Caetana

em 04/11/13


Há muito tempo que ando de olho em Caetana e definitivamente não sou a única. Prova disso são os 36 registos de 2011, os 34 de 2012. Poderá parecer pouco para os que não estão familiarizados com o ranking português mas talvez ajude mencionar o facto de que Caetana ficou às portas do top 100 - o último nome, Larissa, teve 42 registos. Mas se tivessem de elencar cem nomes femininos, Caetana faria parte da lista? Dificilmente, já que é um nome pouco habitual entre as portuguesas e até há poucos anos não se enquadrava no conjunto de nomes usados em bebés. Não digo que não existam, especialmente no seio de famílias com raízes aristocráticas, mas não serão muitas. 
Hoje, contudo, o cenário é mais favorável ao seu aparecimento. Para além dos popularíssimos e também antigos e tradicionais Leonor, Matilde e Beatriz, é obrigatório mencionar Constança e Carlota, que a meu ver são ainda mais comparáveis em estilo, e que estão de pedra e cal no top 50 [28.º e 44.º,]. Benedita também está muito bem, na 41.ª posição e Clara está ainda melhor, na 25.ª. Parece-me mesmo a altura ideal para o despontar de Caetana como nome chique ou betinho, como preferirem. Tal como Constança e Carlota, Caetana é um nome muito forte e marcante e até um pouco agressivo, mas tem a vantagem de não ser tão comum ou popular. É mais... exclusivo!

Atualização: em 2014, foram registadas 62 meninas com o nome Carlota, o que coloca o nome na 77.ª posição do ranking. Caetana já tinha chegado ao top 100 no ano anterior e 2015 está a atravessar um momento de  grande exposição mediática, tendo sido a escolha de alguns famosos, com destaque para Fernanda Serrano. Prevê-se que  popularidade suba consideravelmente nos próximos tempos e não seria de espantar se alcançasse o top 50. 

32 comentários:

  1. Ora aqui está um nome que não consigo mesmo gostar! Assim como Carlota e Constança, para mim estão todos no gupo de nomes femininos que não gosto. A minha aposta para o nome da filha da Carolina Patrocinio vai para um destes três...

    ResponderEliminar
  2. Não gosto :(
    Gosto de nomes fortes, mas este é mesmo agressivo, e feio.
    Aliás: Caetana, Constança e Carlota estão na minha lista negra. Embirro mesmo com estes 3 nomes. Porque não consigo achar-lhes mais qualidades para além do serem pouco populares e isso não chega para serem bons nomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu respeito a opinião dos outros mas acho que se uma pessoa chamada Caetana visse o site e lesse os comentarios não iria gostar mas eu gosto porque é o meu nome.

      Eliminar
  3. Eu gosto!
    Gosto de nomes diferentes..
    A minha lista é esta:
    Caetana, Teodora, Débora e Paloma :)

    ResponderEliminar
  4. Eu amo Caetana! Constança, Carlota e Caetana são o meu top 3 ;)
    Acho Caetana um nome forte, cheio de personalidade, uma personalidade bailante e cheia de vida.

    ResponderEliminar
  5. É horrível !!
    Parece nome de senhora altiva. Não consigo imaginar outra coisa quando penso em Caetana senão numa senhora altiva. Um nome demasiado pesado.
    Carlota é o oposto. Nome de criança nome que não cresce com a pessoa. Terrível tb.
    Constança até gosto, é forte mas não tão agressivo, e Benedita também. Clara não tem nada a ver com os restante, um nome delicado e leve....

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de Caetana, e não o consigo ver no mesmo grupo de Constança e Carlota, talvez porque deteste estes últimos. Comparo-o mais a Barbara,um nome forte mas elegante.
    Gostaria que fosse mais popular , mas que abrangesse todas as classes.

    ResponderEliminar
  7. Caetana, pensando bem, é interessante. Apesar de lembrar sempre do Caetano, cantor. Os apelidos Caê ou Tana são legais ;-)

    ResponderEliminar
  8. Para mim, Caetana está no mesmo grupo de Constança, Carlota e Benedita, os nomes femininos portugueses que eu considero mais snob, e por isso mesmo não consigo gostar deles. Acho que são estes nomes que vão substituir Beatriz, Matilde, Leonor, etc, uma vez que estes últimos se têm democratizado e perdido exclusividade e, sonsequentemente, perdido o rótulo de 'betinhos'.

    ResponderEliminar
  9. Por acaso, n penso nd em Caetana no mesmo grupo de Carlota e Constança. Não gosto nada deste últimos e gosto de Caetana. Para mim Caetana é um nome diferente que não associo a nenhuma classe. Mas a verdade é que não conheço nng c esse nome (nem pessoalmente, nem famosos), talvez por isso para mim ainda seja neutro.

    ResponderEliminar
  10. Faz-me lembrar da "Casa das Sete Mulheres". Associo o nome à personagem. Bonito, mas não o poria em uma filha. Perfiro nomes mais delicados.

    ResponderEliminar
  11. Eu não gosto NADA, acho agressivo e, acima de tudo, decididamente snob.

