Os nomes femininos do momento

em 25/10/17


Daquilo que me tem sido possível observar, e tendo sobretudo por base os contactos que estabeleço com futuros pais através do blog, creio que há cinco nomes femininos com grande destaque neste momento em Portugal, a saber, 


Acho que ninguém fica surpreendido, uma vez que estes cinco nomes já estão bem colocados no ranking de nomes femininos mais registados no país e já se ouvem com alguma frequência há uns anos, mas acho que nunca estiveram tão em alta como agora! 
Nunca escondi que Luísa está no topo das minhas preferências e a minha inclinação por nomes longos também já não é nova, por isso é fácil adivinhar onde recai a minha atenção. Mas e vocês, gostam destes nomes? Qual é o que mais vos agrada? 

Imaginemos que algumas destas meninas têm irmãs com nomes na linha de Maria, Matilde, Leonor & Madalena. Olhando para o futuro, e tentando antecipar as próximas tendências, que nomes proporiam para uma terceira irmã? 

30 comentários:

  1. Adoro Benedita, Clara e Luísa mas Francisca é sem sombra de dúvidas o meu preferido. Alice (à semelhança do que acontece com Eva) não me enche as medidas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho maravilhoso escolherem os nomes dos filhos pelos nomes que estão na moda...

      Eliminar
  2. Só não conheço nenhuma Benedita! Eu gosto de todos mas Francisca é o mais bonito, na minha opinião! Quanto ao trio, pensei em Madalena, Francisca e Martina! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por cá ainda só uma Matilde...Matilde, Alice e Luísa, talvez!!!

    ResponderEliminar
  4. Francisca! É o nome da minha filhota. A princesa tem um mano gémeo que se chama Lourenço. Se houver uma terceira criança menina, seria Amélia ou Clara.

    ResponderEliminar
  5. Clara agrada-me bastante, mas os meus favoritos são sem dúvida Luísa e Francisca =)
    Esta semana, conheci um menino de sete anos chamado Emiliano! Como a inspiração muda além-fronteitas...

    ResponderEliminar
  6. Gosto de todos mas o meu preferido dos 5 é provavelmente Clara! Para futuras tendências talvez Valentina, Aurora, Olívia, Amélia e Frederica!

    ResponderEliminar
  7. Bom depois de 10 filhos..tenho muito a dizer...mas como cá em casa cada um tem um nome começado por uma letra diferente seria difícil escolher!
    Não gosto nadinha de Francisca... E o meu preferido é Benedita!

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  8. Eu sou Alice mas de uma altura em que haviam poucas Alices, da minha Idade não conheço nenhuma, a minha irmã é de 2016 chama-se Matilde e sei que se a minha irmã tivesse uma 3 filha seria Laura (apesar de já termos uma prima) ou Olívia. Eu pessoalmente adoro Luísa e Francisca. Benedita é giro talvez uma opção em ultimo lugar numa losta. Clara não me diz nada

    ResponderEliminar
  9. Partilho da mesma opinião da Filipa quanto à lista de tendências. Onde circulo vejo muitas novas Franciscas e Luísas. Adoro Luísa e seria o único capaz de pôr a uma filha, no entanto prevejo que venha a substituir Leonor em popularidade.

    ResponderEliminar
  10. Achei muita piada ao reparar que os nomes das minhas duas irmãs estão neste top. Há 20 anos a minha mãe foi visionária (nós chamamos-nos Maria, Luísa e Francisca). :p No entanto para uma filha minha eu escolhia Clara :)

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que através das relações que tenho e pela blogosfera que vou espreitando, um dos nomes do momento para menina é sem dúvida alguma Carminho! ou Maria do Carmo, conforme o nome de registo. Também tenho ouvido muito Luísa e Frederica! Acho que o nome da filhota da Filipa está em alta.
    Em relação ao desafio, escolhia Francisca, Luísa e Teresa.

