Pedidos & Sugestões 2014

em 05/01/14


Gostava de ver um nome ou um tema abordados no Nomes e mais Nomes? Não hesite em deixar a sua sugestão nesta página!

Se preferir uma conversa mais privada ou se pretende sugestões personalizadas de nomes compostos, poderá contactar-me através do email
nomesportugueses@gmail.com

Poderá ainda consultar as respostas aos Pedidos & Sugestões de 2013.


ATENÇÃO: como já foram ultrapassados os 200 comentários, terão de clicar em Mais Recente para terem acesso aos últimos comentários publicados. 

499 comentários:

  1. Escolha do nome tendo em conta o apelido (está mais explícito nos comentários ao tópico Feliz 2014!), relação nome-apelido, e mais nomes compostos :)

    ResponderEliminar
  2. Vou sugerir uma coisa que acho útil. Basicamente era saber o que os próprios acham do nome. Por exemplo o que é que os Antónios ou as Carlotas acham dos seus nomes, quais são os problemas e quais as vantagens do nome na perspectiva do utilizador ;)
    Há o um site francês que tem uma coisa semelhante, sondagens onde os próprios dizem se gostam muito ou pouco dos seus próprios nomes. É engraçado ver que há nomes que deixam os seus portadores mais satisfeitos do que outros.
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  3. Joana, o blog já tem um tópico desses :) Nos Destaques, há um que é "O que pensa do seu nome?"

    ResponderEliminar
  4. Olá! Tal como muitos portugueses atualmente, moro no estrangeiro e o meu filho nasceu cá. Fruto da cada vez maior emigração jovem há muitos portugueses a nascer fora do país. Seria interessante ver a lista dos nomes portugueses registrados na Suíça, frança, etc. Eu pelo menos ia gostar de ver. Fica o desafio. Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Patrícia, tento sempre acompanhar aqui no blog a divulgação dos nomes mais populares um pouco por todo o mundo, dando destaque às estatísticas oficiais. Há países que não as divulgam, mas não é o caso da Suiça:
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2013/08/nomes-populares-na-suica-em-2012.html

    ResponderEliminar
  6. Graças a este blog encontrei a ajuda que precisava! Espero gémeas e já tinha decidido o nome Violeta que adoro há anos (dava esse nome às minhas bonecas!)! Estava com grande dificuldade em encontrar um nome para a 2ª gémea que ficasse perfeito, porque não queria nada esses nomes muito usados que agora se vêem.
    E tenho a dizer que graças a este blog, decidi que vão-se chamar Violeta e Aurora! Realmente acho muito especial este par. Perfeito!
    Agora gostava de escolher segundo nome para ambos, que também fossem perfeitos. É capaz de me dar umas sugestões? Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais aproveito para desejar um excelente 2014 à Filipa, assim como aos leitores/seguidores deste blog.

    Precisava que me ajudassem a encontrar um segundo nome para Filipa. Ocorreram-me algumas hipóteses, mas nenhuma me "enche as medidas".

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Elsa, parabéns pelas gémeas! :) Pessoalmente acho que Violeta e Aurora já são nomes tão únicos que não precisam de segundo nome, mas se essa é a sua ideia vá em frente, até porque nomes compostos também são bastante interessantes :)
    Entre os dois nomes acho Aurora mais fácil de combinar. Por exemplo, Aurora Julieta, Aurora Benedita... Não sei que segundos nomes procura, mas como Violeta e Aurora são compridos, talvez outro nome comprido funcione melhor. Vou pensar em mais nomes, especialmente para Violeta, que está mais difícil :)

    ResponderEliminar
  9. Elsa afinal já há conjuntinhos de nomes compostos para Violeta e Aurora :) Boa sorte com a escolha, felicidades

    ResponderEliminar
  10. Deixo-lhe aqui uma lista de nomes que, na minha opinião, ligam bem com Violeta e Aurora:
    Beatriz
    Benedita
    Caetana
    Carolina
    Catarina
    Constância
    Corália
    Cristina
    Eduarda
    Fernanda
    Francisca
    Frederica
    Guiomar
    Luísa
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violeta Cristina e Aurora Margarida. Parabéns pelas gêmeas

      Eliminar
  11. E um encontro sobre estas coisas dos nomes?

    ResponderEliminar
  12. Não sei se já existe, mas gostaria de ver uma lista de nomes mais "internacionais", ou seja, nomes que se leem (e as vezes se escrevem) da mesma maneira em Portugal e noutros países. Por exemplo, Sara (em inglês Sarah, em Francês Sara ou Sarah, em polaco Sara). Existem nomes masculinos assim?

    ResponderEliminar
  13. boa noite, já encontrei este blog á bastante tempo quando tentava encontrar o significado do nome da minha "sobrinha" que é Melissa e tem agora dois anos. De vez em quando dou uma espreitadela aqui pois gosto bastante de nomes embora ainda não tenha filhos, mas o que me puxou para este gosto foi o ajudar outras pessoas a escolher os nomes dos seus filhos, incluindo o do meu irmão que tem menos 15 anos que eu. assim, aproveito para dizer que não conseguia fazer o que a Filipa faz... Não era capaz de dar opiniões sobre tantos nomes, pois acho que inclinava sempre só para os nomes que gosto. E então tenho várias sugestões, uma delas é precisamente o que me trouxe até este blog. Quando a minha prima estava grávida da pequena Melissa, foi a uma consulta na maternidade onde a enfermeira lhe perguntou o nome da bebe e ao qual respondeu: "não é um nome muito comum mas é bonito, ao contrario de uma menina que me apareceu aqui um dia destes chamada Fodacia"
    Não sei se é assim que se escreve ou se é portugues mas podia-me tentar esclarecer sobre isto? Naquela altura acho que a menina tinha cerca de 7 anos, o que fará agora 9 anos

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Desde já parabéns por uma lista de nomes tão extensa e completa. Para mim, que gosto de nomes menos comuns, este blog foi um achado. Após ver tantos nomes raros que desconhecia estranhei que o meu não constasse da lista: Lélia. Sou portuguesa e é um nome aceite. Embora seja frequente ter que o repetir quando me apresento a alguém, a verdade é que basta o meu primeiro nome para me identificar entre os meus grupos de trabalho e lazer: o que deveras me agrada! Abraços, Lélia.

