A morte e o nome

em 24/10/16


O título do post de hoje não é dos mais animadores, mas vai ao encontro de um fenómeno que acontece com alguma frequência e que tem que ver com a atribuição ao recém-nascido do nome de alguém muito querido que entretanto faleceu. O que pensam deste gesto?

33 comentários:

  1. O coração e o amor falam mais alto nestas alturas... se for mãe de uma menina, quero uma Carlota em homenagem ao meu pai, super lutador, Carlos. Decisões pessoais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque não Carla? Parece ser este o feminino de Carlos (já que também existe Carloto).
      [Claro que a senhora é que sabe o nome que vai dar à menina, foi apenas a curiosidade a falar mais alto :).]

      Eliminar
  2. Eu sou um desses casos. Tenho o nome da minha bisavó (madrinha da minha mãe) que faleceu quando a minha mãe estava grávida de mim.

    ResponderEliminar
  3. É um gesto muito bonito, de amor, de reconhecimento e saudade! A morte não tem que ter uma conotação negativa. A mim não me causa qualquer espécie e ficaria muito enternecida se eventualmente, uma das minhas (futuras) netas herdasse o meu nome.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de pensar que um filho/filha minha é um ser individual e não o projectar ou o prolongar de outra pessoa. Mesmo que eu goste mto dessa pessoa.
    Não sou nada contra quem quer dar nomes de entes familiares falecidos, aos seus respectivos filhos.... mas eu pessoalmente não quero, nem gosto de o fazer.
    E não é pelo facto de n homenagear ninguém, que goste menos dessa pessoa. Apenas gosto de guardar memórias só para mim.

    ResponderEliminar
  5. Acho uma excelente razão para se dar um nome a alguém... Sou Carolina tal como a avó paterna da minha mãe, com quem ela cresceu (Morreu quando ela tinha 19 anos). Um nome que não era propriamente comum para a época da minha bisavó, encaixou perfeitamente na época em que nasci! (A minha mãe sempre soube que me queria dar o nome da avó, apesar de ter outros nomes de que gostava mais...

    ResponderEliminar
  6. Não acho grande piada pelo simples facto de achar que dar o nome de alguém vai criar algumas expectativas (desnecessárias) que podem ou não ser concretizadas.
    Filipa, sou a Tânia que lhe enviou o mail ácerca do nome que desse para várias nacionalidades, respondi-lhe e não obtive resposta.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que por vezes é uma homenagem bonita embora também possa ser um fardo pesado (há pessoas que acabam com nomes estranhos e muito pesados/datados e com os quais não se sentem à vontade). Acho que se for um nome clássico há menos possibilidades de isso acontecer mas acho que a pessoa só o deve dar se gostar do nome independentemente da pessoa a quem ele pertenceu. Assim além de ter um nome bonito seu (ou seja, mantendo algum individualismo) a criança saberia que tmb era em homenagem a alguém importante para um dos pais.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto, acho que a/o recém-nascida/o merece um nome único, pelo menos dentro da família mais próxima. Par mim dar o nome de um/a falecido/a não é estar, de alguma forma, a sobrecarregar a criança. Quem morre fica para sempre nos corações das pessoas e isso para mim é mais do que suficiente.

    ResponderEliminar
  9. *é estar a sobrecarregar a criança (aquele "não" está a mais).

    ResponderEliminar
  10. Para mim, a escolha cabe sempre aos pais, e a homenagem até pode ajudar a tomar a decisão final. Oponho-me, sim, a que os familiares se sintam no direito de utilizar esse argumento para colocar pressão.

    Aliás, tive um caso recente na família... Depois do falecimento de um primo meu, já sabia que era bastante possível vir a nascer a um dos nossos primos um menino com o nome dele ou uma menina com a versão feminina. O que não esperava, no entanto, é que os tios julgassem alguém por não o fazer, mas enganei-me: nasceu recentemente a primeira bebé desde o falecimento dele, e tem um nome maravilhoso. O primeiro comentário que ouvi das nossas tias? "Devia ter recebido o nome em homenagem ao primo..." É de arrancar os cabelos em frustração! Se os pais quiserem fazer essa homenagem estão no seu direito, e se não quiserem também!

