Lista Oficial dos 40 nomes mais escolhidos em Portugal em 2010

em 28/01/11


Antes de mais, um muito obrigada à jornalista Maria Cláudia Monteiro pela amabilidade com que aceitou o meu pedido de divulgação dos 40 nomes mais usados em Portugal em 2010. E pela gentil referência ao Nomes e mais Nomes no blog "Em Letra Miúda"!
Tal como acontecia com o Top 10, não há grandes novidades; ainda assim, a presença de Santiago e Lucas na lista de nomes masculinos é curiosa. Na lista de 40 nomes, constam 18 femininos e 22 masculinos. [Atualização: em 2015, completei o top 25 com dados oficiais do IRN].





Meninas

Meninos





1.º Maria 
1.º Rodrigo 
2.º Leonor
2.º João 
3.º Beatriz 
3.º Martim 
4.º Matilde 
4.º Afonso 
5.º Ana 
5.º Tomás 
6.º Mariana 
6.º Tiago 
7.º Lara 
7.º Gonçalo 
8.º Inês 
8.º Diogo 
9.º Carolina 
9.º Francisco 
10.º Margarida 
10.º Guilherme 
11.º Joana 
11.º Miguel 
12.º Sofia 
12.º Pedro 
13.º Diana 
13.º Gabriel 
14.º Francisca 
14.º Rafael 
15.º Madalena 
15.º Simão 
16.º Rita 
16.º Santiago 
17.º Sara 
17.º Dinis 
18.º Laura 
18.º David 
19.º Luana 
19.º José 
20.º Mafalda 
20.º Duarte 
21.º Catarina 
21.º Lucas 
22.º Íris 
22.º André 
23.º Iara 
23.º Daniel 
24.º Bianca 
24.º Gustavo 
25.º Clara 
25.º Salvador 

22 comentários:

  1. Nem acredito que temos um top hehe! Lucas é uma surpresa, ainda bem que sobe porque gosto do nome (tal como Luca). Santiago é sem duvida um "trendy" name tal como Salvador, parece que cada vez mais se usam esses nomes nas novelas por exemplo.
    Uma das surpresas é Ricardo estar fora deste top, e quase que André também ficava de fora. Daniela também.

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu tinha ideia de que Santiago era um nome da moda, mas não que fosse tão usado! Embora não tenha conhecimento dos números correspondentes a cada nome, estar num top 20 ainda deve corresponder a umas belas centenas de bebés!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela dica!

    Estou surpreendida com a popularidade de Lara; pela minha experiência sempre esteve ligado a nomes mais "modernos" como Nádia, Andreia ou Cátia, o oposto do que está na moda! Nos rapazes, surpreenderam-me Simão e Lucas. Também acho que Maria e Ana (A (nunca conheci nenhum!) na principalmente) são enganadores porque nestes casos a maioria das crianças usa o segundo nome ...

    Interesante a ausência de Manuel, António, Carlos e Luís. Nas meninas, talvez Filipa e Sofia.

    ResponderEliminar
  4. Acho que referi isso num post recente: o nome Ana está tão bem posicionado por ser muito utilizado como nome composto. Mas há muitas Marias, só Marias...

    ResponderEliminar
  5. Pois, o meu filho de 3 anos chama-se Santiago e sinceramente quando escolhi este nome nao o fiz por estar na moda, pelo contrario nao conhecia nenhum Santiago e nao queria um nome muito usado. A verdade e que era um nome que ja tinha decidido ha muitos anos (muito antes de engravidar) por achar bonito e agora so se veem Santiagos por todo o lado... :-(
    Agora estou gravida novamente e tinha Rodrigo (snif,snif) no topo da lista... acho melhor ir a china escolher um nome que mais ninguem tenha. lol

    ResponderEliminar
  6. Olá mamã do Santiago! Parabéns pela gravidez, desejo-lhe muitas felicidades! E deixe-me acrescentar: se Rodrigo é o nome que prefere, e se a popularidade não a afecta, vá em frente! Arranje um diminutivo engraçado, um segundo nome mais invulgar...
    No entanto, se isso for um factor de desmotivação, não precisa de ir à China: perca-se nas listas masculinas do blog - há imensos nomes à sua espera! :D

    ResponderEliminar
  7. Adoro nomes! E realmente tenho de admitir que o "nosso" top até surpreendeu muito pela positiva! Quero Parabenizar este blog porque está realmente fantástico! Adoro Maria, ponho Maria com tudo...um dia espero vir a ter uma Maria Benedita, Maria Madalena e Maria Constança! Muitas Saudações

    ResponderEliminar
  8. Marta, muito obrigada pelas palavras simpáticas! Espero que enquanto não tiver as suas três Marias, consiga arranjar cinco minutinhos para continuar a passar por aqui! :D

    ResponderEliminar
  9. Ana passarei cá muitas vezes com certeza! E já recomendei!:D O blogue é para mim, neste momento, o local ideal para todos os papás se decidirem na questão do nome do bebé, conhecer factos e curiosidades e também para todos os outros, que tal como eu, adoram conhecer um bocadinho melhor o seu próprio nome! Quanto às Marias é com pena que digo que talvez não venham todas!:/ Mas os respectivos nomes compostos são os meus preferidos à imenso tempo!Adoro os tradicionais!Mais uma vez Parabéns e um beijinho para todos**