    ResponderEliminar
  15. Elsa,
    deixo-lhe algumas sugestões:

    Violeta Luz & Aurora Mel
    Violeta Luz & Aurora Liz
    Violeta Maria & Aurora Sofia

    ResponderEliminar
  16. Elsa, fico muito contente por saber que encontrou um pouco de inspiração aqui no blog! :)
    Quanto a sugestões de nomes, outras leitoras já deixaram propostas muito interessantes e aconselho-a a espreitar os posts e respectivos comentários de Nomes compostos com Aurora e Violeta, que pode consultar aqui:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/02/nomes-compostos-com-aurora.html


    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/05/nomes-compostos-com-violeta.html

    Dentro dos mais convencionais, gosto de Violeta Carolina & Aurora Leonor, por exemplo!

    Tenho alguma dificuldade em sugerir um segundo nome para Filipa, possivelmente até por ser o meu nome... De toda a forma, agrada-me:
    Filipa Lis
    Filipa Maria
    Filipa Rosa
    Filipa Ariadne


    Inês, a ideia é aliciante, mas eu sou muito tímida :D

    Sara, já publiquei várias listas de nomes internacionais e até estão divididas por países. Poderá encontrá-las na coluna do canto direito do blog ou acedendo a este link: http://nomesportugueses.blogspot.pt/search/label/nomes%20internacionais%20para%20beb%C3%A9s%20portugueses


    Vera, infelizmente não encontrei nenhuma referência ao nome que indica nem a nenhum muito semelhante!

    Lélia, obrigada pelo reparo! Aliás, o seu nome não me é de todo estranho - até porque está na lista do IRN - por isso é mesmo falha minha, vou já colocá-lo na minha lista de A a Z! :)

    ResponderEliminar
  17. Então Filipa deixo outra sugestão. Penso que ainda não foi abordado o tema da composição do nome: a vantagem/desvangem de ter um nome grande ou pequeno.
    Espero não se tratar de sugestão disparatada.

    ResponderEliminar
  18. por nome entenda-se: o nome próprio + apelidos.

    ResponderEliminar
  19. Fiquei curiosa acerca do nome pois nunca tinha ouvido nada parecido mas obrigada de qualquer maneira.
    Uma outra sugestão era um tópico do quanto os nomes dos nossos avós e dos seus irmãos, estão agora na "moda" ou não, pois pelo menos a minha avó e as suas irmãs tem nomes bastante actuais, como Aurora, Alice, Antónia, Albina, Laura, Glória. talvez nem todos sejam muito usados como Albina mas Aurora, Alice e Laura são muito comuns hoje em dia. E mesmo os irmãos da minha avó tem nomes muito bem colocados, João logo em 1º e António em 26º. Todos eles nasceram entre os anos 1920 e 1940. Acha que os nomes é uma coisa que passados uns tantos anos voltam a estar na moda?

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde e feliz ano novo para a autora do blog e leitores.

    Gostaria de pedir a sua/vossa opinião relativamente ao nome Mateus Pedro. Acha/acham que a junção destes dois nomes por esta ordem fica muito mal?

    Muito obrigada.
    TC

    ResponderEliminar
  21. Para o leitor TC,
    na minha opinão Pedro Mateus fica melhor. Gosto!

    ResponderEliminar
  22. Tentei encontrar algo sobre o nome Alberto, mas nada. Nem na lista dos nomes masculinos de A a Z (se é que vi bem).

    Será que Alberto não poderá ser um nome da moda em 5 anos? Não está também ele no lote dos clássicos e intemporais?

    Que tal um post sobre o nome Alberto?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostaria de ver um post sobre Alberto, é um nome lindíssimo

      Eliminar
  23. Boa noite! Gostaria de saber que nomes acham que combinam com Caetana para um nome composto! E com Matias também :)
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  24. Elsa,
    Óptimas escolhas! Gosto muito de Aurora e Violeta, são lindíssimos.
    Curiosamente, estão ambos na minha lista de nomes favoritos :)

    Pessoalmente, não poria 2º nome em nenhum deles.
    Já são tão originais que não "precisam" de 2º nome. Acho que se forem usados sozinhos até se destacam mais. Bjs.

    Rita :)

    ResponderEliminar
  25. Elsa, Violeta e Aurora sao nomes muito bonitos...classicos, quase 'vintage'.
    Como os nomes ja tem 3 ou 4 silabas, sugeria um segundo nome mais curtinho. Aqui vao as minhas sugestoes...

    Aurora Lis
    Aurora Bela
    Aurora Luz
    Aurora Vera
    Aurora Mel
    Aurora Flor

    Violeta Iris
    Violeta Flor
    Violeta Clara
    Violeta Ema
    Violeta Mei

    ResponderEliminar
  26. Bem as minhas sugestões são muito "temáticas"...

    Aurora Núbia
    Violeta Rosa

    Também pensei em Aurora Celeste, mas ai é mesmo muito temático :$ Mas a verdade é que o nome Aurora e Violeta só me remete para luz e flores.

    Também se pode trocar:

    Aurora Flor
    Violeta Celeste ou Violeta Céu :P

    Mas na realidade também os prefiro sozinhos.

