Maitê

em 27/09/16


Perdi a conta ao número de vezes que escrevi que a novela brasileira Felicidade foi a grande impulsionadora do nome Beatriz em Portugal, algo que, entretanto, pude confirmar oficialmente, [lembro que, um ano depois da emissão da novela, Beatriz passou da 63.ª posição do ranking para o 20.ª lugar]. Aos dez anos, eu também achava que Bia era o nome mais perfeito do universo, mas o meu espírito de name nerd já tinha despertado e o que me fascinava mesmo era o nome da atriz que dava vida à protagonista da novela, Maitê Proença. 
Nessa altura, as novelas brasileiras já me tinham familiarizado com nomes como Sassá, Fedora ou Jurandir, mas Maitê, ainda que muito diferente dos nomes comuns em Portugal, era muito fofinho! Anos mais tarde, fiquei agradada quando vi que Maitê era um dos nomes aprovados por cá e inclui-o numa das minhas primeiras listas de nomes preferidos começados por M e na de nomes diferentes mais usáveis. Hoje continuo a achar que é usável mas, na verdade, não é usado, talvez por estar demasiado colado à atriz - e em Portugal, quem não a conhecia na década de 90, passou a conhecer em 2009, aquando do video que se tornou viral, em que a atriz tece alguns comentários pouco felizes sobre o país. 
Voltando ao nome, a sua origem é discutível mas é frequentemente referido que se trata de um hipocorístico de Maria Teresa e quase de certeza criado no universo hispânico, que também nos brindou com diminutivos como Maribel, para Maria Isabel e Marisol, para Maria Soledad, ambos aprovados. Como ja vimos, é muito pouco popular em Portugal e não é sobejamente usado no Brasil. 
Resumindo e concluindo, quase toda a gente conhece o nome Maitê e este não é mais difícil de fixar do que Enzo ou Noa, apenas para citar dois nomes que estão no top 100 português. É extremamente delicado, tal como Ema e Mia e de certeza que uma pequena Maitê não terá muitas colegas com o mesmo nome! 

11 comentários:

  1. Eu acho Maitê um nome muito fofo e muito usável. Além de ser delicado. Me agradaria se esse nome fosse mais popular, pois acho muito bonito.

    Aqui no BR, além da Maitê Proença, temos também outra atriz, a Maitê Padilha que é muito conhecida entre as crianças e adolescente por conta da série "Gaby Estrella".

    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  2. Filipa, aguardo ansiosamente pelo dia em que você vai escrever sobre o meu nome. =DDD

    ResponderEliminar
  3. Acho Maitê um bom nome mas não me diz grande coisa.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de Maitê, e em grande parte por associá-lo à atriz Maitê Proença. Não conheço o vídeo em questão, mas quase tudo que ela diz é infeliz.
    Mas se eu focar apenas no nome separá-lo da pessoa (algo que me é difícil, confesso) acho-o usável, porém sem sal, sem graça.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho um nome diferente mas no bom sentido. Soa-me a francês (apesar de aparentemente não ser) portanto a algo distinto mas simultaneamente doce.
    Não usava mas gosto.

    ResponderEliminar
  8. Tragicamente, só quando deixar de associar o nome Maitê à actriz é que vou passar a gostar realmente do nome... =P

    A respeito do famoso vídeo, a única coisa que me incomodou verdadeiramente foi verificar que alguns brasileiros meus amigos vinham ter comigo e abordavam o assunto com ar de desculpa - já sem falar no facto de que a própria embaixada do Brasil se desculpou oficialmente, tal foi o alarido. A Maitê Proença pode até ser muito mal educada - aí concordo plenamente -, mas o povo brasileiro não tem culpa nenhuma disso! Além disso, sendo uma cidadã privada, ela não representa nem o Estado, nem o povo. Se o Estado português tivesse de apresentar desculpas formais sempre que um dos nossos faz disparates lá por fora, iríamos precisar, no mínimo, de um departamento inteiro dedicado ao assunto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente também não consigo desassociar o nome à atriz :( Mas discordo em parte com o que disse, o video foi transmitido numa emissora brasileira, logo não é única e exclusivamente responsabilidade dela, acho que o facto de ser permitido fazer tais comentarios de forma tao liberal ao nosso país é que causou a polémica, se ela o tivesse feito nas suas redes sociais não acharia tão alarmante. Mas como dizem: as coisas têm a importância que nós lhes damos :)

      Eliminar
  9. Tô atrasada no comentário. Eu também já havia notado essa coincidência de atrizes MP. Maitê é um nome que gosto bastante e já entrou na minha lista de: "Possíveis nomes para minha futura filha". De acordo com o Babycenter ele está em 63° e eu gosto disso porque Sofia que esta em 2° por ex eu acho lindo, mas ouvi tanto que enjoei e não quero enjoar de Maitê

    ResponderEliminar
  10. Maitê Perrone , amo, atriz e cantora mexicana

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)