Atualização da lista de nomes aprovados em Portugal
- Ayres, Gael & Leia -

em 06/07/16


A lista de nomes oficialmente aprovados em Portugal sofreu mais uma atualização e as novas entradas são as seguintes: 



Nomes masculinos

  • Ayres [Aires já era aprovado, mas esta versão medieval tem mais pinta!]
  • Christian
  • Derick
  • Eloy
  • Gael [conheço três pessoas que vão ficar muito satisfeitas!]
  • Jonathan
  • Joshua
  • Micah [entra já para a lista de possíveis pares perfeitos para Noah!]
  • Mikael
  • Zéfiro


Nomes femininos

  • Ciara
  • Celisa
  • Idalisa
  • Leia [e os fãs de Star Wars já podem celebrar; o André já deve estar a rezar para termos outra filha!]
  • Lya [o tipo de Y que acho que não acrescenta nada, mas pelo menos já não se podem queixar que se escreve como o pretérito imperfeito do verbo ler]
  • Naly [uma vez mais, o que escrevi sobre a aprovação do Y parece estar correcto]

Foram também aprovados do Menino Jesus e Veber, na condição de serem usados como segundo elemento do nome. 

12 comentários:

  1. Fico feliz pelas pessoas que desejam usar esses nomes e agora já podem :)

    Da lista feminina: achei Celisa e Idalisa interessantes, mas quando os digo em voz alta não me soam muito bem (especialmente Celisa, por já estar habituada a Celina); gosto de Leia, mesmo tendo a associação (nada negativa, bem pelo contrário) ao verbo "ler"; Lya, com Y, pode perder essa associação mas a meu ver também perde a beleza, realmente uma letrinha faz toda a diferença (adoro Lia, assim escrito)!

    Da lista masculina: prefiro a grafia Aires (adoro), com Y não me agrada; achei Eloy muito interessante, acho que não conhecia; Gael é bonito mas conheço imensa gente que o pondera para os filhos e enjoei um pouco do nome; Micah também acho giro, nunca me lembro deste nome e de facto fica muito bem com Noah (só não gosto da terminação igual); gostei muito de Zéfiro!

    Quanto aos segundos elementos do nome, não gostei de nenhum, mas "do Menino Jesus" é algo que me aflige de tão mau que me parece :( Já havia "de Jesus", que eu acho bonito, mas com "do Menino" acho muito forçado e acriançado.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso conheço uma senhora na casa dos 60 chamada Idalisa... não sabia que não era aprovado.
    Micah entra já directo para a shortlist de nomes para um possível irmão do meu pequenote (o que é mau, pois já tínhamos concordado em Ary e agora temos concorrência) :) Joshua era um dos nomes que tínhamos ponderado, mas em português fica assim muito jjjshhhh... parece que estamos a falar com comida na boca (em inglês sempre temos o som djj no inicio).
    Concordo com a Pilar no que diz respeito ao menino jesus... para além de fixar um nome gigante :/ e quanto a Veber, vem de onde?

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa! Reparei que nunca referiu o meu nome preferido feminino: Ibraima. Sei que existe em Portugal pois uma mulher que conheço com cerca de 40 anos tem este nome. Gostaria de de o dad se um dia tivesse uma filha, será que podia falar um bocadinho dele? Nao encontro informações sobre ele. Penso que o variante masculino seja Ibraim.
    Beijinhos e muitos parabéns pela Frederica :) (penso ser a 1a vez que comento o blogue)

    ResponderEliminar
  4. Micah pare prefeito com Noah??? Ate pode ser. Mas Noah é nome masculino. Noa sem H é que é o feminino. São nomes de origem hebraica. Micah não tem nada a ver.

    ResponderEliminar
  5. Hahahaha, Gael, que escolha iluminada! E Leia, sim, acho que muita gente vai ficar encantada com esta nova opção. É um nome muito bonito e melódico, pelo que pode apelar mesmo a quem não é fã de ficção científica.

    ResponderEliminar
  6. E o que tem a ver Noah ser masculino??? A Filipa não se está a referir a um par de namorados, e mesmo que estivesse, também podiam ser dois homens. E já agora Micah também é hebraico.
    São ambos nomes bíblicos.
    Noah & Micah ---- biblicos, hebraicos, e podem ser um par de irmãos, namorados, cachorros, gatos...! Às vezes as pessoas deviam pensar antes de comentar.


    ResponderEliminar
  7. Serã k alguna vez vão aprovar Diniz?

    ResponderEliminar
  8. Há tantos nomes lindos que nunca foram aprovados ou que foram aprovados mas com alterações na forma de escrever...
    Adoro Jonathan! Joshua é bonito também. Leia e Ciara são nomes muito fofinhos para uma menina. Ao início não gostava de Leia por me lembrar o verbo ler mas agora acho muito bonito.
    Nomes que gostava que fossem aprovados:
    John
    William
    Jennifer(escrito assim, para mim Jénifer não tem jeito nenhum)
    Rose
    Stephanie

    ResponderEliminar
  9. Gostaria de compartilhar essa experiência com vcs..
    Meu nome é Megie pronúncia correta é Meg porém ninguém lê assim....na época minha mãe queria colocar Megui ou Meg o cartório não deixou, disse que esse nome era americano e que tinha que ser aportuguesado.....adoro meu nome....pena que tenho que explicar isso toda vez....se tiver uma filha vou colocar só Meg muita gente elogia meu nome.....gosto dele..

    ResponderEliminar
  10. Eu estou a ler isto hoje e a pensar na pena que tenho de Emma não ser aprovado. Depois de inserirem Y e K e permitirem todo o tipo de alterações com H e outras qual é o mal de Emma?
    Eu sei que Ema é permitido mas eu não gosto do nome, nem acho que a pronuncia seja a mesma já que em Emma dá-se ênfase aos 2 Ms, lendo-se "êma" e quando se escreve Ema as pessoas lêem "éma" (que eu odeio).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)