Nomes especiais - Arcanjo

em 11/03/14


Quem já me conhece um bocadinho aqui do blog sabe que gosto de pensar nos segundos nomes como um presente que podemos dar aos nossos filhos. Pode parecer-vos um pouco infantil, mas aprecio a ideia de que o segundo nome poderia funcionar como uma espécie de amuleto da sorte e apesar de todas as condicionantes subjacentes à lista de nomes proibidos em Portugal, a lista de aprovados inclui alguns nomes que se prestam a isso como, por exemplo, Arcanjo
Acho que Arcanjo poderia funcionar muito bem com a maioria dos nomes masculinos mais populares de agora - não tanto associado a Gabriel, Miguel, Rafael, que já me remeteria para nomes temáticos - e, inclusivamente, acho que até poderia funcionar com um primeiro nome feminino. Na minha cabeça faz sentido Maria Arcanjo como alternativa a Maria dos Anjos, só a título de exemplo. 

Simpatizam com esta ideia ou preferem nomes menos emotivos? Acham que a escolha de um nome especial aumenta demasiadamente o risco de cair no ridículo? 

4 comentários:

  1. Não acho que um segundo nome seria um presente nosso aos nossos filhos tendo em vista que nosso primeiro presente à eles é o primeiro nome, e que pra mim tem que único(salvo João, José e Luís como Maria e Ana), mas arcanjo soa-me bem e gostei da sujestão Maria Arcanjo.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei da sugestão :)
    Prefiro Arcanjo a dos Anjos...

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Arcanjo como segundo nome para meninos. Talvez isso venha do fato de que meu avô se chamava Gabriel Arcanjo. Já para meninas, não vejo graça. Aliás, sou totalmente avessa à utilização de nomes masculinos em mulheres e vice-versa.

    ResponderEliminar
  4. Marise, compreendo onde quer chegar mas a verdade é que em Portugal, os nomes escolhidos ainda são tendencialmente tradicionais e por isso é que digo que o segundo nome pode ser o ideal para esse tal presente, já que creio que permite outras liberdades que não ousaríamos num primeiro nome!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)