Guia para encontrar o nome perfeito!
- Nomes por temas -

em 25/02/14


Está à espera de um bebé, ainda não escolheu o nome, mas não tem tempo para ler o blog inteiro à procura de inspiração? Não desespere, eu vasculhei os mais de 2000 posts do Nomes e mais Nomes e criei este guia, que lhe permite encontrar facilmente os posts mais relevantes, ordenados por temas, e que o podem ajudar a encontrar o nome perfeito!
Para uma leitura complementar, poderá consultar o nosso índice, que também permite um acesso rápido a rankings, rubricas e reflexões e para isso basta clicar AQUI!




    • Nomes para meninas



    • Nomes para meninos


    • Nomes unisssexo



    • Nomes para gémeos ou Nomes para irmãos



    • Rubricas



    • Nomes temáticos


Como terá oportunidade de reparar, existem muitos nomes bonitos e espero que encontre o nome perfeito para o seu bebé numa destas listas! 

24 comentários:

  1. Oi, vocês tem alguma ideia de nome composto para o combinar com nome Daenerys?

    ResponderEliminar
  2. Para Daenerys pode usar nomes como Mia, Lily, May, Cara, ou seja nomes curtos. Espero que ajude

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão faz nomes Vikings.
    Espero ter ajudado!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    o que acham de "Lara Antonieta"?

    Que outro nomes vocês acham que combinam com Antonieta?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. FALTA MEU NOME NA LISTA
    MEU NOME É CRISLEINE
    EU ACHO MEU NOME LINDO
    O NOME MAIS LINDO

    ResponderEliminar
  6. Olá! Adoro este blog!
    Tenho uma menina que se chama Leonor e vai fazer três aninhos. Gostava de algumas sugestões de nomes para um futuro mano ou mana! Que nasecerá para o ano.
    Pretendia um nome não muito usado. Mas está difícil decidir.
    Obrigada :)

    Raquel

    ResponderEliminar
  7. Olá Raquel! Já espreitou o post sobre Pares Perfeitos para Leonor?

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/search/label/Pares%20perfeitos%20para%20Leonor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa! Obrigada pela rápida resposta.
      Ainda não tinha visto, entretanto já vi e revi..
      Está tão difícil! !
      O pai para rapaz gosta de Lourenço. Eu preferia Lorenzo, mas já sabemos que não dá. .
      Para menina eu gosto de Júlia, Alice...
      Mas não adoro nenhum ainda. .
      Gostava de encontrar um nome incomum..
      Raquel

      Eliminar
  8. Raquel, quando diz "incomum" está a pensar em nomes normais, tradicionais como Leonor mas pouco populares, ou nomes verdadeiramente diferentes?

    Por exemplo, inclinar-se-ia mais para Julieta ou Jasmina? Gil ou Enzo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de Julieta, Gil não, Enzo sim... mas não colocaria num filho. . Jasmina não gosto mas já poderei Yasmin.. agora vejo que se torná muito popular.. ainda no outro dia a minha irmã me disse que uma rapariga na paragem do autocarro, ja com um barrigão, estava a dizer que era uma Yasmin. Ela achou piada.. porque à partida seria um nome que nunca nos tinha aparecido.
      Ja agora Filipa, sabe me dizer se ja houve pedidos para Lorenzo? Uma vez que não está na lista de nomes permitidos? Assim pelo menos de menino já ficavamos arrumados. O pai em alternativa gosta de Lourenço. . Eu não desgosto, mas sei que tornará bastante popular novamente. Fiquei muito desiludida por perceber, depois de ter dado o nome a minha filha, que haviam imensas Leonores.. isto porque nao fiz qualquer pesquisa. Foi o nome que gostamos e ficou decidido.
      Para menina se não encontrarmos outro que ambos gostamos ficará Alice... gosto, mas não há aquela certeza absoluta... nao sei se me entende.
      Obrigada mais uma vez pela atenção! ! :)

      Raquel

      Eliminar
  9. Tenho conhecimento de um caso concreto, em Junho do ano passado. Houve um pedido de aprovação de Lorenzo, mas foi indeferido, com o argumento de que existe a versão portuguesa do mesmo - Lourenço.

