Duelo de nomes
- Martim vs Tomás -

em 19/01/11


Hoje opomos dois dos nomes mais populares do momento nos bebés portugueses: Martim e Tomás. Estamos na presença de dois nomes medievais, que se usam há vários séculos em Portugal. Ainda assim, Martim caiu em desuso, tendo regressado nos últimos anos à ribalta; já Tomás nunca deixou de usar completamente, mas também não era muito popular nas últimas décadas. 




  • Martim

significado: beligerante, hostil, guerreiro.
possíveis alternativas: Martinho, Valentim, Benjamim, Carmim, Jasmim

Vantagens:

- Nome associado às classes mais altas;
- próximo das versões internacionais, como Martin, Martinos, Martyn;
- nome curto, mas ainda assim permite diminutivos, como Tim.

Desvantagens:

- Nome muito popular e vulgarizado; já não é, de modo algum, um nome exclusivo;
- Muito próximo do apelido "Martins"


  • Tomás

significado: gémeo
possíveis alternativas: Joás, Brás, Tomé, Tobias

Vantagens:
- terminação muito invulgar que o torna peculiar;
- similar à versão internacional Thomas. 

Desvantagens:
- grande popularidade
- visto como nome de betinho
- pouca possibilidade de diminutivos para além de Tom, que não se adequa muito à língua portuguesa

Actualização
Resultado da sondagem:

13 comentários:

  1. Martim continua a ser um nome exclusivo embora tenha havido um boom do nome no ano 2011. Continua a ser menos usado q todos os outros nomes q julgam ser exclusivos e/ou usados como betinhos, nomeadamente: Tomás, Lucas, Dinis, Salvador, Afonso, Guilherme, etc. O boom do ano foi mesmo Lucas e Lara, acho q nunca tinha ouvido tanto os pais chamarem pelos filhos como estes dois nomes...na praia vai ser bonito...e são dois nomes que odeio, um porque é brasileiro e outro pq infelizmente dão o nome a cadelas.

    ResponderEliminar
  2. Em 2010, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça, Martim foi o 3.º nome masculino registado em Portugal, ficando apenas atrás de Rodrigo e João.
    Pode consultar aqui a lista:
    http://www.jn.pt/blogs/emletramiuda/archive/2011/01/23/2010-foi-o-ano-das-marias-e-dos-rodrigos.aspx

    ResponderEliminar
  3. Não me baseio em listas. Sou uma pessoa que gosta do realismo e avalio as coisas por aí, tenho casais (n é um casal!) amigos em q só eles já conto 4 Lucas e pelos menos 3 Laras e nenhum Martim. agora no facebook ainda dá para ver melhor pq dá p seguir os amigos dos nossos amigos e lá saiem mais Lucas e mais Laras. Em relação ao nome Martim, pode explicar-me como é possível haver Martin com "N" no fim e registados em Portugal e qd fui registar o meu filho, tanto eu cm a minha mulher queríamos com "N" no fim mas disseram-me logo q não era possível? será q uns são filhos e outros enteados? e já agora, cm é q puderam legalizar EM PORTUGAL a filha do djalo e da floribela com aquele nome bizarro?? começo a pensar q quem tem dinheiro pode dar, aos filhos, o nome de personagens do Senhor dos Aneis...

    ResponderEliminar
  4. Acho que a questão do Martin e da filha do Djaló tem a ver com o facto de um dos pais ter uma nacionalidade que não seja a portuguesa...nesses casos podem pôr outros nomes que não os da lista aprovada em Portugal...

    ResponderEliminar
  5. Em relação a Martim e não Martin, pode ler um esclarecimento aqui:

    http://nomesportugueses.blogspot.com/2011/03/resposta-ao-leitor-martim-e-nao-martin.html

    Em relação ao registo de Lyonce:

    http://nomesportugueses.blogspot.com/2011/01/luciana-abreu-pode-registar-o-nome.html

    ResponderEliminar
  6. lol

    Pelo comentário feroz do primeiro anónimo, reiterado no seu segundo comentário dá para notar a exclusividade do nome Martim.

    Sem mais.

    ResponderEliminar
  7. p o ultimo Anonimo:

    exacto. aí se nota a exclusividade do nome. sempre gostei do nome e não foi por causa da moda que n dei esse nome ao meu filho. realmente, se n fosses tão básica, compreendias o porquê de querer escolher com N no fim.

    lol

    ResponderEliminar
  8. Martim e Tomás são dois nomes tão populares! Eu gosto muito dos dois nomes!
    Diminutivos:
    Tomás - Tom / Más
    Martim - Mar / Tim

    ResponderEliminar
  9. Olá Filipa, depois que descobri seu blog não consigo mais parar de lê-lo!
    Eu gosto dos dois nomes, mas acabamos optando por Tomás.
    Não sabia da grande popularidade do nome em Portugal. No Brasil não é incomum, mas não é muito popular.
    Apesar de morarmos na Alemanha fizemos questão de registrá-lo com a grafia portuguesa, que a meu ver, é mais bonita do que Thomas. Gosto do acento no a, dando a tônica ao más :)
    Ah, e o que seria betinho? Muito depreciativo ou pejorativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabriela, obrigada pela simpatia! :) "Betinho" seria o equivalente a "patricinha" ou "mauricinho". Não é uma coisa muito simpática de se dizer, mas não remete para algo muito negativo :D

      Eliminar
  10. Eu não acho que o nome Tomás seja de "betinho", pois esse é o meu nome e acho essa descrição do nome um pouco brusca e sem fundamento. Antes de avaliar assim os nomes é melhor pensar duas vezes pois no fim o nome não define as pessoas.

    ResponderEliminar
  11. O nome não define a pessoa, nisso estamos de acordo. Quanto ao resto, é uma questão de percepção e a minha, em relação a Tomás, mantém-se. Mas também não vejo "betinho" como algo negativo, apenas é sinónimo de um determinado estilo de vida!

    ResponderEliminar
  12. O meu voto fica em Tomás.

    Detesto o nome Martim, sinceramente. A sonoridade não me agrada nem um pouco.

    Quanto a serem "nomes betos", discordo completamente. Talvez aqui há uma década atrás assim o fosse, agora já não. Conheço miúdos chamados Martim e Tomás que são filhos de pessoas de classe baixa, que ganham o salário mínimo e têm o 9º ano. A filha da minha esteticista chama-se Matilde, e o meu mecânico tem uma Leonor. A associação destes nomes como "exclusivos" às classes altas já acabou há muito tempo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)