Nomes femininos internacionais

em 16/01/13


O foco deste blog são os nomes portugueses, mas há sempre espaço para outras abordagens! Há uns tempos, publiquei uma lista de nomes masculinos aceites em Portugal que, graficamente, eram semelhantes noutros pontos do mundo. Nesse mesmo post, expus alguns problemas com que me deparo ao fazer uma lista destas, nomeadamente, como lidar com grafias iguais e pronunciações diferentes e vice-versa, e como lidar com um nome que, apesar das semelhanças, pode ser popular num país, mas invulgar noutro. 
Ao fazer esta lista, e depois de muita ponderação, decidi que a grafia não seria o factor principal porque, se pensarmos bem, nas outras partes do mundo, isso não é tão determinante como aqui, e decidi também que a popularidade é um critério bastante válido, que deve ser tido em consideração. 
Então, o processo de selecção foi o seguinte: baseando-me na lista de 500 nomes mais populares nos EUA e na de Inglaterra e Gales, durante o ano de 2011 (um nome popular nos EUA será mais facilmente reconhecido noutras partes do mundo!), recolhi os que têm uma pronunciação bastante semelhante em português e adaptei-os à nossa grafia:



EUA


  • Abigail
  • Adelaide
  • Adriana
  • Alana
  • Alexa
  • Alexandra
  • Aléxis
  • Aliça
  • Alice
  • Alícia
  • Alina
  • Amanda
  • Amélia
  • Ana
  • Anabel
  • Anastácia
  • Andrea
  • Ângela
  • Angélica
  • Angelina
  • Ária
  • Ariana
  • Aurora
  • Bela
  • Bianca
  • Briana
  • Camila
  • Carina
  • Carmen
  • Carolina
  • Cecília
  • Celeste
  • Clara
  • Cloe
  • Cora
  • Cristina
  • Dafne
  • Dana
  • Diana
  • Dulce
  • Elena
  • Eliana
  • Elisabeth
  • Ema
  • Emília
  • Erica
  • Esmeralda
  • Ester
  • Eva 
  • Eveline
  • Fátima
  • Febe
  • Fernanda
  • Fiona
  • Gabriela
  • Geórgia
  • Giana
  • Guadalupe
  • Íris
  • Isabel
  • Isabela
  • Jaqueline
  • Jénifer
  • Jéssica
  • Júlia
  • Juliana
  • Karen
  • Katie
  • Kelly
  • Kyara
  • Laila
  • Lana
  • Laura
  • Laurine
  • Lea
  • Leila
  • Lia
  • Lídia
  • Lilian
  • Liliana
  • Lúcia
  • Luna
  • Mágui
  • Maia
  • Margarete
  • Maria
  • Mariana
  • Mélanie
  • Melissa
  • Mia
  • Micaela
  • Michele
  • Miranda
  • Miriam
  • Mónica
  • Nádia
  • Natacha
  • Natália
  • Nicole
  • Nina
  • Olívia
  • Penélope
  • Priscila
  • Rebeca
  • Ruth
  • Sabrina
  • Samanta
  • Sarah
  • Sarai
  • Selena
  • Serena
  • Sofia
  • Stela
  • Tatiana
  • Valentina
  • Valeria
  • Vanessa
  • Verónica
  • Victória
  • Viviana
  • Viviane
  • Ximena
  • Yasmin



  
Inglaterra e Gales


  • Abigail
  • Aixa
  • Alana
  • Alexa
  • Alexandra
  • Aléxia
  • Aléxis
  • Aliça
  • Alice
  • Alícia
  • Alina
  • Amanda
  • Amara
  • Amélia
  • Ana
  • Anabel
  • Anaís
  • Analice
  • Anastácia
  • Angelina
  • Ânia
  • Antónia
  • Arabela
  • Ariana
  • Aurélia
  • Aurora
  • Beatriz
  • Bela
  • Bianca
  • Briana
  • Carina
  • Carla
  • Carmén
  • Ceres
  • Clara
  • Cláudia
  • Cloe
  • Cora
  • Daisi
  • Dalila
  • Diana
  • Edith
  • Elena
  • Eliana
  • Elin
  • Elisa
  • Elisabeth
  • Eloisa
  • Elsa
  • Ema
  • Emília
  • Érica
  • Ester
  • Eva
  • Eveline
  • Fátima
  • Filipa
  • Flora
  • Gabriela
  • Geórgia
  • Georgina
  • Helena
  • Índia
  • Iris
  • Isabel
  • Isabela
  • Jasmina
  • Jénifer
  • Jéssica
  • Joana
  • Jorja
  • Júlia
  • Katie
  • Kyara
  • Laila
  • Lana
  • Lara
  • Laura
  • Laurine
  • Lea
  • Leila
  • Lídia
  • Lília
  • Lilian
  • Liliana
  • Lívia
  • Lúcia
  • Luísa
  • Luna
  • Mágui
  • Maia
  • Maria
  • Mariame
  • Marta
  • Matilda
  • Melissa
  • Mia
  • Micaela
  • Michele
  • Miriam
  • Nádia
  • Nânci
  • Natacha
  • Natália
  • Nicole
  • Nina
  • Ofélia
  • Olívia
  • Penélope
  • Priam
  • Rebeca
  • Riana
  • Rosa
  • Ruth
  • Sabrina
  • Salma
  • Sara
  • Sarah
  • Sásquia
  • Serena
  • Sofia
  • Stela
  • Tabita
  • Talia
  • Tamara
  • Vanessa
  • Yasmin
  • Zara