    ResponderEliminar
  27. Estou como a Lélia, também nunca encontro o meu nome e lado nenhum...gostava de saber se ainda nascem Nélias(a verdade é que não conheço nenhuma como menos de 20 anos), e quantas são :)

    ResponderEliminar
  28. Filipa, sugeria-lhe a criação de pares perfeitos para Jaime, Joaquim e Fausto.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  29. Bom dia, queria deixar a seguinte questão. O nome Maria presente no primeiro lugar dos registos de nomes refere- se a Maria como único nome, ou seja, a menina chamar-se somente Maria, ou regere-se a todas as bébes com o primeiro nome Maria?
    Por exemplo, o nome Maria Luísa, que adoro, irá ser contabilizado como Maria ou como Luísa?

    Obrigada
    Inês

    ResponderEliminar
  30. Vera, há estudiosos norte-americanos que defendem a teoria de que os nomes tendem a regressar depois de 80/100 anos...

    TC, obrigada e endereço-lhe os mesmos votos! Não gosto muito da combinação Mateus Pedro, porque não me parece fluída!

    Flor-de-lis, não me tinha apercebido da ausência de Alberto, mas já o coloquei na lista, obrigada! :)
    A meu ver, ainda é cedo para o retorno de Alberto, está mais para retro do que para vintage!

    Eva, nomes com sonoridades tão marcantes como Caetana e Matias dão sempre origem a combinações fortes. Esta são as minhas sugestões:
    Caetana Beatriz
    Caetana Eleonor
    Caetana Luz
    Caetana Violeta
    Matias Xavier

    Nélia, pelo menos o seu nome está nas listas do blog :)Em 2011 foram registadas três bebés cujo primeiro nome era Nélia, em 2012 apenas uma e em 2013 não houve nenhum registo!

    Inês, a lista compila apenas o primeiro nome de cada bebé, por isso uma Maria Luísa entrará apenas para as contas de Maria!





    ResponderEliminar
  31. Olá! Acabei de encontrar isto : http://www.apartmenttherapy.com/most-popular-pet-names-in-2013-design-news-199018
    É um tema que se desvia um pouco mas, e longe de mim equiparar os animais às crianças, a verdade é que cada vez mais os vemos como parte da família :) Cá por casa temos, tivemos e recolocámos ( somos FAT) uma Tinota, uma Pupi, uma Ahri, uma Lis ( esta ficou Farrusca na nova família), uma Shadi, um Kian, uma Souri e 2 Simbas - tudo gatos e gatas.

    ResponderEliminar
  32. Gostava de ver abordado o nome Dafne.

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde, gostaria de saber o que acham da combinação Núria Margarida e também de Telmo Santiago. Se acham que algum nome não combina, dêem a vossa opinião ;) muito obrigada

    ResponderEliminar
  34. Sabi, cada vez mais conheço animais com nomes "de gente"!

    Cátia, gosto de Núria Margarida mas não gosto mesmo nada de Telmo Santiago! :(

    ResponderEliminar
  35. Acho lindo o nome composto: Giovanna Mayara.
    E os nomes: Gismayra, Chaila, Laysa, Laira e Laila. Também são lindos e diferentes. :)

    ResponderEliminar
  36. Gostava de saber se o nome Dafne é aceite como nome português e gostava de ver algumas combinações com o segundo nome "rapaz" e o primeiro nome Eva. Obrigada e continuação de um óptimo trabalho

    ResponderEliminar
  37. Gostaria de ver combinacoes e deixar tbm a dica do meu nome q é Yeska ! (:

    ResponderEliminar
  38. Nunca li nada a respeito do meu nome... Quem sabe um dia :)

    ResponderEliminar
  39. Gostava de fazer um pedido de pares perfeitos para Lucas! Obrigada

    ResponderEliminar
  40. Olá!! Gostaria que abordasse o nome Anastásia/Anastácia e sugerisse nomes compostos!!
    Grata

    ResponderEliminar
  41. Daniela, Dafne é aprovado como nome feminino. Não sei se percebi bem mas pretende nomes compostos com Eva, em que o segundo nome é um nome masculino? :)

    Lucas & Ema
    Lucas & Mia
    Lucas & Laura
    Lucas & Sofia

    Lucas & Benjamim
    Lucas & David
    Lucas & Samuel

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde :) o que acham dos nomes compostos Ana Amélia e Maria Irene para duas irmãs?

    ResponderEliminar
  43. Luiza, publiquei agora mesmo o post sobre Anastácia :)
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2014/01/anastacia.html

    Pilar, eu gosto dos nomes!

    ResponderEliminar
  44. Boa noite!
    O que acham do nome Eli Benjamim?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  45. Lara, eu gosto! Acho querido :)

    ResponderEliminar
  46. Obrigada Pilar!
    Obrigada Filipa!
    Fiquei pensando se a rima na terminação dos nomes Eli Benjamim poderia ser entendida como mal gosto.

    ResponderEliminar
  47. Obrigada Pilar!
    Obrigada Filipa!
    Fiquei pensando se a rima na terminação dos nomes Eli Benjamim poderia ser entendida como mau gosto.

