Sância

em 25/08/11


De vez em quando, o meu namorado insiste para que eu leia uns livros "do melhor que há" mas eu, sempre sem tempo, vou deixando para mais tarde. A certa altura, um qualquer canal de televisão americano resolve adaptar os livros a séries, vejo o primeiro episódio e vou a correr tentar compensar o tempo perdido. E foi exactamente na "Guerra dos Tronos" que li pela primeira vez o nome Sansa. Em Portugal, Sansa não deve ser aprovado, mas Sância é, e significa "sagrada", tal como Sancha e Santa. Já o vimos anteriormente na lista de nomes terminados em -cia e, sem saber, já o tinha incluído na lista de nomes que pareciam retirados de livros de literatura de fantasia
Não seria uma primeira escolha, mas acho um bom nome para quem quer algo verdadeiramente diferente. E pronto, foi assim que, de um momento para outro, passei a adorar um nome que até então me dizia muito pouco. 

E não é que o rapaz tinha razão e o primeiro livro é mesmo muito bom?

13 comentários:

  1. Gosto mais de Sancha, mas é um nome bem diferente

    ResponderEliminar
  2. É escusado... não me consigo habituar a esse tipo de nomes, não gosto de Sancha, nem de Sância!!São nomes diferentes é um facto, mas muito feios (para mim claro) :D

    ResponderEliminar
  3. Gosoto de Sancha, Sansa faz-me lembrar sonsa, o que não é de todo muito abonatório.. Sância é-me indiferente, não admiro muito mas também não odeio..

    ResponderEliminar
  4. Também não gosto de Sancha, nem de Sância. São nomes diferentes é certo.

    Mas há nomes diferentes muito bonitos, ser diferente não é sinónimo de ser feio.

    Neste caso de Sância e de Sancha sim, mas de outros nomes não.

    Mas ser um nome "normal", "vulgar" também não é sinónimo de bonito...

    ResponderEliminar
  5. Não gosto! Penso que quem se chamar Sância terá sempre o problema de nunca ninguém entender o nome à primeira o que deve ser uma chatice... E já imagino o nome nas mais diversas facturas que a senhora receberia: Sancia, Sanssia, Cância ;)

    ResponderEliminar
  6. Tive uma amiga na infância que chamava-se Sânzia e morreu de repente. Sofri muito.
    Passei bastante tempo imagindando que qndo tivesse uma filha iria homenageá-la colocando o seu nome, mas não sei se teria coragem hoje em dia de fzr isso.

    ResponderEliminar
  7. tb nao me consigo habituar à prenuncia...sancha, sansia...

    ResponderEliminar
  8. Ando a ver a serie a Guerra dos Tronos, e la esta a Sansa estanhei bastante a prenuncia do nome e ainda não me habituei, a repetição da silaba "sa", faz lembrar os trava língua

    ResponderEliminar
  9. Vale a pena tou a gostar mt, ainda vou no inicio e não apetece parar de ver, adoro historias de Reis e Rainhas e os nomes dos personagens.

    ResponderEliminar
  10. Não gosto nada do nome Sância, em relação à Guerra dos Tronos não conheço logo não posso opinar...

    Já agora gostava daqui de fazer uma pequena publicidade :P Para quem gosta de ler, há um site que gosto muito www.goodreads.com, é tipo um facebook de livros :P Se algumas de vocês tiver conta e quiser me adicionar aqui fica o link: http://www.goodreads.com/xoru

    É um espaço interessante de troca de opiniões :)

    ResponderEliminar
  11. Em preparação para uma viagem à Irlanda do Norte - e aos locais das gravações de "Game of Thrones" (XD) deu-me para vir verificar os nomes associados aos livros e à série televisiva - os próprios ou os parecidos.

    Devo dizer que gosto muito mais de Sância do que de Sansa ou Sancha (o amigo do Dom Quixote estragou-me para sempre o nome Sancho e a sua equivalente feminina). Concordo que está sujeito a ser alvo de trocadilho com "sonsa" mas, quanto a isso, mantenho a minha opinião: quem é mauzinho por natureza não precisa de desculpas como o nome para troçar de alguém, arranja maneira. Se não for o nosso nome, outra coisa qualquer fará de nós alvo de comentários maldosos em algum momento das nossas vidas - no meu caso, por exemplo, era "caixa de óculos" XD Hoje rio-me quando me lembro desses tempos... E muitos amigos meus têm histórias semelhantes: uma amiga de nome Helga contou-me que lhe chamavam "Helga melga". Para mim, estes exemplos são a prova de que o mal não está nos nomes mas na maldade das pessoas (e a falta de sensibilidade das crianças que, como reconhecem os psicólogos, conseguem ser autênticos sociopátas).

    Recomendo aos pais que se concentrem no significado: "sagrada". Quem não considera os filhos sagrados? E a associação a "Game of Thrones" só lhe dá pontos. Graças à sua evolução como personagem, a Sansa Stark é uma das minhas preferidas e creio mesmo que é a preferida de um dos realizadores =)

    ResponderEliminar
  12. Tem uma repórter em Belém do Pará chamada Sacha Luna. Só lembrei da Filipa ao ler o nome

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)