Pares Perfeitos para João Pedro

em 13/02/17


Apesar do que se vai dizendo e escrevendo, ainda há muitas crianças portuguesas que são registadas com dois nomes e já aqui pudemos ver que, apesar de tudo, as escolhas mais populares até nem recaem nos compostos mais tradicionais. Ainda assim, no caso dos meninos, o preferido tem sido João Pedro, que é daqueles compostos que se usa, de facto, no dia-a-dia.
Escolher um par perfeito para João Pedro não é tarefa fácil. Por um lado, há muitas combinações tradicionais que incluem precisamente João ou Pedro e, a meu ver, seriam sempre de evitar. Por outro, João Pedro é um composto jovial e acho que também deveríamos deixar de lado aqueles compostos mais pesados como, por exemplo, José António. Para complicar ainda mais, não elegeria como par perfeito nenhum nome masculino seguido de Maria, porque acho que têm estilos muito diferentes. Posto isto, aqui ficam as minhas sugestões: 

  • José Diogo
  • José Duarte
  • José Guilherme
  • José Miguel
  • José Miguel
  • José Tiago
  • Luís Miguel
  • Miguel Ângelo
  • Miguel Luís
  • Nuno Filipe
  • Nuno Miguel
  • Ricardo Jorge
  • Rui Miguel


Não sei se concordarão mas, quanto aos nomes femininos, sou da opinião de que podemos relaxar um pouco mais, porque acho difícil encontrar um composto feminino equivalente a João Pedro e, nesse caso, poderíamos perfeitamente passar para os compostos com Maria ou para os compostos com Ana, o que simplifica muitíssimo o processo de escolha! 

10 comentários:

  1. João Pedro é me muito familiar! A um ponto a que já não me diz nada... No meu curso há 30 rapazes chamados João, na sua maioria João Pedro. Só na minha turma (de 30) haviam 5! Todos eles chamados João Pedro apesar de serem todos conhecidos apenas por João.

    ResponderEliminar
  2. João é um dos meus nomes favoritos mas não aprecio nomes compostos até por experiência própria: a família trata-me pelo primeiro nome, os amigos, pelo segundo. Depois gera-se o caos quando se juntam uns e outros, numa loucura de nomes em que ninguém se entende!

    ResponderEliminar
  3. Patrícia, respondei-lhe antes no primeiro comentário que deixou no post Lúcia vs Luz! :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro o nome João Pedro. É o nome do meu irmão e fui eu que escolhi quando tinha apenas 3 anos. Acho que o meu nome fica perfeito para par: Ana Isabel! Quanto às suas sugestões, o meu preferido é José Miguel.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de João Pedro. Sinceramente não consigo imaginar um par composto masculino, mas para menina pensei logo em Ana Maria. Aliás, acho que João Pedro, Ana Maria e Maria Ana são os únicos compostos que ponderaria dar a um filho... (e não têm nada a ver com o resto dos nomes que costumo gostar)

    ResponderEliminar
  6. O meu irmão e João Pedro eu adoro este composto e eu Rafaela Filipa a combinação não é perfeita...Talvez João Pedro e Maria Jasmim...acho fofo

    ResponderEliminar
  7. Olá.

    João Pedro e João Miguel
    João Pedro e João Francisco
    João Pedro e José Diogo
    João Pedro e José Guilherme

    João Pedro e Maria Rita
    João Pedro e Maria Inês
    João Pedro e Ana Leonor
    João Pedro e Ana Sofia



    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  8. Na vossa opinião qual o par perfeito masculino para João Maria? Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)