    Para além disso, lembra-me a duquesa de Alba, pelo que me parece um nome que não combina com crianças pequenas (mas isto é muito relativo, eu sei).

    ResponderEliminar
  12. Bem, que é um nome que não passa indiferente é...
    Mas não tem nada de bonito ou encantador. Para quem prefere nomes delicados, femininos, não é o nome ideal. Eu escrevo e dou nomes às minhas personagens de acordo com a personagem, e eu daria este nome a uma vilã, ou assim. Jamais a uma criança!

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro Carlota e gosto de Constanca e Benedita. Para mim Caetana esta no mesmo grupo assim como Teodora que amo!
    Independentemente de ser um nome considerado "snob" por muitos eu acho que Caetana e perfeitamente usável em qualquer classe ou estatuto ou o que quer que seja. Acho Caetana até um nome bem simples, facilmente vejo uma Dona Caetana assim como uma Dona Albertina...

    ResponderEliminar
  14. Adoro!
    Li numa revista que a filha da Marta Leite Castro se irá chamar Caetana.

    ResponderEliminar
  15. Eu pensava que gostava de Caetana, mas depois ouvi que a filha da Marte Leite de Castro se iria chamar Caetana e percebi que afinal não gosto. É muito agressivo..
    No entanto, acho que como segundo nome dava. Amélia Caetana, por exemplo :)

    ResponderEliminar
  16. Não o usaria... Gosto de Caetano. Mas Caetana não me convence.

    ResponderEliminar
  17. Totalmente de acordo com a Anna e a sónia. Adoro o nome Caetana e, para mim, não tem absolutamente nada a ver com Carlota ou Constança.
    Fiquei muito aborrecida quando soube que a Marta Leite de Castro tinha escolhido este nome para a filha. (eu cá me entendo...)

    ResponderEliminar
  18. Adoro Caetana. Tá na lista top. Em relação ao nomes Constança e Carlota não são os meus preferidos mas têm muita pinta o que me faz gostar imenso deles!

    ResponderEliminar
  19. Caetana reflecte, efetivamente, uma classe, um forma de pensar.
    Fico feliz por ser um nome elitista e espero que continue sempre assim. A verdade é que tanto Constança como Carlota já estão um pouco banalizados e é sempre bom inovar - com classe, claro.

    ResponderEliminar
  20. As minhas amigas grávidas uma vai ter uma Caetana e as outras só não vão ter porque são meninos! Mas antes de saberem o sexo, todas falavam em Caetana. Eu até já estava com medo que fosse tudo meninas e elas andassem à briga por causa de quem seria o nome Caetana ou então nasciam só Caetanas, era lindo. Acho que é garantido...Mais uma moda!

    ResponderEliminar
  21. Gosto e até pelo fato de ser forte,ele transmite segurança.Hoje a criança não vai sentir,porém futuramente será um ponto positivo para ela.

    ResponderEliminar
  22. Uma dúvida de uma brasileira: o que é um nome "betinho"?

    ResponderEliminar
  23. Eu AMO Caetana. Uma das 62 Caetanas registadas em Portugal no ano de 2014 é minha filha :) Desde sempre que adoro e sempre disse que se tivesse uma filha se chamaria Caetana. Felizmente Deus ou o Destino estiveram do meu lado e deram-me uma filha linda e um marido compreensivo que me fez a vontade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lara, que sorte! Também amo Caetana, está no meu top 10. Muitas felicidades para a sua menina, que tem um nome lindo! :D

      Eliminar
    2. a minha filha nasceu em 2000 e só poderia ser Caetana. e foi. adoro o nome e só gosta quem muito bom gosto tem! Não sou betinha e muito menos snob, o nome é forte, marca presença, sensual, e tantas outras coisas.. a minha outra que é de 2003 chama se Concha.. ;)

      Eliminar
  24. Amo Caetana! Parabéns Lara pela sua excelente escolha! Esse nome também está no meu TOP 10. Não descarto que venha a usar um dia.

    ResponderEliminar
  25. Tenho uma filha com 4 anos que se chama Bárbara e agora vou ter outra menina mas estou muito indecisa entre Caetana e Anamar, adoro Caetana mas toda a gente me critica quando falo nesse nome...

    ResponderEliminar
  26. Olá! Tenho uma Caetana que nasceu no 2008!!! Terei sido eu a criar moda?? :p. Hehehe
    Gosto de Caetana por ser um nome invulgar, e gosto de o ver escrito e também como soa, principalmente agora quando é ela própria que o diz! AMO!!
    Espero um dia vir a ter uma Carlota, mas se até lá passar a ser moda, desisto!! Detesto nomes vulgares....
    Gosto de Carlota, pois acho que uma menina/mulher Carlota, representa um espírito alegre...
    Sei bem que os nomes não definem as pessoas, mas acho que as podem inspirar!!

    E.... Como dizem os espanhóis: "Para gustos estan los colores!" ;)

    ResponderEliminar
  27. Ana Teresa, em 2008 já foram registadas 46 pequenas Caetanas :)

    ResponderEliminar
  28. Caetana?! Não façam isso à criança. O nome é feio, rude e pseudo-beto.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)