58 comentários:

  1. Muito Obrigada Infanta Filipa!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. http://www.dailymail.co.uk/news/article-2261928/Call-child-Jayde-Courtney-theyll-ALWAYS-class-says-teacher.html

    ResponderEliminar
  3. Ana Filipa, qual é a grafia inglesa de Aliça?

    Na lista há nomes que, mesmo sendo populares nos EUA/RU, seriam estranhíssimos em Portugal, embora isso seja normal.

    Alguns nomes que acho muito internacionais (estando ou não na lista): Alma (parecendo que não, existe nos países anglo-saxónicos, hispânicos, nórdicos...),Amélia, Ana, Ariana, Beatriz, Clara,Claudia, Cloe, Diana, Ema, Eva, Lea/Leah, Linda,Joana, Maria, Matilde/Matilda, Melinda, Melissa, Miriam, Sofia, Vera, Victoria, Zara,... e muitos mais!
    (para rapazes é que há menos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu nome é Zaara mais todos me chamam de Zara e acho muito lindo este nome!

      Eliminar
  4. Ana Filipa, tem um blog muito completo! Hoje estava a ver o jornal e li que uma advogada se chamava Poliana. E eu estranhei o nome. Vinha aqui fazer um sugestão a pensar que tinha descoberto a pólvora.. E não é que já o tinha mencionado?
    Muitos parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  5. Olá Infanta Filipa, o seu blog está muito bem conseguido. Gostaria de saber a sua opinião sobre a robustez de nomes como aquele que estou a utilizar como pseudónimo. Uma discussão sobre a influência do nome na percepção social que temos dos homens/mulheres do poder político internacional, assunto que a mim me cativa particularmente, num mundo globalizado como o actual. Cumprimentos e continuações !

    ResponderEliminar
  6. Fiquei surpreendida por não ver Vera em nenhuma das listas...Pensava que era usado pelo menos no EUA mas aparentemente é mais raro do que eu pensava. Mas é um post muito interessante :)

    ResponderEliminar
  7. Infinitiva, escolhi Aliça como correspondente de Alyssa e por acaso estava em falta na lista dos EUA, mas já acrescentei!

    Juliana, obrigada pelas palavras simpáticas! :)

    George Papandreu, acho que este nome tem tanta força quanto o seu portador. No caso, é um nome icónico, como Franco ou Madonna. Também gostava de falar mais sobre isso, o que é que teria a partilhar? :)

    Mia, Vera não entrou na lista dos EUA por pouco, em 2011 foi 512.º, com 570 registos. Em Inglaterra e Gales houve apenas 11 registos, o que equivale à 2275.ª posição!

    Anónimo, já abordamos essa notícia aqui: http://nomesportugueses.blogspot.pt/2013/01/blogs-do-ano-2012-outra-vez.html?showComment=1358241211120#c1202141151370042050

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alyssa... acho que nunca chegaria lá sozinha! depois de ver parece óbvio ahahahah

      Eliminar
  8. oi filipa
    para comecar parabens pelo blog esta excelente:-)
    quanto a este tema queria perguntar s achas q nomes mesmo nao estando na moda no momento nao serao reconhecidos internacionalmente por ex chamo-m rita sei q esteve na moda na decada de 60 nos EUA mas q agora pouco se usa la mas apesar disso é um nome reconhecido em todas as linguas...imagino q vera funcionar do mesmo modo nao sera mt popular agora mas as pessoas sabem q existe algo como se passa com cecilia ou lucia aqui em portugal..que achas desta minha duvida existencial?lol claro q sou suspeita chamo-m rita e quando fui de erasmus todos recpnheciam bem o meu nome ao contrarip do da minha melhor amiga a mariana..
    beijinho e obrigada pelo post ta espectacular:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! Estou totalmente de acordo, seria facilmente reconhecível. Aliás, espreitando a minha primeira lista de nomes internacionais femininos, feita há uns anos, é possível encontrá-lo lá, juntamente com outros que também seriam mas que, desta vez, não passaram no teste da popularidade!

