Benedito

em 25/06/13


Agora que Benedita deixou de ser uma simples aposta e se transformou num dos nomes femininos mais registados em Portugal - ocupou a 41.ª posição em 2012 -, num momento em que nomes tão significativos como Salvador e Santiago são as maiores tendências nos nomes masculinos e quando Benjamim está  a subir no top 100, creio que Benedito é um nome a levar em consideração. Para além de se enquadrar perfeitamente nos nomes populares da atualidade, preserva todas as qualidades de Benedita e é absolutamente normal e reconhecido por todos... Infelizmente, não foi registado como primeiro nome nos últimos dois anos e poderá levar algum tempo a criar raízes e são poucos os que têm coragem para usar um nome tão pouco ouvido.

Resultado da sondagem




31 comentários:

  1. Ui, não...
    Benedita é bonito, tem um ar forte e feminino!
    Por isso Benedito não me soa nada nada bem, parece-me feminino demais! Tenho dificuldade em gostar e interiorizar certas versões masculinas de nomes femininos...
    Prefiro mil vezes Bento!

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Bento ou Benicio.

    ResponderEliminar
  3. Com certeza Bento é mil vezes melhor! Benedito não acho q seja um bom nome.

    ResponderEliminar
  4. Não aprecio Benedita, e Benedito ou Bento muito menos...

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião é uma boa opção como segundo nome, para nomes compostos.

    ResponderEliminar
  6. Não aprecio muito Benedita, então Benedito acho muito mau :S além da carga religiosa que não gosto, acho demasiado delicado. Neste contexto, embora tb n aprecie muito, acho que Bento é melhor, mas masculino.

    Talvez não seja por acaso que o Papa Bento XVI era chamado em português de Bento e não por Benedito.

    ResponderEliminar
  7. Acho Benedito um nome bonito.

    ResponderEliminar
  8. Benedito é estranho, não escolheria nem sugeria a ninguém, e Bento temos muito aqui na zona Norte a atrapalhar os dias de praia...lol
    Mas vá prefiro Bento.

    ResponderEliminar
  9. Pensando apenas em Benedito, não me soa bem.. Mas, ao ler um comentário que fala como segundo nome, veio-me à cabeça o nome do guarda-redes do Sporting em futsal: João Benedito e nunca me causou estranheza. Apesar de ser último nome do jogador, podia perfeitamente ser segundo..

    ResponderEliminar
  10. ahahahahahahahah North West é mau mas Benedito é bom!!!! Ridiculo!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo, uma vez que acha que os dois nomes são comparáveis, creio que nada do que eu possa argumentar sairá em meu benefício. Mas lamento que pense que o que escrevo é ridículo, porque me esforço para que as pessoas que aqui entram percebam que abordo os temas de forma séria.

    ResponderEliminar
  12. Pareceria assim tão estranho ouvir:

    João Benedito
    António Benedito
    Carlos Benedito
    José Benedito
    ...

    como alternativa a outros segundos nomes tão mais comuns?!

    ResponderEliminar
  13. Bem vendo pela perspetiva da Sara... até não acho mau. Porque o meu primeiro pensamento foi: nemm pensar! Fiquei a imaginar gritar por uma criança de Benedito (que é o que eu faço qd não estou habituada a certos nomes, imagino situaçoes lol) e não me soou nada bem, mas para um segundo nome a estranheza já não é tanta...apesar que nunca escolheria esse nome.

    ResponderEliminar
  14. Desculpe mas é feio. Soa-me ao mesmo que me soaria uma menina chamada Salvadora e um menino chamado Claro... Aliás nenhum destes, nem Benedito, estão na lista de nomes admitidos.
    Por mais que queiramos ser diferentes HÁ MESMO nomes que só ficam bem numa versão, masculina, ou feminina! Não vale a pena "inventar" tanto quando há outras tantas centenas de nomes interessantes e escolhas bem mais felizes! Benedito só mesmo para quem quer ser, não diferente, mas extravagante!
    Bento é mais aceitável sim..

    ResponderEliminar
  15. Helena, tem todo o direito de não gostar de Benedito mas não se trata de uma versão inventada e creio que é injusto compará-lo aos desde sempre raríssimos Claro e Salvadora! Benedita é que é a versão feminina de Benedito - que hoje em dia não se usa muito mas já foi "frequente". É nome de Santos, nome de Papas e internacionalmente também se usa como nome masculino, na versão Benedict. É considerada a versão erudita de Bento, este último mais "popular".

    ResponderEliminar
  16. Se reparar eu coloquei aspas quando disse inventar. Eu sei que é um nome que existe e não foi inventado agora por si. É apenas uma forma de dizer, como quando dizemos a alguém, no sentido de achar alguma coisa "demais": "Não inventes!" - Era o que eu diria se uma amiga minha escolhesse esse nome para um filho.
    Espero ter sido bem interpretada agora.
    Não quero ser injusta com o nome mas não gosto mesmo.

