Teodoro

em 24/07/14


Teodoro é um nome grego, que significa "dom de Deus" ou "presente de Deus". Internacionalmente, é um nome muito bem visto, considerado elegante e distinto e é quase sempre associado ao diminutivo "Teo", que eu acho simplesmente adorável! A meu ver, Teodoro pode ser uma óptima alternativa a Rodrigo - um nome comprido, que toda a gente conhece e muito próximo da versão internacional Theodore. Além do mais, também acho que funciona muito bem como segundo nome! Teodoro nunca foi muito popular em Portugal e em 2013 apenas foi registado um menino com este nome.

[texto editado; publicado originalmente em Outubro de 2010]

32 comentários:

  1. Que nomes é que ficariam bem tendo Teodoro como segundo nome?

    Confesso que gosto mais da versão internacional deste nome.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Teodoro, e ia perguntar exatamente o mesmo. Acho que um primeiro nome para Teodoro teria de ser curto e mais "delicado", ou seja, com uma pronúncia menos forte.

    Algumas tentativas:

    André Teodoro
    Daniel Teodoro
    Diogo Teodoro
    Hugo Teodoro
    Jaime Teodoro
    João Teodoro
    José Teodoro
    Levi Teodoro
    Lineu Teodoro
    Luís Teodoro
    Martim Teodoro
    Miguel Teodoro
    Pedro Teodoro
    Remi Teodoro
    Romão Teodoro
    Romeu Teodoro
    Simão Teodoro
    Tomé Teodoro

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais da versão feminina: Teodora

    ResponderEliminar
  4. Maria, as sugestões da Maria Pilar vão ao encontro das minhas - um primeiro nome curto, possivelmente mais comum, seguido de Teodoro, combina muito bem, a meu ver!

    ResponderEliminar
  5. Adoro, adoro, adoro Théo (nome da figura principal do livro A viagem de Théo, que também adoro, adoro, adoro). Só tenho pena que não dê para registar :/

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Théo, que temo que fique porpular já que Sandy, uma cantora bem famosa aqui no Brasil, colocou o nome do seu primeiro filho de Théo

    ResponderEliminar
  7. Confesso que gosto do grafismo do nome, mas oralmente não me soa bem...
    Talvez sea«ja uma questão de hábito...

    ResponderEliminar
  8. Só aqui uma "achega". O filho da actriz Joana Seixas já nasceu e chama-se Gustavo. Bonito nome.

    Quanto a Teodoro, acho que as combinações que a Maria Pilar deu estão muito bem conseguidas. Gosto bastante de algumas.
    No entanto, Teodoro não era um nome que eu desse a um filho meu. Por nenhuma razão lógica. Simplesmente não faz aquele "click".
    Mas é um nome interessante, sem dúvida, e acho que tem bastante potencial.

    ResponderEliminar
  9. Os pontos fortes de Teodoro são os que a Filipa já referiu. É, na minha opinião, elegante e requintado.

    ResponderEliminar
  10. Eu aposto em nomes assim.para os meus filhos, antigos e fortes como:
    Teodoro, Baltazar, Sebastião e Estêvão:)

    ResponderEliminar
  11. E Benício? Gostava muito de saber mais sobre esse none que acho lindo!

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso de Teodoro...mas o meu marido acusa-me de só gostar de nomes esquisitos :(
    Juro que não compreendo como é que este nome não é mais popular...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mara, eu amo Teodoro! E acredite, não é de todo esquisito :) Esquisito é achar isso do nome, e também não percebo como não é mais usado... O diminutivo Teo é super apelativo! Uma boa alternativa a Leo, que já estou fartinha de ouvir. E Teodoro é tão simples e elegante ao mesmo tempo! Por um lado ainda bem que não é muito (quase nada!) usado, mais fica para quem gosta. Que se mantenha assim durante muuuuito tempo.
      Não ligue ao que os outros dizem, gostos são gostos, e o seu pelos vistos é melhor que o do seu marido! ;)

      Eliminar
  13. Muito obrigado pelo apoio Maria Pilar! Já não me sinto tão sozinha!
    Como os dois temos que concordar num nome vou ver se o convenço se for composto...alguma sugestão para nome composto com Teodoro em 1º? Parece-me que só soa bem se o 2º nome também for comprido..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de Teodoro Manuel, por exemplo :)

      Eliminar
  14. Mara, mais algumas sugestões:

    Teodoro Dinis
    Teodoro Filipe
    Teodoro Francisco
    Teodoro Frederico
    Teodoro Gabriel
    Teodoro Isaac
    Teodoro João
    Teodoro José
    Teodoro Levi
    Teodoro Mateus
    Teodoro Moisés (amo! mas se o seu marido não gosta de Teodoro, duvido que goste de Moisés lol)
    Teodoro Noah
    Teodoro Rodrigo
    Teodoro Samuel
    Teodoro Valentim
    Teodoro Vicente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões! Gosto particularmente de Teodoro Frederico e Teodoro Mateus :)

      Eliminar
  15. Eu também sou fã de Teodoro mas até acho que funciona melhor como segundo nome!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema de Teodoro ser segundo nome é que depois toda a gente lhe vai chamar pelo primeiro e só eu lhe vou chamar Teodoro..ahah

      Eliminar
  16. Eu amo Teodoro, acho que não precisa de segundo nome :) Mas no seu caso, Mara, justifica-se. Boa sorte na escolha :)

    ResponderEliminar
  17. Filipa qual será a aceitação deste nome - TEODORO - por parte dos portugueses? Má?

    ResponderEliminar
  18. Ana, infelizmente acho que não é um nome muito bem visto... Encaram-no como pesado e antiquado, o que é totalmente o oposto daquilo que eu penso!

    ResponderEliminar
  19. O nome do meu cachorro é Teodoro, mas chamamos apenas de Théo. É Teodoro José. Ele ainda tem dois irmãos: Tobias José e Thomas José.

    ResponderEliminar
  20. Tenho um filho Leonardo Vicente e estou grávida de 34 semanas, outro menino. Gosto muito do nome Teodoro e acho que ficaria lindo com Leonardo, para mim seria Teodoro Afonso, mas o pai não gosta nada... Alguma sugestão para fazer par ao Leonardo?

    ResponderEliminar
  21. Gosto mais de Teodor que também é uma grafia internacional.

    ResponderEliminar
  22. Todas combinações com Teodoro ficaram lindas 😍😍
    Meu bebê chama Theodoro Diniz Oliveira 😍😍😍 amo amo amo

    ResponderEliminar
  23. Meu filho nasceu há alguns dias no Brasil e o batizei de Teodoro. Concordo com alguém aí pra trás que disse o nome ser elegante e requintado.

    ResponderEliminar
  24. Meu filho se chama Theodoro Davi. Acho lindo.

    ResponderEliminar
  25. Colocaremos o nome de Theodoro no meu bebê que está prestes a nascer. A família não gostou muito mas não iremos mudar. Acho o nome lindo e tem um significado especial. Literalmente um presente de Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu bebê também se chamará Theodoro. Amo!
      principalmente pelo significado: Presente ou Dádiva de Deus!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)