      http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/01/nomes-portugueses-internacionais.html

      Aliás, entre os 500 e os 1000 nomes mais usados nos EUA encontram-se muitos nomes totalmente "portugueses", como

      Vera
      Elisa
      Teresa
      Regina
      Glória
      Virgínia
      Elsa
      Helena
      Cláudia
      Sandra
      Marina
      Rosa
      Raquel
      Patrícia
      Irene
      Carla
      Lívia
      Renata
      Mercedes
      Paulina
      Bárbara
      Sónia
      Paula
      Mara
      Cristina
      Marisa
      Luz
      Marlene
      Adelina
      Lara
      Julieta
      Dália
      Amália

      Eliminar
  9. obrigada pela resposta:-) engracado é q os nomes masculinos variam muito mais na ortografia e na pronunciacao...quando estive em barcelona era muito facil encontrar nomes femininos iguais em portugues em espanhol e em catalao enquanto que os nomes masculinos variavam imenso e era raro encontrar um nome q s escrevesse ou pronunciassr da mesma forma em portugues e catalao:-)

    beijnho
    Rita

    ResponderEliminar
  10. Ooo nomer da minha Filha voces.que vao decidir crisTal , jasmine , soll

    ResponderEliminar
  11. A minha filha chama-se Ema, e procuro nomes internacionais para o próximo rebento (menino ou menina não sabemos)
    Não excluimos a hipotese de num futuro próximo irmos para fora do país, e daí querer nomes internacionais.
    Que nomes femininos e masculinos me sugere? Também não quero nada muito arrojado, quero que seja "normal" aqui em Portugal, como Ema...
    obrigada

    ResponderEliminar
  12. Fernanda, a Filipa já escreveu aqui: http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/01/nomes-portugueses-internacionais_07.html e aqui: http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/12/nomes-masculinos-internacionais.html
    :)

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que não me fiz entender.
    Já vi as listas de nomes internacionais, o que quero é sugestões mais reduzidas, vou ser mais directa, internacionalmente quais seriam os nomes dos irmãozinhos da Ema ?

    ResponderEliminar
  14. Fernanda, eu gostaria de ver...

    Ema & Benjamim
    Ema & Eric
    Ema & Ian
    Ema & Lucas
    Ema & Noah
    Ema & Samuel

    Para mim, são "normais" :D

    ResponderEliminar
  15. normalmente o nome jennifer não se escreve Jénifer como é referido aqui no blog, embora existam variações...

    ResponderEliminar
  16. Tem toda a razão, no entanto, "Jennifer" não é permitido em Portugal, ao contrário do que acontece com "Jénifer", que é.

    ResponderEliminar
  17. Meu nome é nayara beijos

    ResponderEliminar
  18. Filipa, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Como brasileira que sou, acho interessante as similaridades e diferenças entre Brasil e Portugal, e o seu blog consegue retratar isso muito bem no tocante aos nomes.

    Gostaria de sugestões de nomes internacionais masculinos de raiz latina/italiana que combinem com Victoria. Gosto do nome Augusto, mas acho que a "internacionalização" esbarra na grafia inglesa August.

    Att,
    Gina

    ResponderEliminar
  19. Quero escolher um nome p minha filha queria um nome bem diferente mais ta dificil....queria um q combinasse com o meu me chamo ruylla bianka....hooo decisao bem dificil me de alguma opiniao..,, obgda....beijinho!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Meu nome é Maria Gabriella já minha irmãs mais novas gêmeas se chama Cody e Riley ( elas são meninas ). Elas tem esse nome porque meu padrasto é Americano, e moramos nos EUA a 7 anos.

    ResponderEliminar
  21. Bem, eu amo o nome Rafaella, gostaria de saber se esse nome é utilizado nos EUA ?

    ResponderEliminar
  22. Não, Rafaella não é um nome popular nos EUA, nem as suas variações!

    ResponderEliminar
  23. Gostaria muito de ver o nome Mackenzie ser mais utilizado aqui no Brasil, mas infelizmente não tive o prazer de conhecer nenhuma por enquanto.

