Nomes masculinos e femininos para 2014

em 02/01/14


A lista de nomes femininos e masculinos mais registados em Portugal já foi divulgada e se pretende um nome relativamente consensual, essa é a primeira lista que deve consultar. Mas eu acredito que há vida para além do ranking e, por isso, para 2014, estas são as minhas sugestões: 


Meninas

  • Aida
  • Alana
  • Alba
  • Alexa
  • Aléxia
  • Alice & Alix
  • Alícia
  • Aline
  • Alma
  • Amália
  • Amélia
  • Amelina
  • Ana
  • Anaís
  • Antónia
  • Arabela
  • Ária
  • Astrid
  • Áurea
  • Aurora
  • Bela
  • Belém
  • Benedita
  • Betina
  • Branca
  • Caetana
  • Camila
  • Carlota
  • Carminho
  • Carmo
  • Catarina
  • Cecília
  • Celina
  • Clara
  • Clarisse
  • Cloe & Cloé
  • Concha
  • Constança
  • Cora
  • Corália
  • Dália
  • Diana
  • Eduarda
  • Elena & Helena
  • Eleonor
  • Eleonora
  • Eliana
  • Elisa
  • Eloisa
  • Ema
  • Emília
  • Ester
  • Estrela
  • Eva
  • Evelina
  • Fiona
  • Flor
  • Flora
  • Francisca
  • Frederica
  • Gabriela
  • Geórgia
  • Graça
  • Guiomar
  • Heloísa
  • Iasmin, Iasmina e Yasmin
  • India
  • Irene
  • Íris
  • Isabel
  • Isabela
  • Isadora
  • Isis
  • Joana
  • Júlia
  • Juliana
  • Julieta
  • Laila
  • Lana
  • Larissa
  • Laura
  • Lavínia
  • Lea
  • Lia
  • Lira
  • Lis
  • Lívia
  • Liz
  • Lorena
  • Lucena
  • Lúcia
  • Luísa
  • Luna
  • Luz
  • Luzia
  • Madalena
  • Mafalda
  • Manon
  • Marcela
  • Margarida
  • Marta
  • Martina
  • Matilda
  • Maude
  • Melina
  • Melissa
  • Mercês
  • Mia
  • Mila
  • Milena
  • Miriam
  • Nadine
  • Nina
  • Noa
  • Noémi
  • Olívia
  • Oriana
  • Paz
  • Penélope
  • Perla
  • Petra
  • Pia
  • Pilar
  • Rebeca
  • Reina
  • Rita
  • Rosa
  • Salomé
  • Sancha
  • Sarah
  • Serena
  • Sofia
  • Sol
  • Solana
  • Stela
  • Súria
  • Teodora
  • Teresa
  • Úrsula
  • Valentina
  • Valquíria
  • Vera
  • Victória
  • Violeta
  • Viviana
  • Ximena
  • Yasmin
  • Zara & Zahra


Meninos

  • Abel
  • Aitor
  • Alan
  • Alex
  • Alexandre
  • Aléxio
  • Álvaro
  • Amaro
  • André
  • António
  • Ari e Ary
  • Artur
  • Assis
  • Augusto
  • Baltasar
  • Bastião
  • Benedito
  • Benício
  • Benjamim
  • Bento
  • Bernardo
  • Breno
  • Caetano
  • Caio
  • Caleb
  • Carlos
  • Ciro
  • Cristiano
  • Cristóvão
  • Daniel
  • David
  • Dilan
  • Dinis
  • Duarte
  • Eduardo
  • Eli
  • Elias
  • Emanuel
  • Enzo
  • Eric
  • Estêvão
  • Félix
  • Fernão
  • Filipe
  • Francisco
  • Frederico
  • Gabriel
  • Gaspar
  • Gastão
  • Giani
  • Gil
  • Giovani
  • Gonçalo
  • Guilherme
  • Gusmão
  • Gustavo
  • Heitor
  • Henrique
  • Iago
  • Ian
  • Inácio
  • Isaac
  • Ivo
  • Jaime
  • Jerónimo
  • João
  • José
  • Lázaro
  • Leo
  • Leonardo
  • Leonel
  • Levi
  • Lopo
  • Lourenço
  • Luca
  • Lucas
  • Luís
  • Manuel
  • Marcelo
  • Martim
  • Martinho
  • Mateus
  • Matias
  • Maurício
  • Max
  • Mendo
  • Miguel
  • Milo
  • Moisés
  • Murilo
  • Nicolau
  • Noah
  • Noé
  • Noel
  • Nuno
  • Octávio
  • Olivier
  • Óscar
  • Pedro
  • Pepe
  • Rafael
  • Rodrigo
  • Romano
  • Romão
  • Romeu
  • Rúdi
  • Rui
  • Russel
  • Salvador
  • Samuel
  • Sancho
  • Sansão
  • Santiago
  • Sebastião
  • Silvestre
  • Simão
  • Solano
  • Teodoro
  • Tiago
  • Tobias
  • Tomás
  • Tomé
  • Tristão
  • Valentim
  • Vasco
  • Vicente
  • Victor
  • Viriato
  • Xavier