    ResponderEliminar
  48. Gostaria de sugestões para nome compostos, tenho vontade de colocar Luara ou Lohana mas queria um segundo nome ! Aceito Sugestões

    ResponderEliminar
  49. Luana Canto, estas são as minhas sugestões de segundos nomes:

    Benedita
    Caetana
    Camila
    Carolina
    Catarina
    Cristina
    Esmeralda
    Estrela
    Eudora
    Florentina
    Francisca
    Frederica
    Gabriela
    Guiomar
    Isabel
    Julieta
    Leonora
    Letícia
    Madalena
    Margarida
    Teodora
    Valentina
    Violeta

    Se preferir segundos nomes mais curtos:

    Bela
    Ema
    Elena
    Ester
    Eva
    Flor
    Greta
    Irene
    Isis
    Jil
    Lis
    Liz
    Luz
    Mar
    Maria
    Mel
    Mia
    Rosa
    Sofia

    :)


    ResponderEliminar
  50. Ssdia interessante ver abordado neste blog(maravilhoso) os nomes: Luigi, Andrés, Theo, Eloah, Melissa, Melina, amirella, Fiorella, Antonella e Agnes. Também seria muito legal ver uma lista de nomes de origem do bretão finlandesa, escandinava e eslava. Acho que alguns nomes seriam bem usado em países lusófonos

    ResponderEliminar
  51. Por favor ajude-me. O meu segundo filho está prestes a nascer e não tem nome... o meu primeiro chama-se Mateus e não consigo achar nenhum que goste de igual forma! Ele vai nascer estes dias e fico triste em dar lhe um nome que não adoro, apenas gosto, de vários mas não há o clic com nenhum... ! Acho que me resta dar um nome que gosto e aprender a adora lo! É que no primeiro eu era louca pelo nome Mateus e não via mais nenhum a frente. Até já pensei em Matias mas seria ridículo ne? :(

    ResponderEliminar
  52. Alice, quais são os nomes que gosta mais, tirando Mateus?

    ResponderEliminar
  53. Mateus & Abel
    Mateus & Caio
    Mateus & David
    Mateus & Eduardo
    Mateus & Fausto
    Mateus & Filipe
    Mateus & Gil / Gilberto
    Mateus & Heitor
    Mateus & Isaac
    Mateus & Jaime
    Mateus & José
    Mateus & Miguel
    Mateus & Martim
    Mateus & Marcos
    Mateus & Noah
    Mateus & Nuno
    Mateus & Páris
    Mateus & Paulo
    Mateus & Romeu
    Mateus & Vicente
    Mateus & Vítor
    Mateus & Xavier

    ResponderEliminar
  54. Olá Filipa, estou amando seu blog. Sou brasileira e estou pensando em engravidar do segundo bebê este ano. Tenho uma princesinha chamada Sofia e para meu proximo(a) filho(a) estou pensando em um nome tradicional de origem portuguesa. Entretanto nas últimas décadas muitos brasileiros estão dando aos filhos nomes de origem Tupi guarani (Mayara ou Maiara, Tainá, Cauê, Cauã, Caique e etc). Que tal fazer uma lista de nomes de origem indjena? Beijos!

    ResponderEliminar
  55. Podem falar sobre nomes compostos com Ariana e pares perfeitos para Carolina ? Obrigada :D

    ResponderEliminar
  56. Carolina & Adriana
    Carolina & Catarina
    Carolina & Dalila
    Carolina & Eduarda
    Carolina & Frederica
    Carolina & Helena
    Carolina & Íris
    Carolina & Julieta /Juliana
    Carolina & Mariana
    Carolina & Nicole
    Carolina & Patrícia
    Carolina & Raquel
    Carolina & Violeta

    Carolina & André
    Carolina & Carlos
    Carolina & Daniel
    Carolina & Eduardo
    Carolina & Francisco
    Carolina & Gustavo
    Carolina & Isaac
    Carolina & Joaquim
    Carolina & Luís
    Carolina & Matias
    Carolina & Rafael
    Carolina & Samuel
    Carolina & Teodoro
    Carolina & Vicente
    Carolina & Xavier

    ResponderEliminar
  57. Ariana Paz
    Ariana José
    Ariana Maria
    Ariana Lis
    Ariana Jasmim

    ResponderEliminar
  58. Estou grávida de gêmeos, se for duas meninas, Cecília e Olívia, dois meninos Vicente e Valentim,mas se for um casal, estou em dúvida, tenho duas escolhas, Cecília e Vicente, ou Olívia e Inácio, qual vocês preferem ?

    ResponderEliminar
  59. Já fiz uma lista de Nomes compostos com Mariana, acho que poderá ser um bom ponto de partida para os compostos com Ariana...
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/10/nomes-compostos-com-mariana.html

    Fernanda, muito honestamente, gosto bastante dos dois conjuntos e não consigo fazer uma escolha entre os dois! :)

    ResponderEliminar
  60. Oi! Bom dia! Gostei muito do blog, super interessante! Eu procuro ideias de dois nomes próprios, para dois meninos (gémeos), que terão como segundos nomes _____ Valentim e _____ Vicente. Já tenho uma menina chamada Ema Vitória. Obrigada, desde já!

    ResponderEliminar
  61. João Valentim & Eduardo Vicente
    Gonçalo Valentim & Pedro Vicente
    Gabriel Valentim & Rafael Vicente
    Ângelo Valentim & Mateus Vicente
    Jaime Valentim & Gustavo Vicente
    Filipe Valentim & Diogo Vicente
    Henrique Valentim & Isaac Vicente

    ResponderEliminar
  62. Fernanda:

    Não pode ser Olívia e Vicente? :P

    ResponderEliminar
  63. Xana, óptimos segundos nomes! Eu sugiro primeiros nomes simples, já que os segundos são tão marcantes:
    - Luís Vicente & Nuno Valentim
    ou vice-versa;
    - João Vicente & Pedro Valentim

    ResponderEliminar
  64. Fernanda, escolhia Cecília e Vicente.
    Xana, concordo com a Filipa...nomes curtinhos soam bem com Vicente e Valentim. Especialmente porque a tua filha também tem um nome curto.

