.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha eu sou uma sofia também é não acho um nome horrível e muito menos um nome que foi copiado pelo contrário eu adoro meu nome ��e gosto muito dele pelo oq ele significa que é sabedoria, e esse negócio de ter sophia falsas e etc.. Exatamente por isso que vc devia tentar não ser e ser um pouco diferente..só acho ..,

      Eliminar
  3. Eu sou Sofia e adoro. Acho mesmo que os meus pais acertaram em cheio e não me imagino a ter qualquer outro nome. Gosto do facto de ser simples e intemporal, bem como do seu significado.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito do nome Sofia. Acho que tem um significado bonito e uma sonoridade agradável.
    Sempre me cruzei com Sofias mas mesmo na escola era raro ter mais de uma na turma. Mas tmb conheço várias pessoas que são têm Sofia como segundo nome acho que Sofia e Alexandra enquanto segundo nome são o top de popularidade. Para mim essa é mesmo a única desvantagem do nome, porque desde pequena que está no meu leque de preferidos. Aliás quando era pequena eu dizia que me queria chamar Maria Sofia.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Sofia. É um óptimo nome único e conheço algumas. Excelentes escolhas.

    ResponderEliminar
  6. Realmente agora que penso bem, acho que não conheço quase nenhuma Sofia da minha idade, Sofia como primeiro nome. A minha grande amiga Sofia é Ana Sofia, embora todos a tratem apenas por Sofia.

    Quando era pequena detestava o nome Sofia, primeiro não gosto muito de nomes com f no meio, segundo havia quem se enganasse e me chamasse sempre Sofia, o que me irritava. Ainda hoje prefiro Sónia a Sofia, no entanto já aprendi a gostar mais deste último. Mas devo confessar que ainda acho estranho ver Sofia como nome independente, acho que merece, mas não estou habituada.

    Já agora por falar do meu nome e de Sofia. Há pouco tempo fiquei a saber de duas irmãs chamadas Sónia e Sofia. Achei uma escolha tão infeliz para nomes de irmãs.

    ResponderEliminar
  7. Realmente, que escolha infeliz prefiro que o nome de irmãos nao tenha nada a ver um com o outro do que serem tao identicos..
    Em relação a Sofia, é um nome que está a evoluir na minha perceção, antes achava um nome banal, e é a opiniao da maior parte das pessoas, assim como acham Ana, Maria, João...Acho que abusaram muito dele no passado, então agora é dificil olhá-lo com outros olhos, mas cada vez mais gosto do nome (sozinho), e particularmente como soa em ingles "Soufia" =)

    ResponderEliminar
  8. Ol� queria
    saber o que
    acham do
    nome Kenya?
    Lembrei pq
    conhe�o uma
    Kenya Sofia
    Mas quero
    saber
    apenas de
    Kenya?

    ResponderEliminar
  9. A minha afilhada (nascida em 2009) é Sofia. A mãe tem o tão 80's Vânia Sofia, pelo que a segunda acabou por ficar com o nome. Mas porque gostavam, não porque era o nome da mãe!
    Antes não gostava muito, até porque conhecia algumas Sofias com quem não simpatizava, ma depois da minha pequena terrorista é um nome que subiu bastante na minha consideração (:(:

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por abordares a minha sugestao... Sim tambem acho q é um nome banalizado com 2nome nos anos 80 e q isso é importante para o facto de ainda nao ser tao popular em portugal..apesar de tudo eu sou de 89 e nao conheco praticamente nenhuma sofia como 1nome e as q o têm como 2 costumam ser tratadas pelo primeiro nome logo acho q nunca senti uma saturaçao de sofias...é um nome que gosto muito por ser intemporal nao estar associado a nenhuma classe social e ser tao internacional mas acho q nao o dava a uma filha so pelo medo da futura maré de sofias que vai existir um pouco por todo o mundo...lol. Obrigada mais uma vez...