Poderá consultar o Dossier 2014 aqui

44 comentários:

  1. Todos os meus nomes preferidos, femininos e masculinos, estão nessas listas :)

    Já agora, Filipa, sabe se o nome Ingrid é admitido em Portugal com esta grafia? Sei que Ingride é, mas tenho dúvidas em relação ao anterior.

    ResponderEliminar
  2. todos os nomes São lindos mas minha filha vai ter um nome que eu acho o mas lindo de todos que é Quiara Renda.

    ResponderEliminar
  3. Adoro quando saem as listas dos nomes registados! Gosto especialmente de perder algum tempo a observar os nomes com um único registo. Não quero ser má, mas chamar uma filha de Anália parece-me uma crueldade... E falando apenas da lista feminina, entre nomes como Beyoncé, Leyonce, Mickaella e Djennyfer (??), aparecem uns que só podem dever-se a erros de registo, como Carlos, Tomás, Martim, Anibal, Ruben, Lucas e Wilson. Quer dizer, não duvido que alguns pais avant-garde, estrangeiros ou com origens estrangeiras, tenham olhado para o nome Martim e lhes tenha soado bem para uma menina, mas tenho 99% de certeza que nunca ninguém chamaria Carlos a uma filha. Além disso aparecem listados os nomes 'leonor', 'MARIA' e 'GABRIELA', o que acho que também têm de ser erros de digitação; as pessoas podem ter nomes todos escritos em maiúsculas/minúsculas?

    ResponderEliminar
  4. Todos os meus nomes preferidos estão nestas listas :) Assim como estão os nomes escolhidos para futuros rebentos, vamos ver para quando! :)

    ResponderEliminar
  5. Na MTV Portugal apareceu um rapaz chamado Queli, que ganhou um passatempo. Não gosto muito do aportuguesamento do nome, prefiro Kelly.

    ResponderEliminar
  6. Pilar, Ingrid continua a constar na lista do IRN como "não admitido". Há uns meses foi submetido um pedido de reavaliação que foi deferido, mas não tenho mais informação a esse respeito! :(

    ResponderEliminar
  7. Neste momento já posso confirmar o nascimento e registo da pequena Ingrid [e vi o documento que o comprova].

    ResponderEliminar
  8. Espero que acabem por aceitar Ingrid, adoro o nome. No entanto escrito "Íngride", acho que não tem o mesmo encanto... Excelente lista, os meus nomes preferidos estão todos lá. Ultimamente, ando com uma paixão por Eduarda e Olívia.

    Ah e adoro este blog :)
    Rita

    ResponderEliminar
  9. De menina acrescento Eloah Melissa Melina Lavinia Ivi. Dos meninos acrescento Theo

    ResponderEliminar
  10. Devo dizer que estou grávida pela segunda vez que deve nascer a 17 de Abril e escolhi o nome da minha filha nesta lista: LÍVIA
    já tenho um menino: David que faz 3 anos dia 6 de Março

    ResponderEliminar
  11. Ja escolhi nome do meu bebê : Se for menino se chamarà : Wenison Caleb Ms se for menina se chamarà: Ana Emanuelly

    ResponderEliminar
  12. Ameii .. nome da filhota vai ser Maria Isadora ..