    ResponderEliminar
  65. Filipa, passei pelo nameberry e vi um post interessante sobre nomes e os estereótipos associados aos mesmos do ponto de vista dos visitantes. Não apenas se é nome de rico ou pobre, mas do género, todos os Joões são populares e os engraçados da turma, todos os Pedros têm barba, etc etc.
    Acho que seria um post interessante no blog.
    Obrigada e beijinhos :)

    ResponderEliminar
  66. Filipa, seria possível disponibilizar a lista de nomes registados em 2013, separado por distritos? nomeadamente Leiria e Lisboa, onde resido e onde trabalho.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  67. Bom dia, adorei o seu blog!!!
    Eu gosto do nome Sara, e queria colocar um nome composto. Então pensei em:
    Sara Sophie ou
    Sara Iaiá.
    Porque eu e meu esposo gostamos muito de uma banda de música (Los Hermanos), que tem uma música chamada "Retrato pra Iaiá", e eu fui pesquisar sobre o significado e vi que é: "Pessoa" sendo de origem indígena.
    E também é o título de um livro de Machado de Assís, "Iaiá Garcia"
    O que vc acha??
    Desde já agradeço muito!!!
    E que quiser me dar a sua opinião também será bem vinda!

    ResponderEliminar
  68. Kelly, nao gostei de Sara Sophie, mas achei Sara Iaia muito fofo. Na verdade, sou supeita, pois adoro Los Hermanos e Iaia e um dos meus apelidos/hipocristicos.

    Iaia, se eu peco e na vontade de ter um amor de verdade... rs.

    Ps.: Desculpem-me pela falta de acentos.

    ResponderEliminar
  69. Tânia, adorei a sugestão, na segunda-feira publico o post! :)

    Adoraria possuir a distribuição geográfica dos nomes mas a única lista que possuo é a que está publicada no blog! :(

    Kelly, não adoro Sara Sophie, mas adorei a história a respeito de Iaiá e adoro quando os nomes escolhidos têm um significado para o casal! [Fui ouvir a música, que não conhecia, e já está na minha playlist!]





    ResponderEliminar
  70. Obrigada meninas!!! :D
    Está decidido então: Sara Iaiá :)
    na verdade era o que eu queria mesmo, só que estava receosa por nunca ter ouvido falar em alguém chamada de Iaiá, mais significa muito p/ mim e meu esposo! Nos sentimos mais próximos qnd escutamos Los Hermanos, pois foi a banda do início de nosso namoro, e aqui em casa toda sexta eu e ele vemos o DVD desta banda e cantamos juntos, é o nosso momento especial da semana! :D S2
    Obrigada Mayara!
    Obrigada Filipa, que bom que gostastes da música tbm! ;)
    Bjs meninas :)

    ResponderEliminar
  71. Olá filipa, uma boa ideia para post do blog seria(nome de rainhas portuguesas), nomes inspirados em flores, nomes inspirados em pedras e nomes curtos masculino. Um duelo bem legal: André versus Andres, Alberto versus Roberto, Ana Luíza versus Maria Luíza e Eduarda versus Maria Eduarda

    ResponderEliminar
  72. Ola Filipa. Estou grávida do meu segundo filho e é uma menina. O problema é que eu e o meu marido não gostamos das sugestoes um do outro. Ja tenho um reguilha de 4 aninhos chamado Salvador. O parto esta previsto em 2 meses e ainda nao temos nome. Será que me pode ajudar, obrigada.

    ResponderEliminar
  73. Carolina,

    Salvador & Aurora
    Salvador & Amélia
    Salvador & Benedita
    Salvador & Constança
    Salvador & Caetana
    Salvador & Carminho
    Salvador & Eduarda
    Salvador & Flor
    Salvador & Gabriela
    Salvador & Isabel
    Salvador & Julieta
    Salvador & Lília
    Salvador & Margarida
    Salvador & Madalena
    Salvador & Nicole
    Salvador & Salomé
    Salvador & Sílvia
    Salvador & Susana
    Salvador & Teresa
    Salvador & Vitória

    ResponderEliminar
  74. Carolina, já deixaram sugestões muito boas, mas gostava de lhe perguntar quais são os nomes que um e outro colocam em cima da mesa!

    ResponderEliminar
  75. Olá, somos um casal com 3 filhas e um filho ainda embutido. Elas chamam-se Maia, Noa e Naíma (estas duas são gémeas) e ele... ainda não tem nome!
    Gostamos de nomes muito simples, delicados, não muito compridos, e sem letras muito agressivas (R, V, P, T...)
    Gostávamos muito de continuar a manter nomes com as letras M e N e as vogais, mas para menino não achamos nada, por isso procuramos algo que não fuja muito a isso.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  76. Carolina, achei super-interessante a sonoridade "Salvador e Sílvia". :)

    Liliana,
    Max / Máximo
    Mauro
    Marcos
    Matias
    Nero
    Nicola
    Noé
    Nadir (gosto muito deste)

    ResponderEliminar
  77. Liliana, sugiro:

    Mavi
    Milan
    Miguel
    Marcelo
    Noel

    ResponderEliminar
  78. Liliana, os nomes das meninas foge um pouco ao convencional, pelo que resolvi arriscar um bocadinho:

    Arine
    Caio
    Carmim
    Cid
    Elói
    Énio
    Ianis
    Júnio
    Mauri
    Remi [apesar da letra inicial, é suave]
    Samir
    Uriel

    ResponderEliminar
  79. Tenho Dúvidas entre Luahra, Lohanna e Lohanny, Gostaria de uma opnião, ou de sugestão para nome composto com estas opções.

    ResponderEliminar
  80. Que nome sugere para um irmão da Aurora?

