Duelo de nomes - Morgana vs Oriana

em 23/04/12


Adoro o nome Oriana desde que li, ainda pequenita, a obra de Sophia de Mello Breyner, A Fada Oriana. Durante muitos anos, pensava tratar-se de um nome inventado e encontrá-lo, já adulta, na lista de aprovados, foi uma surpresa muito agradável. Ainda hoje não conheço nenhuma Oriana, pelo que continua a parecer um nome de brincar mas, se hoje estivesse grávida, Oriana faria parte da minha lista de possíveis escolhas. Morgana é outro nome que chegou até mim através da literatura, curiosamente também associado ao universo das fadas e também por isso nem sempre dá para o dissociar de nome de personagem mas para mim isso não é nenhuma desvantagem, pelo contrário. Tenho tendência a gostar de nomes que me transportam para outras épocas, para histórias, nomes que despertam a minha imaginação. 
Morgana e Oriana são dois nomes antigos com um toque contemporâneo pelo que acredito que muita gente os incluísse na categoria de modernos. Nenhum dos dois é particularmente popular em Portugal; aliás, ambas tiveram 14 registos em 2011, tantos como Aurora, Irene, Iva, Julieta, Melina e Nina. Digam lá se não é um belo conjunto de nomes, com tão pouco aproveitamento! 


  • Morgana
Significado: círculo; mar
Diminutivos: Mora
Alternativas: Morgiana, Morian, Morgiana, Mourana

  • Oriana
Significado: amanhecer
Diminutivos: Ori, Oria,
Alternativas: Orieta, Ouriana, Ornela, Ariana


O que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!

Atualização - resultado da sondagem:




24 comentários:

  1. Eu prefiro Oriana :) Também o conheci pela fada é um nome lindo mesmo...

    Há bastantes anos conheci uma rapariga mais ou menos da minha idade chamada Oriana. Não sei se é primeiro nome. Não me lembro bem dela, mas sei que a mãe dela, que se chama Olinda, tinha um ar muito suave e delicado, um cabelo loiro aos caracóis... Quando penso no nome Oriana associo sempre à imagem da mãe da Oriana que conheci :)

    ResponderEliminar
  2. Eu hoje prefiro Morgana, se calhar amanhã já gosto mais de Oriana =P
    Quem engraçada essa história..! (:

    ResponderEliminar
  3. São os nomes das minhas princesas gémeas!
    É, por isso, difícil de escolher um, porque gosto dos dois de igual forma :)

    ResponderEliminar
  4. Conheço uma Oriana com 7 anos, é uma fofa e isso leva-me a gostar do nome. Lembro-me de uma série qualquer brasileira em que havia uma Morgana que eu acho que era bruxa :(
    Voto em Oriana

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma miúda chamada Morgana, mas não gosto do nome, prefiro Oriana, acho mais delicado...

    ResponderEliminar
  6. o nome Morgana só me lembra a bruxa q assisti tantas vezes na tv, rs... mas tbm não gosto de Oriana. Mto difícil escolha.

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de Oriana, exactamente por causa do livro de Sophia que li na infância. Aliás, durante anos foi o livro preferido da minha filha que o levava para todo o lado e que me dizia sempre que não nos podíamos esquecer daquele «livro tão lindo». É um nome mágico (e conheci, no liceu, uma Oriana). Morgana remete-me logo para «As Brumas de Avalon» que li na adolescência, mas não tem a magia do outro, isso não...

    ResponderEliminar
  8. Oriana é um nome de fantasia. É o nome da fada no livro A Fada Oriana da Sophia de Mello Breyner.
    Morgana faz-me lembrar o apelido Morgado. Não gosto! Faz-me confusão dizer Maria Morgana Morgado.
    Prefiro Oriana.

    ResponderEliminar
  9. Durante o segundo ciclo, tive na minha turma sempre a Oriana. Ainda antes de conhecer o livro da fada, conheci a Oriana, no mesmo ano em que conheci outros nomes banais, e portanto sempre esteve na minha realidade. Confesso que gosto muito de Oriana, mas pelo facto de ter tido uma amiga com esse nome, seria incapaz de o dar porque associaria sempre a essa rapariga. Ainda por cima como a unica que conheci, parece que personifica o nome. Morgana nao conhecia, mas nao aprecio.

    ResponderEliminar
  10. Olá, meu nome é Oriana rsrs, mas Morgana é um lindo nome. Me lembra força e independência pessoal.