    ResponderEliminar
  13. Dos nomes escolhidos só existem Caleb e Ana.
    Para o nome feminino que tal Ana Manuela?
    Já para o nome masculino é preciso escolher um outro para combinar com Caleb, porque o nome citado não existe.

    ResponderEliminar
  14. Muitos nomes lindos, Mais vendo esses penseei em Luiza Gabriella... O que Achaam !?

    ResponderEliminar
  15. Eu pensei em Laila Victória e ai o que vcs acham ????

    ResponderEliminar
  16. O q vcs acham d Anna Louize..?

    ResponderEliminar
  17. E eu q estou esperando um casal de gêmeos. ...a dúvida é ainda maior. ..

    ResponderEliminar
  18. É todos os nomes sao lindos mas o meu preferido é alici

    ResponderEliminar
  19. tenho uma dica para nomes diferentes:

    Chiara ( se pronuncia Kiara)
    Áthina
    Juniper ( se pronuncia Júniper)
    Velna
    Fiona
    Beatrice
    Nala ou Nalla
    Elinor ( se pronuncia Élinor)
    Maví
    Clarisse


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Áthina? Fiona? Fala sério! A criança vai sofrer preconceito! Você não pensa? Nossa! Gente doida!

      Eliminar
  20. Dessa lista excluiria Clarisse.

    ResponderEliminar
  21. Olá a todos, Que pensam do nome Laura? Obg

    ResponderEliminar
  22. Eu gosto muito, mas é muito comum, e ás vezes chega a ser enjoativo.

    ResponderEliminar
  23. Eu tenho uma menina de 4 meses e chama-se Luz... acho um nome muito bonito... embora não sendo usual...a reação das pessoas quando ouve o nome estranha, mas como se costuma dizer depois entranha-se...

    ResponderEliminar
  24. Gosto do nome Maria clara e ayla

    ResponderEliminar
  25. Meus Top 10 + nomes :

    Femininos:
    Ester
    Leona
    Clara
    Ginebra/Ginevra
    Sofia
    Helena
    Diana
    Gabriela
    Astrid
    Caroline

    Masculinos:
    Gabriel
    Caio
    Heitor
    Igor
    Artur
    Pedro
    Enrico
    Augusto
    Bruno
    Lucas

    O que acham de Dora? Feio ou bonito?
    O que acham de Sophie?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sophie lindo
      Dora lixo
      O que vocês acham de Ariana e Arthur?

      Eliminar
  26. Adorei Lara, do femininos os meus preferidos foram: Ester ( eu prefiro Esther), Leona ( ainda não conhecia) e Clara, e do masculino: Gabriel, Enrico ( também não conhecia) e Augusto. O meu nome favorito é Esther, seguido por Aurora e Úrsula.

    ResponderEliminar
  27. Eu incluiria Anyta Caroline oq vcs acham ?

    ResponderEliminar
  28. Costo de alana e lana divia ter hallana oq acham

    ResponderEliminar
  29. Estou gravida de 9 meses... e meu marido escolheu o nome do nosso garotinho que sera Enzo Miguel ♡

    ResponderEliminar
  30. Há um nome que nunca vejo nessas relações e que acho muito bonito, é o nome de uma amiga: Noaly

    ResponderEliminar
  31. Nomes irlandeses lindos:
    (Femininos)

    Niamh (Nív)
    Siobhan (Shevawn)
    Aoife ( Ífa)
    Saoirse (Sírxa)

    ResponderEliminar
  32. Nunca vejo nessas listas o nome de minha sobrinha : Naely.
    Lindo, né! ?

    ResponderEliminar
  33. Em portugal , permitem os nome para menino Diego e para menina Ariana?

    ResponderEliminar
  34. O que acham mais bonito Renan ou Guilherme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro Renan, pois Guilherme já está muito comum!

      Eliminar
  35. Se meu bebe for menina quero colocar Nicole. E se for um meninao ��Victor Hugo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)