Safira

em 19/02/14



Em 2011, aquando de uma reportagem sobre uma menina com este nome, Safira teve um grande impacto mediático e, coincidência ou não, Safira surgiu em 2012 no lote de cem nomes femininos mais usados em bebés. O número de registos anuais não é muito elevado mas, entre 2012 e 2014, já foram regiradas mais de cem menina portuguesas com este nome. 

A propósito do nome Safira, escreveu José Leite de Vasconcelos no III Volume dos seus Opusculos, em 1931: 

"Safira, como nome de mulher, é antigo. Já no Novo Testamento figura com ele a mulher de Ananias (…). Na língua arcaica portuguesa não o conheço, porém: somente no uso moderno (…). Quem aplica o nome Safira o não entroncará no do Novo Testamento, mas lhe liga a ideia contida no substantivo comum safira, isto é, “pedra fina”. Efectivamente, em todos os tempos se costumou impor à mulher, como ser mimoso e delicado, um nome tirado de cousas graciosas da Natureza - flores, aves, insectos, jóias, e ipso facto pedrarias – nome que o homem às vezes também comparte.
Além de Esmeralda e Granada, a nomenclatura portuguesa ministra outros nomes (de homem e de mulher) para se juntarem a Safira, os quais são, Aljôfar (pérola), Diamantino & Diamantina, Esmeraldo, Gema ou Gemma, Jacinto, Margarida & Margarido, Obsidiana, Pérola, Rubim ou Rubí. (…)
Reportando-me unicamente a Safira, notarei que a pedra deste nome já era muito apreciada em Portugal na idade-média (…). Nos tempos medievais ligava-se muitas vezes virtude mágica às pedras preciosas (…). Por isso se compreende que se escolhesse Safira para nome de mulher".  

18 comentários:

  1. Hummm... e agora, de repente, estou nas Índias por entre o cheiro a canela e a cravinho e alguém na rua evoca a beleza da sua amada Safira! ; )

    ResponderEliminar
  2. Aljôfar acho tenebroso! eheh
    Muito interessante a parte em que refere que se atribuem às mulheres nomes de coisas belas e preciosas :)

    ResponderEliminar
  3. Off topic: no outro dia já tinha vindo cá perguntar-lhe se sabia o nome da bebé da mafalda pinto leite. Hoje percebi, pelo instagram da mesma, que a bebé se chama Graça. E adorei! :)

    ResponderEliminar
  4. Também gosto bastante de Graça! :) Eu andava atenta ao Facebook e ao Instagram, mas ela nunca respondia às inúmeras perguntas que lhe faziam a respeito do nome!
    Ainda sobre a Mafalda... será que a filha mais velha é mesmo Marina Morena? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2055093

    ResponderEliminar
  5. Não via graça em Safira até ler este post. Gostei! ;)

    ResponderEliminar
  6. Safira até fica bonito, mas não é de todo um nome para dar a uma filha. Quanto a Aljôfar só posso dizer "Credo"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu pai deu esse nome para mim pq ele significa uma menina forte mais tbm delicada, uma menina escura mais tbm clara, por isso que eu amo o meu nome

      Eliminar
  7. Safira até fica bonito, mas não é de todo um nome para dar a uma filha. Quanto a Aljôfar só posso dizer "Credo"!

    ResponderEliminar
  8. Safira em principio sera o nome da minha filha :) è exotico é diferente é unico é valioso e é muito raro encontrar em Portugal este nome :)



    ResponderEliminar
  9. Quando eu tive minha menina ser deus quiser vai ser chama anna safyra

    ResponderEliminar
  10. Estou assistindo Steven Universo e só posso dizer que estou adorando o nome de pedras como: Safira, Rubi, Perola, Ametista, Lazuli e até mesmo Peridoto (Peridot), porque são os personagens principais do desenho. Então só posso dizer que adoro o nome Safira.

    ResponderEliminar
  11. quando eu tive uma filha o nome dela vai se Safira vitoria

    ResponderEliminar
  12. A minha filha chama-se Safira. Embora inicialmente fosse o nome sugerido pelo meu marido ele rapidamente perdeu o interesse pelo nome talvez influenciado pela opinião dos outros, e eu que inicialmente não gostava fui começando a gostar e como não entravamos em consenso acabamos por ficar com Safira e demos o nome para sair fora dos nomes tradicionais que são bastante utilizados... Embora também apreciados... Mas só tenho a dizer que a generalidade das pessoas não gosta, talvez por não estar habituada, mas quem gosta gosta muito. Existe alguma confusão com outros nomes nomeadamente Sofia.

    ResponderEliminar
  13. Eu lembro da personagem da novela belíssima! Eu acho bonito e um tanto descontraído, leve e ao mesmo tempo chique, por ser nome de uma pedra preciosa...Safira e Sofia daria um bom par de irmãs!

    ResponderEliminar
  14. Oii meu nome e Safira e tenho 10 anos meu nome e muito difecel de ver então minha mãe que escolheu pra não ser q nem dos outros como diz meu pai nunca seja igual a ninguem

    ResponderEliminar
  15. Gente a minha safira nasceu ontem e estou procurando um segundo nome diferente como safira será que vcs tem alguma dica

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)