Nomes modernos femininos

em 15/10/13


O Nomes e mais Nomes vive maioritariamente das consultas aos arquivos e deve a sua popularidade sobretudo às listas que fui compilando ao longo dos últimos anos. Um dos posts mais visitados de sempre é o que aborda os Nomes modernos femininos mas olhando hoje para aquela lista, acho que são nomes que já não surpreendem ninguém. Deste modo, resolvi atualizar a lista, procurando nomes contemporâneos, de introdução recente em Portugal  e usáveis. 


  • Aixa
  • Alexa, Aléxia
  • Alma
  • Ária
  • Bianca
  • Briana
  • Cloé, Cloe
  • Concha
  • Electra
  • Elena
  • Eloá
  • Ema
  • Fiona
  • Flor
  • Giana
  • Giovana
  • Iara
  • India
  • Irina
  • Iris
  • Isis
  • Jade * [Só pode ser usado como segundo nome]
  • Jasmim *
  • Katie
  • Kyara
  • Laila
  • Lana
  • Lara 
  • Larissa
  • Lea
  • Lia
  • Liana, Liane
  • Lira
  • Lis
  • Liz
  • Lótus *
  • Lua
  • Luna
  • Maiara
  • Mar *
  • Mara
  • Mel *
  • Mélanie
  • Mia
  • Naiara
  • Nalini
  • Nina
  • Noa
  • Perla
  • Reina
  • Riana
  • Ruby *
  • Safira
  • Serena
  • Sol
  • Suri
  • Súria
  • Tiara
  • Vida
  • Violeta
  • Yara
  • Yasmin
  • Zahra
  • Zoé *


Na vossa opinião, que nomes estão aqui a mais? E quais são os que estão em falta? 

Relembro que os portugueses não têm a mesma liberdade de escolha que os brasileiros e que, por isso, esta lista se baseia no conjunto de nomes aprovados em Portugal. 


10 comentários:

  1. Tendo a perspectiva de nomes de introdução recente em Portugal retirava Bianca, Ema, Lara e Mara apenas porque conheço pessoas com este nome da minha idade e mais velhas. Iara e Íris já ouço falar em tantas que para mim também já não são aquela novidade...

    ResponderEliminar
  2. Ora bem, retirava Violeta e Perla, que são nomes que me soam a antigos, e Mélanie e Katie, que acho simplesmente ultrapassados e nada frescos. Acrescentaria Maitê.

    Considero Ema, Mara, Íris, ect., apesar de não serem de introdução recente, nomes modernos, por isso acho que estão bem nesta lista.

    ResponderEliminar
  3. Retirava Ema.
    É dos nomes mais antigos do mundo, inclusive de Portugal é usado há mais de 200 anos, nunca foi demasiado popular mas é um nome que se mantém por décadas, não me soa nada a moderno só se for pelo facto de ser curto e fresco, mas não é na verdade moderno. Conheço uma senhora de 95 anos Maria Ema.

    Também retirava Violeta, soa-me a antigo.

    Acrescentava Núria, Melissa e Luana.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Retirava Bianca, Ema, Flor, Iara/Yara, Irina (nome de velha, e Irene é TÃO mais bonito...), Lara,
    Lia, Violeta e Yasmin. Os outros parecem bem diferentes e modernos!

    (mas, para mim, a lista dos vintage é tão mais bonita...)

    ResponderEliminar
  6. Retiro:
    Ema - Não é de introdução recente, mas se por ser curto e internacional é moderno, Eva também é
    Irina - Para mim não é moderno, conheço Irinas com mais de 30 anos, associo-o sempre a Irene, começou a ser badalado por causa da Irina do Ronaldo, mas não sei se isso o torna moderno.
    Violeta - Vejo-o como um nome antigo, elegante, neutro e discreto. Moderno, não.
    Alma e Serena: Não sei como os classificar, mas não consigo achar modernos. Não são antigos, nem clássicos, mas são diferentes e penso que na questão do "usáveis" nem toda a gente estará de acordo visto serem um substantivo e um adjectivo muito fortes. Mas adoro ambos.

    Acrescento:
    Érica
    Alícia
    Ariana
    Melissa
    Núria
    Anamar
    Tamara

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o que foi dito sobre a falsa ideia de modernidade de alguns nomes mas neste caso tentei colocar-me no lugar de alguém que, para além do momento da escolha do nome para o seu bebé, não tem interesse nenhum em nomes e acho que essas pessoas terão tendência a encarar Violeta e Ema, por exemplo, como nomes modernos.
    Quanto a Eva, acho que se usou sempre com alguma frequência, então não me parece tanto uma novidade!
    Mary, esses nomes estavam quase todos na primeira lista e como já são populares há algum tempo, optei por não os incluir!
    Infinitiva, também acho Irene muito mais fofo que Irina, mas acho que o rótulo dos dois é totalmente diferente!

    ResponderEliminar
  8. Ola boa tarde. Antes de mais quero dar os parabéns pelo blog, já sou seguidora a algum tempo mas é a primeira vez que comento. Chamo-me Alice, e estou a espera de um bebé, uma menina que nasce em janeiro. Pensei num nome mais queria uma opinião e como não vi nenhum tópico com o nome decidi escrever. Eu pensei em Eunice. Eu gosto mais de Alice, mas por ser o meu nome passei a pensar nesse. Obrigada pela atençao. Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida nenhuma o mais bonito é Eloá

    ResponderEliminar
  10. Complementando:
    Poderá consultar essa atualização de 2013 e continuar achando os nomes ultrapassados. É preciso se certificar se o blog consultado trata de nomes constantes dos registros de seu país.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)