Curiosidades - Esperança na vitória!

em 10/07/16


Quando, às 20 horas de hoje, Portugal e a França subirem aos relvados do Estádio de S. Denis, nos arredores de Paris, para disputar a final do Euro 2016, as duas selecções estarão equipadas pela Nike. A marca desportiva foi nomeada a partir de um nome feminino grego, que significa "vitória" e que, originalmente, se pronuncia algo como "niqui". E se a versão feminina é mundialmente famosa, a versão masculina não lhe fica atrás, já que Nikon é o nome de uma das mais conceituadas marcas de material fotográfico! 
Deste lado, fico a torcer para que, logo à noite, os flashes das Nikon estejam apontados às nossas Nike e que, doze anos depois da final perdida precisamente para a Grécia no Euro 2004, eu possa voltar a ouvir a musica Força, da Nelly Furtado, sem sentir umas pontadinhas no coração! Haja Esperança... Que, já agora, se diz Elpis, em grego, e que dá origem ao nome masculino Elpídio, que consta da lista de nomes aprovados em Portugal.

4 comentários:

  1. Gosto muito do nome Esperança, tanto em português como em espanhol, Esperanza :) Em inglês já não gosto nada.

    ResponderEliminar
  2. Nasceu o filho do actor Sisley Dias com a namorada Mariana Peixoto, chama-se Levi. Não deixa de ser um nome interessante.

    ResponderEliminar
  3. A blogger "A Xio(quase que)mara" está grávida de uma menina, que se chamará Xica. E está constantemente a ter de explicar que não é Francisca, é mesmo Xica.
    Quando vi, achei super interessante para esta página. Nem sabia que tal nome era aceite! Acho-o diferente, castiço, divertido e querido para uma criança... mas não sei como cairá numa mulher adulta chamada Xica. O que acha, Filipa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro diminutivos mas, para mim, não substituem o nome próprio e não usaria. Ainda para mais, Xica não tem "vida própria" e acho que a menina passará o tempo a explicar que não se chama Francisca. Gosto muito da Xia, rio-me imenso com o que ela publica e já percebi que está ciente do desafio que se aproxima ao escolher este nome! 😉

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)