    ResponderEliminar
  17. Parti do princípio que conheceria o nome, mas quis fundamentar o seu possível uso, especialmente porque não achei que fosse comparável aos exemplos que deu! Não vejo problema algum em não gostar do nome - basta olhar para o resultado da sondagem para saber que é geral :)

    ResponderEliminar
  18. Eu não sei se é comparável ou não... Não quis comparar o uso ou a história ou o significado dos 3 nomes, apenas explicar aquilo que o nome Benedito me transmite olhando só para a palavra Benedito abstraindo-me do resto.
    Uma estranheza como se alguém me dissesse que o seu filho se iria chamar Claro ou a sua filha Salvadora. Porque há nomes que são tão demasiado comuns e normais numa versão, que na outra parecem completamente estranhos e "sem nexo"...Apesar de serem nomes, que o são!

    ResponderEliminar
  19. Aqui no Brasil Benedito é tão (in)comum quanto Benedita. Tive um professor Benedito, tem o filho de um casal de músicos (Curumim e Anelis); já na versão feminina, só conheço a deputada. Gosto de ambos e, na minha opinião, o apelido Ben é legal pra menino e Bené para menina :-) .

    ResponderEliminar
  20. Não gosto, mas se gostasse pensava duas vezes após ver a sondagem e comentários!!!
    Haverá alguém capaz de dar um nome a um filho sabendo que quase 90% das pessoas não gostam desse nome???

    ResponderEliminar
  21. O anónimo acha que toda a gente se importa com o que os outros pensam? Há pessoas mais evoluídas de espírito. E o que hoje poucos gostam, pode ser a nova trend de amanhã. Veja-se alguns dos nomes mais dados hoje e como eram encarados há uns anos, e o oposto. Onde estão as Vanessas e Tânias agora? Mas e onde estavam os Afonsos (que sempre foi "nome de velho") e os Santiagos há uma década?

    ResponderEliminar
  22. Uma coisa é um nome não ser muito adorado, outra coisa é um nome que numa sondagem está tão perto dos 100% relativamente ao NÃO GOSTO...
    Espero que a Filipa faça mais sondagens destas e quero ver se mais algum nome bate este record... Provavelmente, outro do mesmo género...
    Eu pessoalmente, adoro nomes diferentes, mas daqueles que ora são muito amados, ora são muito odiados! Que numa sondagem deste género empatariam facilmente. Mas um nome que é questionado numa sondagem e que se pode dizer que quase ninguém gosta... Duvido muito que alguém não pensasse duas vezes !!! E isso de não importar com o que os outros pensam... É o mesmo que não importar com o que o filho vai pensar do nome que lhe deram... Não chamo a isso falta de espirito mas falta de bom senso.

    ResponderEliminar
  23. E já agora proponho a Filipa a debater sobre o assunto "o que os outros pensam". E gostava de saber a sua opinião,se acha que devemos escolher um nome sem "sondar" o que os outros pensam? Ou isso de "deixa lá o que os outros pensam" é apenas cliché? Eu acho que é! Obviamente não vamos escolher um nome que agrade a gregos e a troianos, mas que acho que uma opinião muito negativa de um nome é para ser levada a sério, isso acho!

    ResponderEliminar
  24. Adoro Benedito e o diminutivo Tito! :D
    De Benedita não gosto.

    ResponderEliminar
  25. não quero ser rude com a Maria Pilar mas como é que é possível gostar de Benedito e não gostar de Benedita?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah... Talvez por serem gostos? Tudo é possível. E neste momento também gosto de Benedita mas prefiro Benedito. Serei uma aberração da natureza? Talvez. Isso também é possível.

      Eliminar
  26. Eu me chamo Benedito. Não dêem esse nome ao seu filho. Vocês vão destruir a vida de seu filho, principalmente na época da escola e da juventude, se puserem nele esse nome. É melhor pôr na criança um nome bonito, mas comum, que não chame muito a atenção dos outros. Às vezes, na ânsia se tornar diferente, acaba-se sendo ridículo. Pior, o ridículo da história não será você: será seu filho.

    ResponderEliminar
  27. EU acho lindo o nome de BENEDITO, O significado e bem dito, o bem aventurado Nao se envergonhe de seu nome. Tem nomes que sao horriveis nome de coisas.

    ResponderEliminar
  28. Eu se tiver um menino vou dar o nome de Luís Benedito gosto dos dois nomes e dos seus significados. Benedito abençoado de Deus. Assim também posso dizer que Luís Benedito és muito bonito :D. Amei estes dois nomes juntos. O meu pai e irmão têm Luís. Mão me atraem outros nomes

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)