Luzia

em 14/11/12


Luzia é um nome pouco comum em Portugal, mas não se pode dizer que é desconhecido. Trata-se de uma derivação de Lúcia, grafado com Z por influência de Luz, que se propagou graças a Santa Luzia, uma das mais veneradas na antiguidade cristã. 
Para mim, nascida e criada em Viana do Castelo, é um nome que não tem segredos, já que é o nome do ex-libris da cidade: um monte, com uma belíssima basílica a lembrar a Sacré Coeur parisiense, de onde se avista não só a cidade, mas também o rio Lima e Oceano Atlântico. Um verdadeiro postal de Portugal, se querem a minha opinião totalmente isenta [risos]
A meu ver, Luzia é um nome a ter em conta, especialmente devido ao facto de já termos identificado Luz como tendência, associado à ideia de que Lúcia está demodé (não para mim!!!). É um nome antigo, com um significado muito bonito e, inacreditavelmente, parece ser dos poucos nomes que não combina lá muito bem com Maria. Pensando bem, a sonoridade nem é tão diferente deste nome tão típico em Portugal e o mesmo se passa com Alegria, Bitia, Iria, Safia e Sofia.

Dando um saltinho à AATT, encontrei estas combinações:
  • Ana Luzia
  • Bárbara Luzia
  • Carlota Luzia
  • Catarina Luzia
  • Carolina Luzia
  • Francisca Luzia
  • Luzia Clara (embora eu tivesse delirado com Clara Luzia)
  • Luzia da Luz e Luzia Lúcia :D
  • Luzia das Neves 
  • Luzia Madalena
  • Luzia Rosa

Em 2011, foram registadas seis pequenas Luzias e em 2014 foram nove. Não é muito, mas agrada-me pensar que há por aí quinze meninas com um nome tão bonito... Resta-me agradecer à Alexandra pela sugestão! 

14 comentários:

  1. Obrigada eu por ter feito o post! Adorei algumas das combinações (Clara Luzia, Carolina Luzia e Luzia Madalena) e se por um lado tenho pena que haja tão poucos registos por outro gosto que se mantenha raro.

    ResponderEliminar
  2. Acho um nome muito bonito. Rosa Luzia també me soa bem. Mas nem acho que tenha muita necessidade de segundo nome...

    ResponderEliminar
  3. Filipa, eu que conheço o Monte de Santa Luzia e a basílica e conheço o Sacre Coeur, na minha modesta opinião, o Monte de Santa Luzia e a sua basílica são mil vezes mais bonitos (e a minha opinião é totalmente isenta :P)

    Em relação ao nome Luzia, estou familiarizada com o nome, já que a Santa Luzia é a padroeira da terra do meu pai. Mas talvez por isso ou não, gosto bastante do nome.

    ResponderEliminar
  4. Luzia é uma bonita descoberta, acho adorável, tal como Lúcia. Luzia é mais literal, mas talvez ainda mais bonito. :)

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma Maria Luzia, pessoalmente não aprecio muito o nome, gosto mais de Luz (minha filhota).

    ResponderEliminar
  6. Meu nome é Karoline Luzia, sendo que o Luzia é sobrenome e eu não gosto, acho feio, amo quando trocam e dizem Karoline Luiza, kkk

    ResponderEliminar
  7. Adoro este nome, que a meu ver ainda é mais lindo que Luz, tem uma boa sonoridade, é lindo, e nao concordo quando se diz que é nome de velha, nao é lindo, curto, doce. Gosto muito. Penso neste nome se tiver uma proxima menina.

    ResponderEliminar
  8. Qual soa melhor: Violeta Luzia ou Luzia Violeta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violeta Luzia. (Luzia Violeta faz lembrar luz violeta, como aquelas que os investigadores usam nas cenas de crimes...)

      Eliminar
  9. Mas vc acha que Violeta Luzia soa muito exagerado literalmente? É estranho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renata! É um composto muito arrojado mas acho aceitável :) Quantas pessoas associarão Luzia a luz? Acho que poucas! Se você gosta desse estilo, não me parece exagerado! Relativamente à pergunta anterior, eu prefiro Luzia Violeta!

      Eliminar
  10. Luzia Sabina é o nome da minha filha, acho belíssimo!

    ResponderEliminar
  11. Meu nome é Luzia Yasmin

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)