Miriam & Moisés

em 18/06/13


Aqueles que estão familiarizados com a Bíblia saberão que no Antigo Testamento Miriam e Moisés são irmãos. Quando escolhi os dois nomes a partir das vossas sugestões, sabia que eram dois nomes bíblicos mas não estava certa da ligação fraternal. Simplesmente, achei que encaixavam bem um no outro, porque me remetem para o mesmo contexto, começam pela mesma letra e não são nomes muito comuns em Portugal. Curiosamente, conheço vários Moisés e apenas uma Miriam mas, nos dias de hoje, Miriam é um nome bem mais frequente em bebés do que Moisés. Em 2012, foram registadas 166, o que corresponde ao 49.º nome feminino mais registado, enquanto que foram registados apenas 25 Moisés. Para mim, ainda que distantes, são dois resultados muito positivos, já que superam nomes considerados mais habituais. 
Moisés deriva do hebraico Moxeh que, por sua vez, está relacionado com o egípcio Mes, sendo o seu significado "Servo". Aparentemente, era um nome usado em Portugal quase exclusivamente por judeus, já que se trata do nome de um importante profeta do judaísmo. Já tenho dito que, possivelmente por ignorância face à temática, não valorizo nada estas referências mas, segundo sei, os Moisés que conheço também não são judeus. Como para mim não é um factor importante nem muito menos determinante, não sei se para os Católicos praticantes este nome é carta fora do baralho, mas gostaria muito de saber. E espero que não seja, porque é um nome bonito e que até merecia maior destaque. 
Miriam, por seu lado, é a versão conhecida mais antiga de Maria e, apesar de muito antigo, tem uma sonoridade muito contemporânea e é um nome internacional, como pudemos constatar aquando da publicação das listas de nomes internacionais para bebés portugueses

19 comentários:

  1. Os Cristãos são Judeus 2.0, porque havia de ser uma carta fora do baralho? Até o nome que associo logo a judeus portugueses é Isaac.

    Miriam está na minha lista de nomes.

    (Acho que ao contrário até é pior. Eu sou descendente de judeus mas chamaram-me Christina. Isto fez algumas sobrancelhas levantarem-se quando visitei a singoga de ultra-segurança de Munique em que tive que mostrar identificação)

    ResponderEliminar
  2. Eu conheço uma Miriam, não gosto muito do nome, além de que a Miriam que conheço diz que se chama Miriã, e eu digo Miriame, não sei qual é a pronuncia correcta!
    Moisés acho engraçado!

    ResponderEliminar
  3. Eu conheço uma Miriam e sempre ouvi chamarem-lhe "Miriame"

    ResponderEliminar
  4. Os nomes Miriam & Moisés ficam muito bem juntos. Perfeitos estariam estes nomes em gémeos/irmãos.

    Agora lanço um desafio que inventei agora mesmo:
    A Miriam e o Moisés são irmãos. A mamã está grávida. Se for menina, que nome fica bem? E se for menino?
    AS MINHAS SUGESTÕES:
    Miriam & Moisés & Maria
    Miriam & Moisés & Mila
    Miriam & Moisés & Muriel*

    *Podia por Muriel em "Feminino ou Maculino?", pois eu não sei.

    ResponderEliminar
  5. Não percebi o que tem de mal o Moisés com cristãos... Moisés é do Antigo Testamento, e esse é comum tanto a judeus como cristãos (sejam eles protestantes ou católicos).

    ResponderEliminar
  6. Miriam é uma boa escolha, mas o nome Moisés não me apetece.
    Gosto de nomes bíblicos, mas não desse. Quanto à questão da escolha do nome pelos católicos praticantes, acredito que nos últimos anos ficou muito tênue a distinção entre nomes de protestantes e católicos, dado o aumento, por parte desses últimos, do estudo do Antigo Testamento.
    Contudo, de fato, pelo menos no Brasil, a utilização de nomes do Antigo Testamento é mais comum entre evangélicos, mas isso é observável mais em relaçao a nomes de personagens não tão conhecidas da Bíblia, ex: Assafe, Caleb (ou Calebe), Dã. Nomes mais conhecidos como Davi (ou David), Jeremias, Ezequiel são encontráveis nos dois "nichos".
    Aliás, conheci há pouco tempo um pequeno Salomão, nome do qual particularmente não gosto, mais achei uma escolha corajosa.