    Acha interessante os italianos Giani e Giovani? Ou Benjamim, Romeu ou Valentim?

    No caso das meninas, como alternativa a Alice, sugiro:

    Áurea
    Cecília
    Clarisse
    Elisa
    Flora
    Lúcia
    Lília
    Matilda
    Pilar


    Parece-me que se inclina mais para nomes contemporâneos..

    B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg pela informação!
      E gosto muito de Valentim também! :)
      De menina gostei apenas de Cecília.
      Vamos fazer uma pausa nesta busca do nome ideal, mas faço questão de voltar ao blog. :) muitos parabens! Está fantástico!
      Beijinhos

      Raquel

      Eliminar
  10. Tá difícil, hein! E não saber da popularidade de Leonor, o que dizer? Até eu sei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, está. . Mas havemos de lá chegar ;) !
      Soube da popularidade do nome Leonor pouco depois de ter posto o nome a minha filha.. em 2011.

      Eliminar
  11. O nome Leonor não é popular no Brasil, mas em Portugal, inclusive, é um dos nomes que está intimamente relacionado a esse país.

    ResponderEliminar
  12. Olá Filipa,
    tenho um Tiago e uma Laura, e agora um mano a caminho... Que nomes sugere que "fiquem bem" com os manos mais velhos? Não gosto de muitos estrangeirismos, mas aqueles muito popularuchos também não me agradam... Sugestões? :)

    ResponderEliminar
  13. Marta, estas são as minhas sugestões para o mano do Tiago e da Laura:

    André
    Artur
    Bento
    Daniel
    David
    Duarte
    Filipe
    Gabriel
    Gastão
    Gil
    Jaime
    Luís
    Mateus
    Matias
    Nuno
    Romeu
    Samuel
    Vasco
    Vítor
    Xavier

    ResponderEliminar
  14. Marta, muitos parabéns! :)
    Gosto de todas as sugestões deixadas pela Maria Pilar e a minha lista também incluiria André, Tomás, Tomé, e Vasco!

    ResponderEliminar
  15. Olá! Sou pai de uma menina de 3 anos chamada Joana e que brevemente irá ter um irmão. Quais os nomes que se conjugam melhor para o mano da Joana? Sugestões sff!

    Só uma nota, eu sou António, filho de outro António; apesar de gostar do meu nome próprio, acho detestável esta prática de dar aos filhos o mesmo nome dos pais/padrinhos/familiares mais próximos... o que acham?

    ResponderEliminar
  16. António, eu não sou favorável ao uso do nome dos pais... Poderá ler a opinião dos leitores, por exemplo, aqui:
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2013/10/filhos-dos-famosos-portugueses-francisca.html

    Quanto aos pares perfeitos para Joana, pensaria nos clássicos contemporâneos:

    Joana & André
    Joana & David
    Joana & Duarte
    Joana & Guilherme
    Joana & Gustavo
    Joana & Pedro
    Joana & Tomás
    Joana & Vasco


    ResponderEliminar
  17. A mana do Tiago antes de nascer, esteve quase para ser Joana, e não Laura... Nesse caso seria o Tiago e a Joana :) Ainda hoje ele fala nesse nome :)

    ResponderEliminar
  18. ola a todos adoro esse blog vou ser pai brevemente de uma menina e gostava que ela se chamasse Loriene. gosto imenso desse nome mas não e permitido em Portugal alguém me pode dizer o que posso fazer em relação a isso?
    obrigada

    ResponderEliminar
  19. Ola a todos gosto muito do nome isaura e gostava imenso de uma ajuda para arranjar osegundo nome. Conto com vossa ajuda obrigada

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde,
    Se puder me ajudar
    Gosto muito do nome Stela em homenagem a minha avó, quero uma ajuda para o primeiro nome a combinar com o segundo nome Stela.
    Marina
    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)