Nomes para meninas com significado literal

em 16/12/14


Depois de termos visto a lista de nomes literais para meninos, hoje apresento uma lista de nomes para meninas que têm um significado literal e que remetem para um significado positivo e, até, poético. A lista não inclui todos os nomes literais aprovados em Portugal, ficando a faltar grande parte dos epítetos de Nossa Senhora e a maioria dos Nomes de Flores



  • Amora, Cereja, Clementina & Romã
  • Alegria
  • Alma & Vida
  • Aura 
  • Áurea
  • Aurora
  • Alba, Alva, Branca, Cândida, Casta, Pia & Pureza
  • Amada
  • Ária, Lira & Melodia
  • Celeste
  • Clara
  • Concha
  • Constância
  • Diva & Ninfa
  • Esmeralda, Jade, Ruby & Safira
  • Esperança
  • Estrela, Lua, Mar & Sol
  • Felicidade & Liberdade
  • Flor, Lis, Lótus, Papoila, Rosa & Violeta
  • Flora
  • Glória
  • Gloriosa
  • Graça
  • Hilária
  • India
  • Íris
  • Linda, Mimosa & Preciosa
  • Lusa
  • Luz
  • Magna & Máxima
  • Marina & Marinha
  • Milagre & Vitória
  • Modesta
  • Paz
  • Santa
  • Serena
  • Tiara


Saliente-se que alguns destes nomes só podem ser usados como segundo nome.


11 comentários:

  1. Os meus nomes preferidos!
    Alma, Amora, Cereja, Clementina, Esperança, Estrela, Flor, Graça, Lua, Luz, Mar, Papoila, Paz, Pureza, Romã, Rosa, Vida.

    ResponderEliminar
  2. Filipa, quais é que só podem ser usados como segundo nome?

    ResponderEliminar
  3. Pilar, os que apenas se podem usar como segundo nome são os seguintes:

    Cereja
    Romã
    Jade
    Ruby [porque é considerado masculino]
    Mar
    Lótus
    Mimosa
    Santa

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Filipa! Agora que penso, também acho Mimosa muito querido :)

    ResponderEliminar
  5. Amora, Cereja, Alma, Aurora, Pureza, Concha, Lira, Safira, Lua, Mar, Flor, Lis, Violeta, Flora e India são encantadores :)

    ResponderEliminar
  6. Quando vi Índia, lembrei-me de África.
    África não é admitida, mas Africana ou Africano é.

    ResponderEliminar
  7. Meus preferidos são Aurora, Graça e Gloria

    ResponderEliminar
  8. Falta Inocência nome da minha Tia :)

    ResponderEliminar
  9. Tenho um fraquinho por Alma, mas toda a gente torce o nariz!

    Gosto de MarFlor, Lis, Luz e Serena. Acho que são muito boas opções para um composto.

    ResponderEliminar
  10. Acho bonito Diviana, contudo existe a possibilidade de o transformarem em Diva, apesar de não ter nada contra a esse nome, mas são nomes distintos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)