    ResponderEliminar
  12. Penso que Alice e Clara são um par perfeito e dois nomes que consideraria para uma filha.

    ResponderEliminar
  13. Ahaha conheço uma Alice irmã de uma Francisca e de uma Madalena.
    E conheço uma Francisca irmã de uma Benedita e de uma Leonor!
    Penso que de futuro a tendência será para nomes como Ema e Laura

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Este ano conhecia muitos bebés... Aliás Filipa lembro me que vi um post que fez sobre um site que viu e fez tipo uma sondagem dos nomes mais usados na 1 metade do mês, não quer voltar a fazê-lo!??

    Mas dos cinco nomes apresentados nenhum me enche as medidas o que mais me identifico é Benedita!
    Beijinhos
    Rita Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! Acho que esse post era baseado no Fórum De Mãe para Mãe. Fui lá espreitar os [poucos] nascimentos que as mães partilharam, relativos ao ano de 2017:

      Meninos:

      Noah [2]
      Carlos
      Duarte
      Henrique
      Lucas
      Rui
      Santiago
      Vasco

      Meninas:

      Maria [2]
      Matilde [2]
      Alícia
      Carlota
      Diana
      Giovana
      Heloísa
      Mafalda
      Melanie
      Micaela
      Noa
      Sophie
      Victória

      Eliminar
    2. Olá Filipa!
      Obrigada por ter feito esta listinha, fiquei espantada com a quantidade de nomes mais antigos, como Carlos e Rui e com nomes mais internacionais, como Melanie, Noa, Giovana!
      Mas muito contente com poucas Beatrizes, Leonores e afins!
      Acho que top 100 de 2017 nos vai revelar muitas surpresas!! :)

      Mais uma vez obrigada
      Bom fim de semana
      Beijinhos a todos

      Rita Sá

      Eliminar
  15. Hey Hey!
    Bom que nomes tao diferentes...o meu preferido é Luísa!

    Filipa, fez um post com os três nomes masculinos que mais gostávamos que não se encontrassem no top 100....e se fizer um feminino.. Deixo aqui uma sugestão!

    Bom fim de semana
    Sonia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou da minha ideia, vou já colocar os meu três nomes preferidos menos populares!

      beijinhos :D
      Sónia

      Eliminar
  16. Nomes que gosto ...Mas não adoro...
    O meu prefiro é Alice, mas se tivesse uma terceira filha não o colocaria!:)

    Bjs
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  17. Felizmente, o nome da minha filha mais velha não é comum (Ester) o que já não acontece com a mais nova, que cada vez ouço mais (Carmo, mas a minha é sem Maria e sem diminutivo). Acredito que Carmo/Carminho vá tornar-se ainda mais popular. Penso que Frederica, Olívia, Amélia e Eva também já começam a ocupar o seu lugar e podem muito bem ser os próximos nomes do momento.
    Quanto à lista, sou suspeita. Gosto realmente de todos! Tenho uma sobrinha chamada Benedita e outra chamada Clara, a minha irmã mais nova chama-se Francisca (na altura, haviam muito poucas), a Ester esteve quase para ser Luísa e Alice sempre foi e é um nome a ponderar para uma terceira.

    ResponderEliminar
  18. Saudações!!!
    São 5 nomes que lido muito no dia a dia..!!
    Benedita é minha vizinha do lado esquerdo e tem uma Alice como irmã e uma Clara como mãe :)
    Francisca é a vizinha do lado direito mãe de uma Luísa!

    Apesar se serem nomes que não adore o mais prefiro é Clara!
    Beijinho

    Votos de um bom fim de semana a todas

    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Da lista apenas houve um nome que ponderei para a minha filha que foi Francisca! A disputa era entre Francisca, Filipa e Frederica mas acabamos por decidir Filipa!

    Clara conheço uma irmã de uma Luísa!
    São nomes bonitos mas se se tornarem moda...Será muito em breve!!

