Duelo de nomes - Mateus vs Matias

em 07/09/12


Os "Papás Indecisos" sugeriram um duelo entre Mateus e Matias. Os dois nomes já participaram anteriormente em combates, dos quais saíram como claros vencedores (Matias vs Tomé e Mateus vs Samuel) e as posições que ocupam no ranking de nomes mais registados em Portugal em 2011 mostra bem que são nomes muito apropriados para bebés. Mateus teve 384 registos (39.º lugar) e Matias 163 registos (49.º). Não me espanta que Mateus seja mais popular do que Matias. Como se ouve em crianças há algum tempo, parece-me um nome mais jovial e mais contemporâneo, enquanto que Matias esteve mais tempo esquecido - diria até desprezado! - e, por isso, ainda preserva características de nome "antigo". Resumidamente, gosto dos dois, mas transmitem-se sensações antagónicas: Matias parece-me mais delicado, mais tranquilo e mais suave enquanto que Mateus me parece mais divertido e agitado. 
Para terminar, refira-se que costumam ser citados como versões um do outro, já que ambos têm origem no hebraico Mattathiah, que significa "presente de Deus" ou "dom de Deus". 
Partilham desta ideia de "novo vs antigo" ou parecem-vos perfeitamente equilibrados na balança dos nomes de bebés? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!


Resultado da sondagem:


21 comentários:

  1. Gosto bem mais de Mateus, só acho estranho sem o H, rs...(Matheus é bem mais comum no Br)

    Parabéns aos pais, seja qual for o nome será uma boa escolha.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo votar... Associo sempre Matias a sobrenome uma vez que tenho uma amiga de muitos anos com esse sobrenome e Mateus não gosto mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Definitivamente Matias. Mateus acho demasiado forte, para "além da conta".

    Quanto a Matias concordo que pareça um nome mais delicado e suave, o que acho bastante positivo, no entanto não o considero de todo "antigo", pelo contrário. Insere-se na tendência de nomes como Dinis, Martim, Duarte, Salvador, Vicente, Lucas, Tomás e outros tantos que, há uma década atrás, seriam mais associados a sobrenomes mas que têm sido utilizados cada vez mais e mais (e mais) como nomes próprios.

    ResponderEliminar
  4. MATIAS!!! Aliás já nasceu o meu João Matias, há duas semanas.
    Escolhi Matias pk é diferente, pelo menos eu só conheço 1 outro sem ser o meu filhote, e sim remete-me para nome antigo e delicado.
    Mas Mateus tb é um nome bonito :)

    ResponderEliminar
  5. ja conheço varias crianças com o nome Mateus prefiro Matias que se ouve pouco so conheço um.é um nome muito bonito :)

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Mateus. Não me agrada muito a terminação -ias.
    Remete-me muito para o religioso, há dezenas de nomes bíblicos terminados em ias.
    Elias, Jeremias, Josias, Messias...
    Já a terminação -eus é única, não existe outro nome com essa terminação. Acho que torna o nome mais único e com mais personalidade, mais moderno e divertido. E no final de contas é uma versão de Matias, o significado é o mesmo...
    Mateus sem duvida!

    ResponderEliminar
  7. acmsp, muitos parabéns pelo pequeno João Matias e parabéns pela escolha do nome! :D

    ResponderEliminar
  8. Gosto dos dois mas prefiro Matias. Acho lindo ! Quando tiver um menino será sem dúvida um dos nomes a considerar.

    ResponderEliminar
  9. gosto de Mateus. é forte e acho-o mt unico

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de Matias. Mateus nem por isso...

    ResponderEliminar
  11. MATEUS! O meu pequeno será Mateus!...
    E sim tem muitas vezes associação ao Brasil e a ser sobrenome de alguém mas nós gostamos!
    O marido não gostava de Matias, dizia que era mais "amaricado" lol...

    ResponderEliminar
  12. MATIAS :)
    Temos um e é tão lindo como o nome que claro, adoramos !

    ResponderEliminar
  13. Gosto bastante de Matias. Mateus não gosto.

    ResponderEliminar
  14. Prefiro o nome Matias!
    Gosto dos diminutivos Maty e Mat!

    ResponderEliminar
  15. Obrigado a todos pelos comentários e votos. Já está decidido! Vai chamar-se Matias :)

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela escolha e obrigada por nos deixarem "palpitar" :D

    ResponderEliminar
  17. Ao ver estes dois nomes e imaginando dois rapazes com estes nomes imagino um Mateus muito traquina, rebelde, de joelhos esfolados, calção e chinelo, aventureiro. O Matias, seria um menino calmo, bem comportado, timido e vestindo mais "betinho".
    Mateus, é muito mais cool e moderno, Matias acho mais "antigo".

    Posto isto, eu prefiro Mateus.

    ResponderEliminar
  18. eu gosto de um menino que se chama matheus ele e fofo!

    ResponderEliminar
  19. Sei que este post já é de Agosto, mas só para dar aqui o meu input: estou grávida de quase 12 semanas e estamos muitíssimo inclinados para chamar ao nosso bebé Matias, se for menino. Acho ao mesmo tempo um nome clássico/antigo e com um som moderno e fresco. Se for menina, o nome já está decidido há muito tempo, será Madalena. Ou seja, temos um Baby M :) Parabéns pelo blog, que adoro espreitar e que muito ajudou na opção por Matias - às vezes temos medo de arriscar num nome menos comum, mas a Filipa dá uma boa ajuda com isso ;) S

    ResponderEliminar
  20. Acho precisamente o contrário: Mateus mais "antigo" e sério e Matias mais "moderno" e divertido. Se tivesse de dar estes dois nomes a dois homens, um adulto e uma criança, diria Mateus para o adulto e Matias para a criança. Acho a terminação -eus mais "pesada", séria, e a -ias mais suave, jovial.
    Prefiro Mateus e usaria como segundo nome, mas começo a simpatizar com Matias :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)