    ResponderEliminar
  11. nos paises de Leste nao costumam dar.. se calhar sao preconceitos.. mas acho que tambem nao daria..

    ResponderEliminar
  12. Eu acho uma homenagem muito bonita, no meu caso, se utilizar Olímpia, Artur, Caetano e Tomé são tudo nome de familiares meus que infelizmente já não se encontram entre nós.

    ResponderEliminar
  13. Detesto! Ninguém merece ficar com o nome de um morto! E quando eu morrer não quero ninguém com o meu nome, poupem os meus netos disso! Crianças são vida, são recomeço! Merecem um nome cheio de vida, um nome novo, só delas!!! Nada relacionado com a morte! E pior ainda quando são nomes pesados e velha, que horror! Que maldade... Devia ser proibido dar nomes de pessoas falecidas na família directa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a ser proibido não digo, não chego a tanto, mas concordo com tudo o resto.

      Eliminar
  14. Gostaria da opinião sobre alguns nomes que pretendo escolher....... estou indecisa em:
    Aurora
    Pillar
    Betina
    Matilde
    Aceito sugestões. .....estou muito indecisa.....por favor me ajudem.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aurora
      Pilar (só com um L, por favor!)
      Betina

      Sugiro Matilda (com A) em vez de Matilde. E deixo-lhe alguns dos meus nomes preferidos como mais sugestões:

      Açucena
      Amália
      Anita
      Camila
      Cecília
      Clarissa
      Corália
      Dália
      Eliana
      Elisa
      Emília
      Evelina
      Flora
      Florença
      Giana
      Glória
      Heloísa
      Isadora
      Jasmina
      Julieta
      Lavínia
      Lídia
      Lira
      Lorena
      Lúcia
      Luzia
      Martina
      Melodia
      Nina
      Olímpia
      Rosa
      Rosália
      Safira
      Serena
      Siena
      Tamar
      Verena
      Violeta
      Ximena
      Zara

      Eliminar
    2. A sua listinha é muito bonita! Não sei se vive no Brasil mas, sendo o caso, Matilde seria uma boa escolha, caso pretenda um nome pouco usado! Caso viva em Portugal, o meu preferido seria Betina, já que cá pouco se ouve!

      Eliminar
  15. Acho que depende das situações. Tenho uma amiga cuja mãe faleceu quando ela tinha 15 anos, ela tem agora 30 e diz que, se tiver uma filha, se vai chamar Isabel como a mãe. Aí houve uma experiência verdadeiramente traumática e uma perda da mãe ainda em criança, foram poucos os anos em que conviveram, fica aquela falta a vida toda e a vontade de a homenagear e, de algum modo, mantê-la presente na sua vida e na vida de uma neta que nunca chegou a conhecer. Se for, por exemplo, uma pessoa de 35 anos que vai dar ao filho o nome do avô que faleceu quando já tinha 85, já acho um pouco mais despropositado, mas aí pode ser a ideia de dar um nome de família e acho essa opção tão válida como a de dar o nome de algum pai/avô que ainda esteja vivo (eu pessoalmente não aprecio, porque gosto de nomes diferentes e não de repetir nomes em todas as gerações, mas há quem goste).

    ResponderEliminar
  16. Acho muito possível, claro que depende da escolha de cada um. No meu caso, prefiro me inspirar nos nomes dos familiares mais queridos e renová-los para nomes mais atuais e novos, assim a criança não fica com um nome "de velho"/usado/passado, mas ainda possui uma ligação emocional positiva. Por exemplo, no Brasil, uma pessoa que tem a avó Sônia pode homenageá-la com uma filha Sofia, nome mais jovem e menos datado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho tão curioso que, no Brasil, Sónia seja já nome de avó... Faz sentido, claro, mas é mais um "choque cultural": aqui, as Sónias são as mães as Leonores e das Matildes... =)

      Eliminar
  17. Como nome do meio, é passível. Como primeiro nome, não gosto. Trás um karma desnecessário à criança.
    E também não concordo com os pais a porem o nome do pai (ainda viva) como primeiro nome do filho, uma prática super egoista.

