Adília

em 27/01/16


Por vezes, ao olhar para a lista anual de nomes registados em Portugal e ao deparar-me com antropónimos como Belmiro ou Silvéria, pergunto-me o que terá levado alguém a escolher um nome que já se ouve tão pouco e que parece algo deslocado no meio do estilo de nomes mais adoptados nesta época. Invariavelmente, penso que se deve tratar de uma homenagem e acho que não devo andar muito longe da verdade, já que o hábito de ouvirmos determinado nome faz com que o vejamos de uma perspectiva completamente diferente! Parece-me ser o caso da leitora que me desafiou a escrever sobre Adília e a pensar em alguns nomes que pudessem ser considerados Pares Perfeitos, já que está a ponderar usar este nome de família numa futura filha.
Segundo consegui perceber, Adília é uma variante de Adélia [talvez até um aportuguesamento da versão anglo-saxónica] que, por sua vez, se forma a partir de Adelina, originalmente diminutivo de Adela. E, cinco anos depois, poderia repetir palavra por palavra o primeiro parágrafo do meu post sobre Adele, que poderia ser uma alternativa bem interessante, caso pudesse ser usada. Resumidamente, partindo das suas raízes germânicas, Adília significa "nobre". 
Contextualizando, Adília nunca foi um nome comum entre as mulheres portuguesas, integrando aquele lote de nomes que primeiro estranhamos mas que rapidamente nos fazem lembrar de outros muito semelhantes - eu, por exemplo, já me cruzei com Ilídia, Idília ou Odília! Nos dias que correm, Adília continua a ser raríssimo, havendo apenas um registo em 2012 e outro em 2014. Portanto, é um nome raro, que não é contemporâneo e não parece estar numa fase de retorno. Na minha forma de ver, os nomes dos irmãos de uma pequena Adília devem seguir-lhe as pisadas, de forma a que haja algum equilíbrio e para que Adília não destoe demais. Ainda assim, no caso dos nomes masculinos, acho que temos alguma margem para escolher nomes um pouquinho mais populares e acho que qualquer um dos clássicos seria um par mais do que adequado. Quanto aos nomes femininos, procurei afastar-me o mais possível de nomes que soassem de forma muito semelhante, para evitar cacofonias na hora de dizer os nomes em conjunto. Aqui ficam as sugestões: 


  • Adília & Álvaro
  • Adília & Amaro
  • Adília & Bento
  • Adília & Crispim
  • Adília & Delfim
  • Adília & Ícaro
  • Adília & José
  • Adília & Júlio
  • Adília & Plínio
  • Adília & Tobias
  • Adília & Valentino


  • Adília & Albana
  • Adília & Áurea
  • Adília & Constância
  • Adília & Domingas
  • Adília & Eulália
  • Adília & Felícia
  • Adília & Flora
  • Adília & Grácia
  • Adília & Laureana
  • Adília & Melinda
  • Adília & Virgínia



13 comentários:

  1. Conheço pelo menos uma Adília, uma Ilídia e uma Odília! :)

    Quanto às combinações, não vejo razão para que tenham de ser ambos nomes pouco frequentes. Mas é uma questão de escolha pessoal!

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca tinha contactado com Adília. Assim que o li achei interessante e querido, mas não entra na minha lista :) Com a famosa Adele mais a terminação -ília presente em nomes mais comuns como Emília ou Cecília, acho que Adília até podia ser mais usado - não por mim, mas por quem goste o suficiente do nome!

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de Adele ou Adelina ou Adelaide.

    Pares perfeitos com Adilia:
    Adilia e Elena
    Adilia e Aribela
    Adilia e Daniela (o meu preferido)

    Adilia e Aderito
    Adilia e Adriano
    Adilia e Leonel
    Adilia e Domenico

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa pela fuga ao tópico, mas a Filipa (ou alguém) sabe dizer-me se já foi divulgada a lista dos nomes compostos registados o ano passado? Ou se haverá hipótese de ainda ser, se não tiver sido até agora? É a lista que acho mais interessante e que mais gosto de analisar...

