A real popularidade de Maria

em 20/01/14



A popularidade deste nome nunca esteve em causa mas sempre tive curiosidade em saber quantas Marias seriam "apenas" Maria. Hoje sei que, em 2013, das mais de seis mil meninas que contêm Maria no seu nome, 1027 são simplesmente Maria e que, por si só, este valor garantir-lhe-ia um lugar no top 10
Não se pense, contudo, que eu acho que as meninas que têm outro nome para além de Maria estão automaticamente condenadas a ser chamadas pelo outro nome. Acho apenas que isto pode significar que, na realidade, a quantidade de meninas que respondem pelo nome Maria não se afasta tanto das restantes companheiras de top 10 como pode à partida parecer. 
No que respeita aos nomes compostos, Maria foi registado como primeiro nome mais de 3600 vezes, e estas são as combinações que tiveram maior número de registos: 


     Nome                                     Registos

Maria Inês 599
Maria Leonor 507
Maria Francisca 248
Maria Clara 195
Maria Beatriz 163
Maria João 163
Maria Carolina 136
Maria Rita 125
Maria Luísa 107
Maria Eduarda 95
Maria Miguel 91
Maria do Carmo 84
Maria Teresa 77
Maria Madalena 57
Maria Benedita 46
Maria Margarida 45
Maria Luís 38
Maria Constança 32
Maria Gabriela 31
Maria Isabel 30
Maria Helena 29
Maria Vitória 28
Maria Carlota 26
Maria do Mar 25
Maria Alice 23
Maria José 23
Maria Manuel 21
Maria Matilde 20
Maria Ana 17
Maria do Rosário 17
Maria Victória 17
Maria Catarina 16
Maria Pilar 16
Maria Antónia 15
Maria da Luz 15
Maria de Fátima 15
Maria Flor 14
Maria Sofia 13
Maria da Graça 11
Maria Pedro 11
Maria da Conceição 10
Maria Laura 10


Maria aparece como segundo nome em 1448 registos e os mais populares são: 

      Nome                                      Registos

Beatriz Maria 77
Ana Maria 65
Leonor Maria 64
Lara Maria 62
Matilde Maria 59
Carolina Maria 58
Constança Maria 49
Joana Maria 42
Inês Maria 38
Laura Maria 35
Francisca Maria 30
Sofia Maria 28
Eva Maria 26
Margarida Maria 26
Alice Maria 24
Luana Maria 24
Diana Maria 23
Bianca Maria 22
Letícia Maria 22
Sara Maria 22
Madalena Maria 20
Isabel Maria 18
Rita Maria 18
Vitória Maria 18
Carlota Maria 17
Benedita Maria 16
Teresa Maria 15
Íris Maria 14
Clara Maria 12
Daniela Maria 12
Jéssica Maria 12
Mafalda Maria 12
Alícia Maria 11
Camila Maria 11
Catarina Maria 11
Gabriela Maria 10
Iara Maria 10
Marta Maria 10



23 comentários:

  1. Não é uma surpresa a popularidade de Maria. Este ano ouvi muito Maria Francisca, mas muitas delas são chamadas apenas Franciscas. O nome Maria sozinho tem perdido o estigma que sempre teve. A minha avó diz-me que Maria era "nome de criada". Nos anos 30-40 era demasiado simples ser apenas Maria. É claro que não concordo com a definição da minha avó, mas ela fala sem paninhos quentes da percepção do nome Maria. Parece que Maria "enfeita" um nome tornando-o clássico. Apenas Maria hoje assume-se como um nome diferente com uma identidade nova.

    ResponderEliminar
  2. Não acho que Maria combine com toooodos os nomes... há excepções. Maria Sofia e Sofia Maria nem pensar.
    Maria Manuel acho muito feio. E se pensar em Maria Manel pior ainda.
    E também não gosto de Maria Carlota e Maria Catarina.

    ResponderEliminar
  3. Mary, concordo com a sua lista (apesar de não achar Maria Manuel assim tão feio), e acrescento Maria Matilde e Maria Margarida, que também acho que não são combinações bonitas. Em relação à segunda lista, destaco negativamente Lara Maria, Luana Maria, Bianca Maria, Íris Maria e Iara Maria, porque acho que o primeiro nome não tem nada a ver com o segundo.

    Os meus preferidos são Maria Rita, Maria Luísa, Maria Pedro, Inês Maria e Eva Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu chamo me Eva Mariana. Nunca gostei do, meu segundo nome. Mas entre Maria e Mariana prefiro Mariana

      Eliminar
  4. Também já ouvi o que a Dora citou sobre o nome Maria. Mas a verdade é que acho que tem vindo a perder esse estigma (de ser nome de pobre) já é um nome que se pode considerar transversal.

    No nome composto, se ocupar a primeira posição acredito que muitas meninas serão tratadas pelo segundo nome. Assim como se ocupar a segunda. Por isso, o9 aumento exponencial do uso de
    Maria sem outro nome.

    Considero-o um nome elegante, singelo e despretensioso. Pessoalmente, não o usaria sozinho.

    ResponderEliminar
  5. Ana Filipa, e quantas serão as "simplesmente Ana"?

    Maria, pronto... é girito, mas há melhores!

    ResponderEliminar
  6. Já a minha mãe diz "quem não tem Maria no nome não é filha de Portugal!", não me lembro de onde vem a frase..