    Beijinhos
    Fabiana

    ResponderEliminar
  20. Desses nomes tenho preferência por Alice, Clara e Luísa. São três nomes que ponderaria para uma futura filha.
    Acho que esses três nomes só por si, sem composto nenhum, seriam óptimos para um trio de irmãs. Aliás não acho necessidade nenhuma de lhes acrescentar um segundo nome porque, a meu ver, lhes ia tirar beleza e frescura à sonoridade. É daqueles exemplos em que menos é mais :)

    ResponderEliminar
  21. Amo de paixão Alice e Luísa. Gosto também de Francisca. Já Clara e Benedita não me enchem os olhos. Tenho uma amiga que está grávida e vai colocar o nome do filho de Romeu. Achei uma graça. É pouco usado aqui no Brasil, mas eu acho muito fofo.

    ResponderEliminar
  22. Adoro o nome Benedita, mas também gosto de Alice e Francisca.
    No entanto, para primeira filha, um dos nomes que tenho à muito tempo em mente seria uma Benedita. Mas... fico triste com esta popularidade que se começa a ver. Não gosto de nomes demasiado populares como são os atuais casos de Leonor e Matilde. Conheço imensas Matildes com idades até 4 anos.

    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  23. Olá Filipa, quando tinha 11 anos ouvi pela primeira vez um nome que fixei até hoje. Nunca conheci ninguem com esse nome (a não ser a actriz) e não o associo a nada a não ser a uma filha que hei de ter ;) ao longo destes anos fui partilhando que gostava muito de ter uma Benedita e toda a gente sempre torceu o nariz, inclusive o marido.... Mas como há 12 anos que ouve o nome sempre que falamos de filhos já ficou familiarizado. Ainda não temos filhos, nem sei se terei algum dia uma menina, mas se tiver será Benedita.
    Com a popularidade de Benedita a aumentar de dia para dia, confesso que isso não me deixa radiante, mas ao mesmo tempo acho tão bonito que compreendo que o país queiram ter uma em casa ;)
    Quanto a pares perfeitos talvez Francisca e Teresa.
    Para meninos o meu preferido é Vicente, acho bonito para criança e ao mesmo tempo um nome com força para adulto. Os pares perfeitos seriam Lourenço e Francisco. Parece que tenho pontaria para os nomes mais populares do momento, mas que há uma década estavam mais apagados...
    O que eu nunca encontrei foi um segundo nome para Benedita. Alguma sugestão? Ou é melhor não inventar? Para Vicente também não consigo encontrar.

    Beijinhos
    Rafaela

    ResponderEliminar
  24. Conheço uma Francisca que tem uma irmã chamada Aurora.
    Pessoalmente, gosto muito do nome Francisca e está definitivamente na minha lista para uma futura filha, assim como a versão masculina Francisco. Apesar de serem bastante populares, sempre gostei desses dois nomes desde pequena, não sei porquê. O significado de "livre" só joga a seu favor.
    Já de Aurora não sou grande fã.
    Há mais alguém que goste destes nomes?

    ResponderEliminar
  25. Eu chamo-me Francisca (Maria Francisca, aliás), mas tenho 27 anos...conheci pouquíssimas da minha idade e mais velhas (o nome só entrou na moda após o nascimento da filha do D. Duarte...). Na realidade não gostava muito do meu nome na infância (na altura queria ter um nome comum como "Ana"...), mas hoje em dia adoro!
    Não sou fã de Alice nem de Benedita...Clara e Luísa assim-assim...
    Nos meus preferidos estão alguns dos que começam por "M" (Margarida, Madalena e Mariana) e por "C" (Carlota, Catarina e Carolina) e outros aleatórios como Leonor, Inês, Diana e Beatriz.
    Quanto à antevisão: Francisca + Madalena + Laura (acho que é um nome que se vai começar a usar daqui por uns tempos...)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)