    ResponderEliminar
  7. Miriam foi uma sugestão minha :) Gosto muito do nome! Acho bonito, internacional, exótico mas não em demasia.
    A única Miriam que conheço tem 18 anos.

    Já Moisés não gosto muito... aqui para os meus lados é nome de empresa de autocarros. ahahah

    Mas Miriam & Moisés é um conjunto bonito. E, tentando abstrair-me dos autocarros, o rapaz até tem cara de Moisés... :)

    ResponderEliminar
  8. Sem ofensa, Moisés, para mim, só mesmo com uma grande barba branca e apoiado no bastão! E nunca de sorriso maroto por cima de bermudas em xadrez e polo branco :) Já a menina, com aquele olhar, bem pode ser Myriam - definitivamente com Y :D
    rg

    ResponderEliminar
  9. Conheço dois bebes chamados Moisés :)

    ResponderEliminar
  10. minha esposa tem primos (irmãos) chamados Miriam e Moisés. não sabia que também são irmãos na bíblia. O pai deles realmente era judeu.

    ResponderEliminar
  11. Acho q eles tem cara de nomes mais modernos, não consigo imaginar um bebezinho Moisés, mas pode ser q volte a moda, já voltou Joaquim com tudo por aqui.

    ResponderEliminar
  12. Miriam eu gosto. Mas aqui no Brasil ficamos sempre na dúvida entre a pronúncia "Miriã" ou "Míriam". Ainda assim, gosto.
    Já Moisés não.

    ResponderEliminar
  13. A sua amiga está certa, em Português correto é Miriã que se diz. Miriame é a pronuncia estrangeira. Nós, não lemos os M's no fim das palavras, saem pelo nariz.

    ResponderEliminar
  14. Já eu, gosto de Moisés, Miriam ñ me aquece, nem me arrefece :). O único Moisés que conheço tem 30 anos, é músico e mto fashion, e acho que o nome lhe assenta que nem uma luva.Deve ser por causa dele que acho que este nome tem capacidade para voltar a ser usado. Uma conhecida minha chamou ao filho recém nascido, Gonçalo Moisés.

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto de Miriam. Acho bonito mas eu digo "Miriame"... E ela de facto tem cara de Miriam. Já Moisés confesso que não gosto tanto...mas é mesmo uma questão de gosto pessoal o nome simplesmente não me entra, soa-me esquisito...

    ResponderEliminar
  16. Miriam é o meu nome favorito. Tão simples como isso. Adoro! Quando tiver uma filha, ou a primeira filha que tenha, nem há dúvida que vai ser esse o nome dela. Só falta escolher o segundo nome. :) (E eu digo "Miriame", acho que "Miriã" é feio).

    ResponderEliminar
  17. Miriam é o meu nome favorito para menina! Eu pronuncio Miriame, pois acho que é muito mais bonito do que Miriã!
    Conheço 3 Miram's e sempre ouvi chama-las de Miriames....!!!
    Qto a Moisés, n aprecio, pois parece nome de velho barbudo, com cajado e cabelos desgrenados... LOLOL

    ResponderEliminar
  18. Os meus filhos são José Miguel, Inês e Gonçalo.
    Nunca escolheria MIRIAM, Vanessa, Cátia e outros que aqui ficariam bem mas não me lembro. Porquê? Porque não me parecem nomes... portugueses!... Miriam, já sei que não é, é autorizado mas não é português: Maria é o nome português que lhe corresponde. Os outros - Cáta, Vanessa, etc. - só se implantaram em Portugal após a abertura aos países para Leste da "cortina de Ferro; mas como estes dois já cá estão há tanto tempo, talvez sorria e aceite que são portugueses...

    ResponderEliminar
  19. Não acho que Moisés seja um nome muito bonito mas Miriam é engraçado. É um nome que eu gosto muito apesar da sua invulgaridade. Conheço uma Miriam e ninguém lhe chama "Miriã", mas sim "Miriame". Eu acho que esta última é a que soa melhor.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)