    ResponderEliminar
  24. - Não conseguir achar o meu nome pois ele é bem diferente rs :/ #NARRAYRA *-*

    ResponderEliminar
  25. Minha filha se chama Giovanna e meu filho Lorenzo , nomes bonitos e pouco usados :)

    ResponderEliminar
  26. Meu nome é LUANNY e da minha irmã ANNY LU - se perceber é ao contrário.. Que Quem vem do nome do meu país HOSMANNY LUIZ - HOSM "ANNY LU" ( hosmanny foi dado pelo tio do meu pai que era americano

    ResponderEliminar
  27. eu amo meu nome Núbia,não vi ai na lista

    ResponderEliminar
  28. Acho liiindo Serena aprendir a gosta e Guilherme, mas...Mas não é uma junção perfeita,só se fosse Bernardo, mas não gosto muito e tbm gosto de Pedro Henrique apesar da junção não ser perfeita com Aurora.

    ResponderEliminar
  29. Meu nome é Suelinda acho interessante 😊

    ResponderEliminar
  30. Nomes lindos faltou apenas o meu nome que e diferente super lindo ...WILNARA...

    ResponderEliminar
  31. Olá, gostei muito do seu blog...Parabéns!
    O meu filho é Eric, estou grávida do segundo é um menino. Estou com dúvidas para escolher o nome. O meu marido quer outro nome com a letra E , eu gostaria de colocar o nome com outra letra. Gostamos do nome Enzo, poderia me ajudar a escolher algum nome que tenha uma combinação brasileira e americana. Deste já muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. inicial igual:

      Eric & Eden
      Eric & Easton
      Eric & Eduardo | Edward
      Eric & Enrique | Enrico

      Eliminar
  32. O nome das minhas filhas vai ser hannah sophia lara yasmini maitê pietra

    ResponderEliminar
  33. Olá. Tenho um menino com nome de Micael e espero mais um membro na família menina ou menino. Podem ajudar-me cm nomes que combinem cm o do meu menino?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Micaely Eu acho um nome que combina é bonito e diferente eu gosto de nomes assim diferentes
      Tenho uma filha que se chamá Anny Beatriz nome bonito e diferente

      Eliminar
    2. Micaely se for menina é um bonito nome

      Eliminar
  34. Oi sou brasileira e me chamo Aline, acho meu nome bem comum, mas é muito raro encontrar alguem com esse nome!

    ResponderEliminar
  35. Meu nome numca acho em lugar nenhum ..
    Isamara

    ResponderEliminar
  36. ola amigas.

    Minha esposa esta gravida gostaria de ter uma sugestão no nome se for menina e também se for um menino.

    ResponderEliminar
  37. aamiga se chama Sky e u adoro o seu nome porém não encontrei na lista

    ResponderEliminar
  38. Meu nome é monaliza pessoal, beijos

    ResponderEliminar
  39. Meu nome é Charelly eu n sei direito de que pais é... Mas eu n gosto muito do meu nome. Mas apesar dele ser estranho eu n sofro muito Bollinger por conta dele...

    ResponderEliminar
  40. Meu nome é Aysla conheço poucas pessoas com esse nome , acho estranho não estar em nenhuma lista em que procurei. Quero ser mãe é essa lista me ajudou a pensar , parabéns pelo blog ��

    ResponderEliminar
  41. O nome da minha filha e Akylla Eloá achei bem diferente no começo,mais agora acho lindo o nome dela.

    ResponderEliminar
  42. Micaelle meu nome, se não fosse o meu seria da minha filha acho lindo e diferente.

    ResponderEliminar
  43. Ola adorei os nomes!!
    Mas meu nome eu acho que unico que existe!!
    Pesquisem e me falem!
    Karinny Andreja
    Bjos a todos💋

    ResponderEliminar
  44. Preferem o composto Calíope Diana ou Calíope Aurora

    ResponderEliminar
  45. Nesta secção, os nomes femininos mais internacionais que eu destacaria são os curtos, de grafia simples. Para quem emigra e cria os filhos lá fora mas ainda quer manter laços com Portugal, nomes com essas qualidades são os mais «democráticos». Os meus preferidos são Cora, Eva, Lara e Mia. 🌺

    ResponderEliminar
  46. Neste segmento de nomes internacionais que tenham o mínimo de letras substituíveis (como I por Y ou o C por K, por exemplo). Os meus favoritos são Ada, Luna, Mel, Gia, Vera, Aster, Zara para meninas e Ax, Ben, Ed, Hugo, Leo, Tim, Patel, Os mais «esquisitos» que gosto muito são Io (fem.) e Oz (masc.).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)