    ResponderEliminar
  18. E que tal esta questão para o debate: se o que pretendemos é homenagear um ente querido, será que o nome em si entra na equação? Estaremos dispostos a sacrificar o nosso gosto pessoal ou a atribuir a uma criança um nome cujas características não sejam do nosso agrado?

    ResponderEliminar
  19. Eu era capaz de dar um nome de um familiar a um filho, mas como 2º nome e só se fosse um nome que gostasse. A criança seria tratada normalmente pelo outro nome.

    ResponderEliminar
  20. O meu avó que faleceu a alguns anos chamava se Ventura agora estou gravida de 8 meses queria homenageá lo por isso acabei por encontrar a forma perfeita de o fazer já que Ventura como 1º nome nunca me agradou e assim cheguei a Mateus Ventura, o nome que terá o meu filhote

    ResponderEliminar
  21. Eu chamei Lidia à minha primeira menina em homenagem a minha avo maternal que eu adorava (e adoro). A minha filha sabe (tem 6 anos) e aprecia que foi um gesto de amor. Tambem gostava do nome e, dado que vivo em Inglaterra, tem o mesmo som que em ingles o que ajudou ainda mais...o segumdo nome e o nome da avo paterna minha e do meu marido Cesarina

    ResponderEliminar
  22. Depende do nome do ente querido falecido. Quando fiquei grávida do meu filho equacionei pôr o nome do meu avô, já falecido, mas acabei por não fazê-lo, por ter um vizinho de três anos com o mesmo nome. O nome era Afonso, acho muito bonito. Mas se fosse um nome que não gostasse mesmo nada nunca o daria a um filho.
    O nome é para a vida.

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente, penso que não precisamos de colocar o nome de um familiar falecido para demonstrar a dor da perda, mas não deixa de ser um gesto bonito...muita gente fá-lo e, na maioria das vezes, com os nomes dos avós ou bisavós. Também há quem coloque o nome dos avós, mas ainda com estes vivos. Depende de cada pessoa e do nome também, claro!
    A minha bisavó chamava-se Maria das Dores e foi uma pessoa muito importante na minha vida, no entanto, sempre esteve fora de questão colocar Maria das Dores à minha filha. Chama-se Maria, mas nem foi com esse propósito, foi mesmo porque gostávamos do nome Maria (só Maria).

    ResponderEliminar
  24. Tive uma avó chamada Isaura. Acho um nome belíssimo e gostaria de nomear minha filha com ele.

    ResponderEliminar
  25. Estou na maior duvida se coloco o nome de minha mae que faleceu ha dois anos na minha bebe. O nome dela era Tania, apaixonada pelo meu primeiro filho. O que ela fez por mim e por marido e por meu filho e por todos ninguem faria. Queria colocar um composto Tania Cristina o negoico o tempo se esgotando alguns familiares não aprovam tanto. Não sei se a ferida ta muito recente....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela bebé! E lamento a perda da sua mãe, força! Quanto ao nome, seria viável pensar em usar Tânia como referência para outro nome? Tânia é apontado como diminutivo de Tatiana, é anagrama de Tiana ou Anita... Um beijinho

      Eliminar
    2. Eu não sou apologista de colocar o nome de familiares falecidos em crianças porque acho que esse nome tem um peso enorme para a criança carregar. Pense antes num nome que a sua mãe adorava, mas que não seja o dela. Provavelmente ela deve ter feito sugestões de nomes quando nasceu o primeiro neto que descartaram e agora possam realmente aproveitar.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)