    ResponderEliminar
  81. Aurora & Filipe - nome do príncipe que casa com a Bela Adormecida (Aurora), acho que ficaria um conjunto super-fofinho

    Aurora & Abel
    Aurora & João Jasmim
    Aurora & Silvestre

    ResponderEliminar
  82. Vera, acho que o estilo de Aurora se assemelha ao de Violeta, pelo que recomendo que espreite o post de Pares Perfeitos para Violeta

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2013/08/pares-perfeitos-violeta.html

    Simplesmente adorei a sugestão de Aurora & Silvestre, acho divinal, mas Silvestre é bem menos usual que Aurora e é possível que isso seja um problema, pelo que sugiro também:

    Aurora & Artur
    Aurora & Benjamim
    Aurora & Bernardo
    Aurora & Gaspar

    ResponderEliminar
  83. Adoro o blog e parece-me ter muito bom gosto.. qual a sua opinião em relação aos nomes India Liz e Arabela Liz.. e ficaria mais bonito Liz ou Lis?? :) Muito obrigada

    ResponderEliminar
  84. Adorei o blog, muito interessante, parabéns.
    Gostaria que você divulgasse mais o meu nome, eu amo meu nome, mas é incomum. Meu nome é Delma.
    Poderia colocar na enquete, eu iria adorar ver meu nome lá.Abs

    ResponderEliminar
  85. Obrigada pelas palavras simpáticas, o bom gosto é relativo, mas fico feliz por gostar do blog! :) Não sei se viu este post
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2013/01/nomes-femininos-com-tres-letras-lis-liz.html
    mas entre Lis e Liz, prefiro Lis, por me remeter para Lírio!
    Em relação a India e Arabela, acho que são boas escolhas e, dos dois, prefiro Arabela, que é mais o meu estilo!

    Delma, obrigada pelas palavras simpáticas! Não sei se Delma é aprovado em Portugal, mas irei inclui-lo na lista de nomes brasileiros! Quanto à inclusão do seu nome num duelo, admito que será difícil, já que procuro usar nomes mais contemporâneos!


    ResponderEliminar
  86. Olá, vejam se tem estes na lista:
    -Sérgia
    -Brizida
    -lucibela
    -Norberto
    -Armandina
    -Elza
    -Síria
    ....
    são todos portugueses

    ResponderEliminar
  87. Olá! Os nomes indicados encontram-se todos nas listas do blog, exceptuando Lucibela, que desconhecia! :)

    ResponderEliminar
  88. Procuro nomes que signifiquem palavras "Vida" "Milagre" "Presente" "Desejado" "Tesouro"

    obrigada

    ResponderEliminar
  89. Que segundo nome poriam nesta combinação?
    Filipa _____________

    ResponderEliminar
  90. Daniela, poderá consultar aqui a nossa lista de Significados:
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/p/significados.html

    Caso não consiga copiar o link, poderá encontrar o mesmo no canto superior direito do blog, no item "Significados de A a Z"

    Quanto às sugestões de nomes compostos com Filipa, vou transcrever o que respondi acima: tenho alguma dificuldade em combiná-lo, mas sugiro
    Filipa Lis / Liz
    Filipa Maria
    Filipa Ariadne / Ariadna
    Filipa Rosa

    ResponderEliminar
  91. Pares perfeitos para Noa, please!

    ResponderEliminar
  92. Quais as vossas sugestoes para nomes femininos compostos com Luz como segundo nome:
    __________ Luz

    e já agora que acham de Luz como segundo nome para menino? Sugestoes?

    Obrigada,
    Sandra

    ResponderEliminar
  93. Adriana Luz
    Melina Luz
    Natalia Luz
    Victoria Luz
    Avelina Luz
    Noemia Luz
    Eleonora Luz

    ResponderEliminar
  94. Paula, aqui ficam as sugestões de Pares Perfeitos femininos para Noa:

    Noa & Aixa
    Noa & Ária
    Noa & Iana
    Noa & Isis
    NOa & Lis
    Noa & Luna
    Noa & Suri
    Noa & Súria
    Noa & Zora

    ResponderEliminar
  95. Paula:
    Noa & Alma
    Noa & Bela
    Noa & Cloé
    Noa & Edna
    Noa & Flor
    Noa & Lia / Lea
    Noa & Mia
    Noa & Zara
    Noa & Zita

    Noa & Ari
    Noa & Caio
    Noa & Gui
    Noa & Levi
    Noa & Nadir
    Noa & Vito


    Sandra:
    Áurea Luz
    Bruna Luz
    Carolina Luz
    Dália Luz
    Elsa Luz
    Gabriela Luz
    Helena Luz
    Joana Luz
    Maura Luz
    Olívia Luz
    Paloma Luz
    Serena Luz
    Teresa Luz
    Violeta Luz

    Acho Luz bonito como segundo nome de rapaz se o primeiro for um nome forte. Ex: Joaquim Luz, Artur Luz, Raúl Luz, Fernando Luz.