    ResponderEliminar
  11. O meu nome é Agna Oriana :) e Amo o meu nomeeeee ♡

    ResponderEliminar
  12. Morgana é um nome liindo mas, há qualquer coisa nele que tem uma vibração esquisita, maléfica, talvez seja influencia da Morgana irmã do rei Artur que não era propriamente flor para cheirar ou, talvez não. Acho liindo mas não punha a filha minha falta-lhe..."a bênção..".
    Oriana acho feio mesmo, o som Ó não é dos meus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu chamo-me Oriana e tenho 11anos
      sempre achei que o meu nome era feio e invulgar ,mas agora tenho muito orgulho nele
      os meus pais iam me por o nome Carolina mas não poseram e ainda bem sabem o meu nome quer dizer garota dourada🌻🌞 se tu tivesses este nome secalhar pensavas melhor no que escrevias sei que sou muito nova para comentar mas tenho de me defwnder

      Eliminar
  13. Talvez a Teodora ache o nome Oriana mais bonito se souber que o O não se lê Ó mas Ô, apesar de não ter acento. Ou então ainda acha mais feio...

    ResponderEliminar
  14. Eu prefiro Oriana e Morgana não gosto soa a bruxa rssrrsrsrsrs.

    ResponderEliminar
  15. Oriana achei diferente e estou pensando em colocar na minha filha. Meu nome também inicia com O...ane. Penso na combinação, gostei.

    ResponderEliminar
  16. Morgana é lindoo,e não vejo vinculo com bruxas acho isso muito ridículo pois o nome é lindo!! Eu daria esse nome a minha filha com certeza.. E gostaria que as pessoas gostassem mas desse nome como eu gosto, mas as pessoas são criticas demais com coisas pequenas e nem percebem que tem outras coisas q poderiam criticar mas não ha coragem para muitos fazer isso...

    ResponderEliminar
  17. Tive o privilégio de ler a série de livros "As Brumas de Avalon" com 15/16 anos, e desde então sempre associei o nome Morgaine e as suas variações (como Morgana) a mulheres fortes, inteligentes e admiráveis. É um "thumbs up", da minha parte!

    No entanto, Oriana também me agrada muito... Por coincidência, no 5º ano (quando tivemos de ler o livro) tive na minha turma um colega cuja irmã mais velha era Oriana. Adorei logo! E a rapariga era muito simpática, o que também ajudou... Fora de Portugal, o nome também tem associações literárias, graças ao poema de Tennyson.

    O par Morgana e Oriana fica bem, na minha opinião. Para irmãos, talvez Artur ou Tristão... ou é demasiado "arturiano"? XD

    ResponderEliminar
  18. O nome Da minha filha e Alicia Oriana mas O nome alicia quem deu na minha filha ea minha mãe mas O Oriana fui eu quem dei Então decide fazer uma junção De Alicia Oriana fico mas bonito e eu amei esse nome :-) Garota Dourada

    ResponderEliminar
  19. Tenho uma filha com 4anos que se chama Maria Morgana.So a chamamos por Morgana e por onde passa ninguém se esquece dela ❤️.
    Não associo nada a bruxas ou a más vibrações isso está na cabeca das pessoas ,associo sim a uma personalidade forte e vincada . A minha piolha é uma princesa linda jamais dirião que é uma bruxa malvada .
    Oriana também considero um nome bonito.


    ResponderEliminar
  20. Morgana é lindo! Estou esperando minha segunda filha e quero esse nome.Aqui no Brasil as pessoas torcem o nariz. Mesmo sendo um nome associado às bruxas, acho maravilhoso. Bruxas sao mulheres sabias e poderosas. Minha primeira filha se chama Coraline que deriva de Coralia e significa donzela dos mares. Morgana significa rodeada pelo mar, mar brilhante. LINDO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morgana é simplesmente ... Único !!!
      Ou se gosta ou se odeia !!! E eu adoro 😍
      Sou Portuguesa e aqui a associação e igual :(
      Nome de bruxa ,feiticeira e todo aquele Bla Bla Bla !Mas ninguém se esquece da minha Maria Morgana ... Tendo ela uma carinha laroca tipo bonequinha e um.nome tão forte e diferente fica na memória das pessoas.Morgana e fabulastico ❤️❤️❤️

      Eliminar
  21. Adoro Morgana ❤️
    Tenho uma Maria Morgana na minha vida com 4anos , inicialmente (quase ) todas aas pessoas me diziam : Morgana ? Nome feio , nome de bruxa , que péssima escolha !!!Não vou chamá-la de Morgana mas sim de Maria .Resumindo : Nunca dei importância aos omentários .Nasceu a minha boneca e hoje não há uma alminha que a chance de Maria 😂😂
    Tem cara de bonequinha e jamais a associaram a bruxa alguma ... Em janeiro nascera a mana Maria Eduarda .E os comentários já surgiram ... Eduarda ??? Que nome pesado , nome de velha , mas como a filha e minha eu e o Pai e que decidimos !!ahahahahahaha

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)