Escolher um novo nome depois de uma perda gestacional

em 01/02/18


No início do ano, recebi um email de uma leitora com quem tinha conversado anteriormente a propósito do nome do seu futuro bebé. Contou-me que tinha perdido a filha numa fase avançada da gestação e que agora estava a pensar engravidar novamente, pelo que andava à procura de um nome especial para um "bebé arco-íris", explicando-me que esta expressão é usada porque estes bebés representam a bonança depois da tempestade. 
Não quero estar a apropriar-me de uma dor que nunca senti, porém, tenho a certeza de que é uma experiência devastadora e que a gravidez depois de uma perda deverá ser extremamente emotiva, parecendo-me compreensível que alguns pais sintam vontade de reflectir o recomeço no nome do bebé que está prestes a chegar.
Os  nomes literais podem ser uma boa opção - já houve aqui relatos de casais que escolheram Vitória & Salvador - mas optei por escolher nomes que carregam esse simbolismo de forma mais discreta, no seu significado.


Meninos

  • Áser & Asher - feliz, abençoado
  • Benício, Benedito, Bento - abençoado
  • Carlos - forte
  • Davi & David - o bem-amado
  • Dilan & Dylan - amor; filho do mar; leal
  • Fausto  - o que traz a felicidade; feliz; afortunado
  • Félix - feliz
  • João & todas as suas variantes - favorecido por Deus; graça de Deus; Deus é gracioso
  • José - Deus acrescenta
  • Lucas -  luminoso
  • Noah & Noé - de larga vida
  • Rafael & Raphael - Deus curou
  • Ravi - sol
  • Salomão - paz; pacífico; harmonioso
  • Saúl - o desejado
  • Téo & Theo - de Deus
  • Vicente - vencedor
  • Victor - victorioso


Meninas

  • Aida - presente; recompensa
  • Aisha & Aixa - vida
  • Allegra - alegria
  • Amanda - muito amada
  • Ana - graça divina, graciosa
  • Ariel & Ariela - leão de Deus
  • Beatriz - viajante; abençoada; a que traz felicidade
  • Benedita - abençoada
  • Carlota - forte
  • Carmen - canto, poema
  • Dora - presente
  • Edina - saudável
  • Elena, Helena & Eliana - raio de sol brilhante
  • Ema - a que cura o universo
  • Irene, Irina & Iria - paz
  • Letícia - alegria
  • Lúcia - luz
  • Margarida & Rita - pérola, filha do mar
  • Milena - amor, graça
  • Nádia & Nadine - esperança
  • Naíma - tranquila
  • Nídia - doce e graciosa
  • Oriana - amanhecer
  • Rafaela & Raphaela - Deus curou
  • Serena - tranquila
  • Teresa - a que une
  • Valéria -  saudável, forte


Que outras sugestões gostariam de deixar para estes pais?

22 comentários:

  1. porquê Ariel nas meninas e não nos meninos onde deveria estar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque em Portugal é mais registado em meninas do que em meninos!

      Eliminar
    2. Isso é irrelevante sinceramente. Aliás provavelmente até são pais estrangeiros a darem esse nome a meninas...

      Eliminar
    3. E mais, a diferença nos registos é pequeníssima... parece-me mais preferência sua por nomes masculinos em meninas, tal como Jasmim... estranho, não a vejo a advogar por Rosa ou Violeta em meninos.

      Eliminar
    4. Não vê, e eu acrescentaria "evidentemente". Não percebo o seu problema com o facto de eu ter incluído Ariel numa lista de nomes femininos quando ele é aprovado em Portugal nessa qualidade. E não entendo por que acha que eu teria de arranjar uma desculpa forçada para isso, até porque se essa minha decisão tivesse algo que ver com as minhas preferências [e até nem tem], eu não perderia tempo a criar outra justificação, di-lo-ia abertamente, porque seria uma decisão em conformidade com 90% dos conteúdos que produzo e que se baseiam nas minhas preferências :)

      Eliminar
    5. Acho que em Portugal faz mais sentido Ariel ser nome de menina. Pelo menos desde pequena sempre associei Ariel a menina sobretudo por influência da história da Pequena Sereia!

      Eliminar
    6. Ariel,Darcy,nadir entre outros são unisex,mas também associo a menina por causa da Ariel da pequena seria uma das minhas historias favoritas

      Eliminar
  2. Continuando com a lógica de nomes com grande significado, sugiro:
    Eduardo - guardião das riquezas
    Esperança - aquela que espera coisas boas.

    ResponderEliminar
  3. Para menino: Sebastião, o Desejado. :)

    ResponderEliminar
  4. Excelente lista, Filipa!
    Eu acrescentaria Gabriel: o mensageiro de Deus/ Deus enviou.

    ResponderEliminar
  5. Tirando Ema que me lembra animal.Asher que me lembra achar,o resto escolheria qualquer um.Ana Luiza, Letícia e Beatriz são meus favoritos para meninas e meninos:Lucas,Rafael e João Vitor!Não sei porque acho que João vitor combina com Ana Luiza. Meu boneco de porcelana de olhos verdes e cabelos pretos era Rafael e boneca loira de olhos azuis Isabela, também sempre achei que Rafael combinasse com Isabela.Que nossa amiga tenha um bom parto!

    ResponderEliminar
  6. Um nome que adoro e que acho que encaixa muito bem: Graça :)

    ResponderEliminar
  7. Teodora(o): presente de Deus
    Luz, Glória e Aurora: pela literalidade
    Gosto de Davi também, por ser anagrama de Vida.

    ResponderEliminar
  8. Eu tive um Saul que acabou por não nascer. Anos depois veio a Sofia. A escolha da mesma inicial não foi coincidência. Pensámos que ela teria algo do irmão e isso materializou-se numa letra. A mamã em causa e toda a família estão a viver um momento lindo, disfrutem!

    ResponderEliminar
  9. Por aqui temos um Tiago, e a Rita a minha menina que nasceu a "dormir"...
    Acrescentaria Iris a lista (talvez pela ligação a arco-iris).
    Gosto de João e Beatriz ...
    :)

    ResponderEliminar
  10. Luz, Aurora e Esperança, sem dúvidas (pela delicadeza de cada um e literalidade). Também gosto de Vicente, Irene, Helena, Beatriz, Teresa, Benedita e Margarida (pelos nomes em si e significados)

    ResponderEliminar
  11. Nós temos uma Benedita nessas circunstâncias :)beijinho

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Filipa, por abordar um tema tão delicado! Quem já teve a enorme infelicidade de perder um filho sabe o quão doloroso e devastador é!
    Gosto da "sensibilidade" dos nomes literais: António/a (inestimável) e Sancho/a (Santo)... porque um bebé perfeito não é mais do que um MILAGRE da VIDA!
    Um enorme beijinho aos corajosos "Pais Arco-Íris"

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)