    ResponderEliminar
  5. Filipa, subscrevo o pedido da Rita e, do mesmo modo, peço desculpa por abordar aqui o assunto. A lista dos nomes compostos é deveras uma lista muito interessante para analisar e permite ter uma noção mais exacta do número de escolhas que recaiu sobre cada nome, uma vez que a lista publicada conta apenas os colocados em primeiro lugar (como não podia deixar de ser). Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Uma amiga minha tem esse nome.

    http://ocantinhodacate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente ainda não tive acesso a nenhuma lista oficial de registos para além da divulgada pelo jornal Público no início do mês!

    ResponderEliminar
  8. É um nome encantador... Não entra para a minha "short-list" - prefiro Adélia ou Adela -, mas tem uma sonoridade muito bonita e cai bem nesta geração, com as suas vogais agudas e consoantes líquidas... =)

    Curiosamente, conheço um Ilídio XD Nunca gostei da versão masculina do nome... Odília é muito bonito, mas a menina pode não ficar grata ao descobrir que é o nome do cisno negro no bailado "O Lago dos Cisnes"... =P

    ResponderEliminar
  9. Pergunta tonta: o que são consoantes líquidas? São consoantes suaves?? :P

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Filipa, pela rápida resposta à questão da lista dos nomes compostos.

    Quanto ao assunto do tópico:
    Adília é um nome bem interessante; brilha e tem musicalidade. A meu ver, podia substituir muitos dos que se encontram no top 100 (alguns, bastante insossos!). Para seus pares, se se pretender que "os nomes dos irmãos de uma pequena Adília devem seguir-lhe as pisadas", acho Álvaro e Clarisse bastante adequados (entre muitos outros). Penso no entanto que Adília combina com muitos dos nomes que hoje predominam, porque ele próprio tem potencial para se tornar contemporâneo e ocupar uma boa posição no ranking dos nomes mais usados.

    ResponderEliminar
  11. Maria Pilar, trata-se de uma "mania" que apanhei de uma das minhas professoras de Português... Quando um nome tinha consoantes suaves e, de preferência, pelo menos um "L", ela chamava-lhes "nomes com consoantes líquidas"... =) Ao que parece, também eu fui contagiada... até porque várias vezes debatemos quais os nomes na nossa turma que mereciam essa distinção XD Muitos de nós defenderam Inês, por exemplo. Não tem um "L" mas é curto, com vogais agudas e sem consoantes demasiado fortes.

    Enfim, aos olhos da minha caríssima ex-professora, tanto Adília como Adélia ou Adele podem ser considerados nomes com consoantes líquidas - como, de resto, é o caso de muitos dos mais populares do momento.

    Entretanto, continuo na minha cruzada solitária para que Hermione faça parte da lista de nomes admitidos... Não vejo a hora... =(

    ResponderEliminar
  12. O meu avô paterno tem uma prima Adília e até bem pouco tempo era me indiferente mas ultimamente tem me vindo a conquistar. Eu sou uma adepta de nomes clássicos e, principalmente "raros", e acho que este nome é tão simples e soa tão leve e bonito que acho que é bem capaz de fazer o meu top 5 de nomes. Acho que os pares perfeitos para este nome devem ser igualmente clássicos e leves como:

    Adília e Dalila
    Adília e Marília
    Adília e Maria

    Adília e Afonso
    Adília e Salvador
    Adilia e Rogério
    Adília e

    ResponderEliminar
  13. Bom, Adília é um nome que não gosto e nunca colocaria num filho.
    Mas para quem é adepto de nomes mais antigos acho que é uma bela escolha.

    Deixo aqui os meus pares:

    Adília e Viriato
    Adília e Tobias
    Adília e Domingos

    Adília e Odete
    Adília e Eulália
    Adília e Celeste

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)