    ResponderEliminar
  10. Pronto, pronto, não elogie mais porque uma pessoa habitua-se :D Obrigada uma vez mais, também pela recomendação, é sempre bom ver aparecer mais gente! :)

    ResponderEliminar
  11. gosto de carolina e lara para menina e francisco,martim,guilherme e santiago para menino...quais os vossos favoritos? :)

    ResponderEliminar
  12. ola mamã do Santiago.
    Santiago é sem duvida um nome lindo, eu tenho um Lucas Santiago.
    e adoro o nome mas agora tenho um dilema muito grande é que estou gravida novamente e é um menino, não sei que nome lhe vou chamar já que só me lembro no nome do mano.

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente, o meu nome preferido para rapaz é Duarte(fiquei um pouco desiludida com a classificação) e para rapariga não tenho, mas gosto de Matilde/Ana/Maria(sozinho)... Quero ainda felicitar o site pelo maravilhoso trabalho.:)

    ResponderEliminar
  14. Anóninmo, obrigada pelas felicitações! :)
    Quanto a Duarte, é bom que não seja muito popular :)

    ResponderEliminar
  15. infelizmente em portugal, td dá status...até o nome do filho...tenho 31 anos, pai do Martim q conta hj com quase 15meses. Este nome ouvi pela 1ª vez qd tinha 14anos, era namorado duma prima minha e por estranho q pareça até repeti "martins?" e ele "n,martim" e eu "martinho??" e qd ele soletrou é q percebi, ao longo dos anos decidi q o meu 1º filho se iria chamar Martim por eu gostar/ser original. n é uma competição de quem tem o nome mais original mas sim do q se gosta. um nome q está mt na moda é mm o lucas...martim continua a ser e ainda bem, um nome menos escolhido. há os ricos wannabe q pegam nos 3-4 filhos e na esplanada gostam de gritar bem alto "dinis! santiago! lourenço! francisco! venham paki!!". sou sincero, odeio o nome lucas e lara. lucas pq é brasileiro e lara pq é nome de cadela (infelizmente). li todas as opinioes acima e digo p escolherem o nome q gostarem e n por ser da moda pq isso é ridiculo. qd o meu filho nasceu houve uma enfermeira q disse "o meu tb é martim mas tem 6 anos", foi um comentario q me deixou mm irritado pq foi cm se fosse uma corrida do estilo "o meu é Martim há mais tempo, n é nome da moda cm é o teu..." foi pura estupidez. qd vier o 2º, espero q seja uma filha p ficar completo, e caso seja uma rapariga a minha mulher tem um nome e eu tenho outro mas poupem-se ao azar de serem ridículos na escolha do nome...perdem tanto tempo c isso mas será q perdem tanto tempo a desejar saúde p os pais e filhos???

    ResponderEliminar
  16. Nunca pensei que Lara fosse tão popular... mas acho que é um nome muito bonito.Só não concordo com as Anas e as Marias porque são mais usadas com um segundo nome(mais as Anas porque já há muitas só com Maria)e também odeio Mariana,é muito usado e acho-o piroso, sei lá xD (sem ofensa às Marianas claro).

    ResponderEliminar
  17. Tou pasmado. Não conheço ninguém chamado Martim, Lara, Tomás ou Afonso etc. Muitos outros nomes desse top, Rodrigo, Beatriz, Leonor, conheço 1 ou 2.

    mas donde vêem estes dados?? Deve haver muito regionalismo suponho. Os stats devem variar muito entre as diferentes zonas do país.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo, os dados são do Ministério da Justiça mas quanto aos nomes mais populares, não creio que haja muitas diferenças a nível regional...

    ResponderEliminar
  19. Eu conheco imensos... lisboa e zona metropolitana ha imensos Afonsos, Martins, Rodrigos, Franciscos, Santiagos... meninas, Beatriz, Leonor, Matilde e Laras (agora em 2012 Yaras).
    Tal nao é a avalanche que estou gravida e jamais poria qq um dos nomes supra citados por mais que goste de alguns...

    ResponderEliminar
  20. Mas tenho que agradecer ao blog, muito completo, actual, bem estruturado e com muitos nomes originais... mm como eu gosto.
    Pena o meu marido nao alinhar nesta visão alternativa ou teria uma Violeta, uma Jasmim ou uma Flor. :)

    ResponderEliminar
  21. Cris, espero estar enganada, mas acho que vem aí uma grande moda de Violetas...
    Obrigada pelas palavras simpáticas sobre o blog, espero mesmo que tenha sido uma visita divertida :D

    ResponderEliminar
  22. Cris, espero estar enganada, mas acho que vem aí uma grande moda de Violetas...
    Obrigada pelas palavras simpáticas sobre o blog, espero mesmo que tenha sido uma visita divertida :D

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)