Nomes populares em Portugal em 2014
- Compostos masculinos especiais -

em 13/01/15


Quem segue o blog há algum tempo sabe que eu sou uma acérrima defensora da prática de dar dois nomes a um bebé e que, por isso, a lista de nomes compostos registados em Portugal é um tesourinho! E, no meio de tantas combinações - umas mais  ao meu gosto, outras muito menos - encontrei uma série de nomes que me pareceram muito especiais, e que vão encontro do tipo de combinações que costumo sugerir. Aqui ficam alguns exemplos: 



Nome popular + nome literal


  • Afonso Vitória
  • Daniel Silvestre
  • Francisco Felicidade
  • Francisco Romano
  • João Infante
  • Manuel Amor
  • Pedro Sol
  • Salvador da Luz


Nome popular + Nome histórico


  • Afonso Henriques
  • Afonso Viriato
  • Gil Vicente
  • João da Ega
  • Miguel Zola



Nome popular + Nome muito antigo


  • Francisco Crispim
  • Francisco Lopo
  • João Magno
  • Miguel Romão
  • Martim Bartolomeu
  • Pedro Martinho
  • Salvador Tristão
  • Tiago Moisés
  • Vasco Damião

Os nomes que se seguem já não me encantam tanto, mas já que comentamos aqui tantas vezes a utilização de um nome no género oposto, deixo algumas cominações usadas em 2014:


Nome popular + Nome feminino


  • António Conceição
  • Filipe Rosa
  • Francisco Cloé
  • Joel Jade
  • Pedro Mercedes

E ainda acrescento dois nomes que são masculinos mas que muita gente associa mais ao género feminino: 

  • Isac Jasmim
  • Leonardo Ariel

4 comentários:

  1. Há aqui combinações verdadeiramente fantásticas. Contudo, para mim a melhor de todas é Luz como segundo nome. Acho-o simplesmente delicioso num composto masculino.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha pensado em Gabriel Viriato, mas Afonso não lhe fica atrás :)

    ResponderEliminar
  3. Pedro é um nome que não me diz muito mas Pedro Sol fica mesmo muito giro, adorei mesmo!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)