    ResponderEliminar
  96. Vou ter a minha segunda filha e ando um tanto indecisa com o nome que lhe irei dar.
    A minha primeira filha chama-se Ema. Escolhi-o pela sua simplicidade e universalidade, por ser um nome que acho meigo e doce. Do mesmo género gosto de Alice, Amélia, Clarisse, Camila, e Bianca.
    Por outro lado, também estou muito inclinada para nomes fortes, nomeadamente Valentina, Isabela, Aurora, e Eleonor, mas receio que fique muito destoado do nome da irmã. Um dilema portanto, qual a sua opinião?
    Da primeira lista qual prefere para par com Ema? E da segunda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da primeira lista eu AMO o nome Clarisse e fica lindo Ema e Clarisse. Minha sugestão: Lis, ficaria lindo Ema e Lis, tem o mesmo número de letra e é um nome universal. E da segundo lista gosto de: Aurora. Ema e Aurora são lindos juntos. Minha sugestão seria: Lia ou Mia. Ema e Lia e Ema e Mia são nomes lindos e universais e tem o mesmo número de letras

      Eliminar
  97. Da sua 1a listinha: Alice

    Da sua 2a listinha: Aurora ou Isabela

    Pares perfeitos para Ema:
    Mia
    Luz
    Ana
    Iva
    Lea/Lia
    Liz/Lis

    ResponderEliminar
  98. Paula, agora deixo-lhe os Pares Perfeitos masculinos para Noa:

    Noa & Áser
    Noa & Caleb
    Noa & Eli
    Noa & Ian
    Noa & Leo

    Sandra, acho que Luz como segundo nome feminino combina com quase todos os nomes e o mesmo se passa com Luz como segundo nome masculino! Acho que só não gosto de "da Luz"...

    Tânia, exceptuando Valentina, considero que todos os nomes partilham o estilo victoriano de Ema. Os meus pares preferidos seriam Ema & Camila e Ema & Isabela.

    ResponderEliminar
  99. oi pessoal tenho alguns nomes para vocẽs:
    joao
    julieta
    julia
    mainara
    bruneli

    ResponderEliminar
  100. naina
    carla
    milene
    danielly
    bruna
    lia

    ResponderEliminar
  101. Gostaria de ver o duelo Luís Alberto x Luís Roberto, Isaque x Isaac, Luísa x Luzia, Clarice x Clarisse, Filipe x Felipe, Aliça x Alissa, Manuela x Emanuela, Helena x Heloísa e Marina x Marisa. Amo muito esse blog, está de parabéns Filipa

    ResponderEliminar
  102. Olá, gostava de saber o significado do nome Tiffany.

    ResponderEliminar
  103. Gostava de pedir que pusesse os nomes mais populares na Moldávia

    ResponderEliminar
  104. Vou ter um bebé, não sei o sexo até então. Mas o nome será Mia ou Noah.
    Queria perguntar o que acha de Mia Valentina.
    Surgiu-nos e gostamos, soa-nos italiano (mia = minha) e Valentina ouvimos naquele anúncio italiano. Que acha? bonito ou feio?
    Tb queria pedir sugestões de segundo nome para Noah. Obrigada

    ResponderEliminar
  105. Noah Benjamim
    Noah Cristóvão
    Noah David
    Noah Guilherme
    Noah Gabriel
    Noah Luís
    Noah Mateus
    Noah Rafael
    Noah Ricardo
    Noah Vicente
    Noah Valentim

    ResponderEliminar
  106. Catarina, procurei essa informação mas ainda não encontrei nada! :(

    Marisa, gosto de Mia Valentina, bastante!
    Quanto a nomes compostos com Noah, não é fácil, porque é um estilo bastante diferente dos habituais nomes portugueses, mas sugiro que seja acompanhado por nomes internacionais como os que já deixaram no comentário acima do meu, em particular,

    Noah Alexandre
    Noah Benjamim
    Noah Gabriel
    Noah Rafael

    ResponderEliminar
  107. Sara, Tiffany significa "manifestação de Deus", ou "aparição de Deus".

    ResponderEliminar
  108. Top Moldávia:

    Meninos:
    Maxim
    David
    Nichita
    Andrei
    Ion
    Daniel
    Bogdan
    Alexandru
    Artiom
    Mihai

    Meninas:
    Anastasia
    Sofia
    Valeria
    Evelina
    Maria
    Alexandra
    Andreea
    Daria
    Victoria
    Nicoleta

    ResponderEliminar
  109. Gostaria de um post com o nome Ciro.Obrigada.

    ResponderEliminar
  110. Julia, penso que a lista moldava mais actual [referente a 2013] será assim:

    Meninos

    Maxim
    David
    Alexandru
    Ion
    Artiom
    Daniel
    Bogdan
    Nichita
    Andrei
    Mihail

    Meninas

    Anastasia
    Maria
    Sofia
    Daria
    Alexandra
    Victoria
    Andreea
    Valeria
    Evelina
    Gabriela

    A notícia que encontrei cita o "Serviciului Stare Civilă", pelo que deve ser oficial.

    http://www.noi.md/md/news_id/34644


    ResponderEliminar
  111. Ana Karolyne / Brasil :))11 de março de 2014 às 02:17

    OLÁ,amei tudo por aqui, o nome da minha Baby será Louísa Eduarda, queria muito uma opinião sua, ou sugestões se caso não ficou bom, enfim, levo muito a sério o significado e tal, e nome é algo que se leva pra vida toda, né :)) ela nasce até o dia 20 de março, tá aí já! 2bjs.

    ResponderEliminar
  112. Olá como é que eu faço para saber se um nome que não está na lista é admitido? Quais são as entidades que tenho de contactar, telefone, email ou onde me devo dirigir?

    Eu queria saber se eu posso chamar o meu filho Francisco de Maria.
    Sabe se posso?

    ResponderEliminar
  113. Acham que Serena é um nome usável? O que acham deste nome?

    ResponderEliminar
  114. Ana Karolyne, eu gosto bastante dos dois nomes que são, na minha opinião, ambos bastante fortes mas, ainda assim, acho que acabam por funcionar! Desejo-lhe as maiores felicidades e uma hora pequenina! :)

    Carol, a entidade a consultar é o Instituto dos Registos e Notariado! Gostaria de poder dar-lhe uma resposta mas a verdade é que não sei se é aprovado! Boa sorte com o pedido! :)

    Ana, vou publicar agora um post sobre Serena mas posso já adiantar-lhe que gosto e acho usável!