    ResponderEliminar
  11. Ah e ja agora tem outra qualidade que eu aprecio no nome Sofia, sei q a Filipa e a maioria das pessoas não dá importância a isto mas o meu pai sempre teve paranóia por nomes que só se podem usar para um dos sexos isto é nomes masculinos que não tenham equivalente feminino e vice-versa...como desde pequena o oiço essa teoria dele acabei por ser influenciada e escolher sempre os meus nomes preferidos entre esses nomes sem equivalência para o sexo oposto (apesar de eu própria abrir bastantes excepções a essa minha regra lool )..como acho que não existe o masculino "Sofio" posso dizer que Sofia estaria aprovado segundo as regras do meu pai ; ) lool

    ResponderEliminar
  12. É verdade o que é dito sobre o nome Sofia , é sempre posto para "2º plano"
    Eu própria tenho sofia como 2º nome , Margarida Sofia.

    ResponderEliminar
  13. Gosto de Sofia como único nome. E acredito que irá regressar como moda, mas talvez daqui a uns anos. Parece-me uma optima escolha para qualquer menina.

    ResponderEliminar
  14. Eu sou Sofia de primeiro nome e ADORO! De todos os nomes que conheço este é o meu preferido. Aliás, um dia quando for mãe, vou ter alguma dificuldade para escolher outro nome que não Sofia.

    ResponderEliminar
  15. Eu sou Ália Sofia, nascida em 1981. Ália porque a minha mãe tinha uma fixação desde a adolescência pela Rainha Ália da Jordânia e pelo seu significado (imponente) e Sofia porque o meu avô pediu. Era Sofia ou Marina. Claro que o clássico Sofia teve preferência. Eu gosto do meu nome e tenho um carinho especial pelo Sofia, tanto que é o nome da minha filha de 5 anos e meio. Só e apenas Sofia. :-)
    Achei engraçado também se referir a Filipe neste post. É que tenho um bebé de 4 meses que se chama Filipe. Só e apenas Filipe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Sofia MS, não gosta mesmo de nenhum outro nome? :D

    Ália, também gosto de Marina :D Se eu tivesse um segundo nome bonito, que usasse pouco, também ponderaria usá-lo numa filha. No seu caso, ainda bem que o fez, porque Sofia é mesmo muito fofo! E Sofia & Filipe é um conjunto adorável! :)

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro Sofia e já comentei aqui neste blog o desperdício que é usa-lo como segundo! De facto todas as Sofias que conheço têm um primeiro nome dominante e portanto este nome não está muito vulgarizado no meio em que me insiro! Daí que antes de saber o sexo do meu filho já sabia que caso fosse menina se chamaria Sofia Lis! Talvez para a próxima? ;)

    ResponderEliminar
  18. Sophia lorrany eu ACHO lindo

    ResponderEliminar
  19. Sophia lorrany eu ACHO lindo

    ResponderEliminar
  20. minha filhinha era Sophia Hellen lindaaa princesa mas Deus s recolheu com 2 anos e meio ha 1 ajo atras... mas Deus conginua sendo Deus

    ResponderEliminar
  21. Andei pelo blog á procura de posts sobre o meu nome e não consegui não comentar este. Chamo-me Sofia e adoro o meu nome, aliás só não o usaria numa filha porque não sou apreciadora dos filhos terem o mesmo nome que os pais, seja mãe ou pai, não gosto mas respeito. No entanto, tenho de admitir que às vezes "irrita" vê-lo tantas vezes usado como segundo nome, é uma banalização a meu ver ingrata. Achei também interessante o facto de se referir a Filipe no post, que é uma das minhas principais escolhas para um filho, apenas Filipe, tal como gosto de ver Sofia, apenas Sofia. Parabéns pelo trabalho, Filipa, gosto imenso do blog. :)

    ResponderEliminar
  22. Sofia, Filipe, Filipa, Pedro são os nomes que mais gosto. Não são os nomes dos meus filhos. Li a descrição que fez dos nomes dos meus filhos e estamos de acordo, estou mesmo convencida que escolhi bem :))) e ainda fáceis de dizer ou traduzir noutras línguas. João por exemplo é bonito mas difícil. Ahhh e Filipe e Filipa são para dizer com i e não com e tipo Felipe ou pior Flipa. Parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)