    ResponderEliminar
  7. Amo o nome Maria sozinho. Só não o usaria porque já tem gente na minha família com esse nome. Quanto às combinações, não sou fã de nomes compostos, mas gosto muito de Maria Madalena.

    ResponderEliminar
  8. Infinitiva, 51 meninas foram registadas apenas como Ana.
    Quanto aos compostos, os mais populares são:

    Ana Carolina 144
    Ana Rita 127
    Ana Sofia 105
    Ana Beatriz 93
    Ana Margarida 89
    Ana Maria 65
    Ana Clara 47
    Ana Francisca 39
    Ana Leonor 39
    Ana Luísa 38
    Ana Catarina 37
    Ana Isabel 35
    Ana Filipa 32
    Ana Matilde 23
    Ana Miguel 22
    Ana Raquel 18
    Ana João 14
    Ana Teresa 14
    Ana Júlia 13
    Ana Gabriela 12
    Ana Marta 12
    Ana Luís 11
    Ana Lúcia 10

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Filipa, adorei seu blog. Você saberia dizer quantas meninas foram registradas como só Anna em SP em 2013, como a minha filha?

      Eliminar
  9. Mas embora sendo raro, também existem Marias que tendo segundos nomes são tratadas apenas por Maria! Eu conheço alguns casos.

    ResponderEliminar
  10. As Maria do Mar serão tratadas por Maria ou por Mar? Eu acho Mar tão bonito para uma menina! agradaria-me saber que há pequenas Mar por aí.

    ResponderEliminar
  11. Por acaso conheço alguns casos, poucos, de Marias que têm segundo nome e são tratadas por Maria. E já conheci uma Maria que se chama Domitília Maria nascida na década de 70 e todos a chamam de Maria.

    Actualmente trabalho com o público e a verdade é que quando uma pessoa se chama Maria ou Ana digo sempre os dois nomes próprios e o apelido. Nos outros nomes só digo o primeiro nome próprio e o apelido. E já agora, no outro dia reparei em duas senhoras de 80 e tal anos, uma chamada Inês Felisbela e outra Raquel Amélia. Achei muito fofo.

    ResponderEliminar
  12. Concordo Mary e Márcia também acho essas combinações nada bonitas.
    E Maria Ana, apesar de ser bonito, não acho uma boa ideia, porque a pessoa vai passar a vida toda a dizer o nome e no fim a corrigir que não é Mariana!
    Também não gosto de Maria Pilar. Não percebo, há Maria do Rosário, da Luz, da Graça... Para mim faria sentido Maria DO Pilar.

    ResponderEliminar
  13. Pois, já se sabe que Marias há muitas.
    Podia fazer um post com as combinações mais inusitadas! E mais originais/bonitas sei lá.. selecionar algumas e levar a votação/duelo... algum dinamismo aqui no blog?! Já que há acesso a estas listas pode se fazer tanta coisa e debater !

    ResponderEliminar
  14. Sugestões para 2014... podia fazer uns desafios ex. "Imaginem que vão ter gêmeos meninos que nomes escolhiam" ia variando trigemeos, quadrigemeos...e o sexo. Conhece o fórum nameberry parte name games? É isso... lá fazem desafios giros. Dinamismo!

    ResponderEliminar
  15. Suri, obrigada pelas sugestões, que vieram mesmo a tempo, porque acabei de reactivar o Fórum onde poderão criar muitos desses jogos, à semelhança do que acontece no Nameberry :) Convido-a a passar por lá e a criar tópicos :)
    Quanto aos desafios dos nomes para irmãos/gémeos, já foram sendo feitos e como perceberá, não havendo muita variação nos comentadores, é algo que acaba por se tornar repetitivo!
    Poderá espreitar os desafios anteriores se pesquisar aqui no blog precisamente pela palavra "Desafio"!

    ResponderEliminar
  16. Caramba eu nunca achei que existissem tantas Marias com nomes compostos... Um que eu acho estranho é Maria Flávia...pense num nome que naum acho que combina...

    Se der nos visite:

    http://nerdofobia.com/2014/01/16/nerdofobiacast-007-todo-mundo-gosta-menos-eu/#more-513

    ResponderEliminar
  17. Olá Taciana! Sei que no Estado de S. Paulo foram registadas 2922, das quais 1017 foram registadas na cidade de S.Paulo, mas pelas informações que tenho, não consigo determinar se estas Annas têm ou não um segundo nome!

    ResponderEliminar
  18. Hoje é celebrado o Santíssimo Nome de Maria. O nome Maria possui diversas origens: egípcio, ciríaco, hebraico. Dizem que, apesar das tentativas, a etimologia do nome de Maria continua incerta.

    ResponderEliminar
  19. Eu chamo-me Maria Inês e a minha irmã Maria Leonor :)

    ResponderEliminar
  20. Olá Filipa, adorei a matéria! Sou Maria Clara, agora, com 21 anos, amo meu nome, mas quando criança, achava que Maria era nome de velha e queria ter me chamado apenas Clara. Diferente do que estou lendo, minha família, muito por insistência da minha mãe, me chama por Maria Clara, e meus amigos, simplesmente Maria. São poucos os que me chamam de Clara, já me acostumei a ser só Maria!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)