    ResponderEliminar
  115. Olá! Acabei de descobrir que estou grávida e gostaria de colocar um nome no meu bebê que seja antigo, bonito e não esteja no top 10 de nomes no Brasil. Gostei muito da sua lista de nomes de vovôs e vovós, mas que tal perguntar aos seus leitores os nome de seus avôs? Quem sabe possa nos dar alguma inspiração para um nome esquecido?

    ResponderEliminar
  116. eu queria o nome que cobinace com o nome vanessa e thiago

    ResponderEliminar
  117. Com Thiago talvez: André, Filipe, Sérgio, Tomás ou Lucas.

    ResponderEliminar
  118. Que acha de Benjamim e Samuel para gemeos(Ben e Sam)?

    ResponderEliminar
  119. Preta, Vanessa e Thiago são bastante diferentes entre si, pelo que o leque de possibilidades é imenso!

    Aline
    Eliana
    Gisela

    Rafael
    João
    Pedro

    Sofia, gosto bastante!

    ResponderEliminar
  120. Obrigada... Entretanto pensei também em Benjamim e Matias (Ben e Mat- eu gosto de diminutivos, dão jeito), dos dois pares qual gosta mais? É tão difícil escolher nomes... E eu gostava que fossem nomes bíblicos. Este blog ajuda imenso :) parabéns

    ResponderEliminar
  121. Obrigada pela simpatia Sofia! Quanto aos conjuntinhos, sou honesta, gosto dos dois, mas gosto mais de Benjamim e Matias, por causa do "i" das sílabas tónicas!

    ResponderEliminar
  122. Que tal um duelo dos nomes não citados do seu blog, como por exemplo nomes que só teve um, dois ou nenhum registro? Penso as vezes que os nomes tem-se repetido demais porque não há duelos ou posts próprios deles. Beijos, amo esse blog. Ah é verdade, minha amiga teve um bebê ( meu afilhado) chamado Samir, o que pensa desse nome?

    ResponderEliminar
  123. Poderia abordar o nome Delfim?

    ResponderEliminar
  124. Bom dia! Descobri este blog há pouco tempo e estou encantada, pois sempre atribuí grande importância ao significado dos nomes e as estatísticas e discussões que apresenta são muito interessantes. Parabéns pelo seu trabalho!
    Já agora, tenho uma irmã adoptiva com um nome muito incomum, sobre o qual não encontro referência no blog: Horácia! Gostaria de ouvir a sua opinião e, se possível, conhecer a existência de outros registos com este nome. Obrigada!

    ResponderEliminar
  125. Tenho um rapaz chamado Noah e vou ter outro rapaz, podia-me dar sugestões de nomes? Obrigada


    ResponderEliminar
  126. Noah & Ary
    Noah & Apolo
    Noah & Caio
    Noah & Gil
    Noah & Ícaro
    Noah & Ivan
    Noah & Isaac
    Noah & Juno
    Noah & Lucas
    Noah & Levi
    Noah & Nadir
    Noah & Ódin
    Noah & Páris
    Noah & Ruby
    Noah & Vito

    ResponderEliminar
  127. Marise, não posso deixar de abordar os nomes populares, porque é evidente que há um motivo que os leva aos topos das tabelas, mas tento contrabalançar os posts, incluindo sugestões de nomes pouco usados. Quando comecei os duelos, o objectivo era ajudar pessoas que estivessem em dúvida em relação a dois nomes comuns - daí a popularidade da maior parte dos conjuntos - mas já tendo abordado quase todos os nomes do top 100 português, não há dúvida de que terei de começar a opor nomes menos frequentes!
    Quanto a Samir, gosto!

    Filomena, seja muito bem-vinda! :) Espero que se divirta por cá e estou ansiosa pelos seus comentários!
    Quanto a Horácia, foi muito pouco usado nos últimos cem anos [não tenho registo deste nome nos últimos 3 anos] e nos registos paroquiais, onde costumo encontrar os nomes mais inusitados, apenas vi uma Horácia, o que deixa perceber o quão incomum é em Portugal. A meu ver, não é muito apelativo... :(

    No dia 10 de Março deixei nesta mesma caixinha de comentários sugestões de pares perfeitos para Noah, e vou repeti-las:

    Noah Alexandre
    Noah Benjamim
    Noah Gabriel
    Noah Rafael

    ResponderEliminar
  128. Olá, Filipa! Se você tiver sugestões, gostaria que me ajudasse no tópico sobre nomes de irmãos (ou irmãs) para Lis. (A ajuda das demais que também estiverem lendo isto também é muito bem-vinda!)
    Postei a pergunta, com os comentários, aqui no fórum da página. Obrigada!

    http://nomes-e-mais-nomes.57426.x6.nabble.com/Irmaos-para-a-Lis-td154.html

    ResponderEliminar
  129. Filipa, tenho curiosidade de saber o significado dos seguintes nomes: Lié, Deuzuíte e Zágma.

    ResponderEliminar
  130. Boa noite Filipa, pedia, se possível, que abordasse os nomes Eurico, Fausto, Eudora e Heloísa. Obrigada!

    ResponderEliminar
  131. Gostaria de saber um pouco mais sobre o nome Nara. :)

    ResponderEliminar
  132. Quécia, não conheço esses nomes.. São africanos?

    Post sobre Heloísa:
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/10/heloisa-eloisa.html

    Post que aborda Eurico:
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/08/nome-do-dia-eurica.html

    ResponderEliminar
  133. Filipa, tenho a dizer o que segue:
    1) Lié - É o nome de minha prima, informou-me que foi obtido de um romance que a mãe lera quando solteira, portanto aproximadamente 70 anos. Na pesquisa efetuada deparei-me com uma marca de roupa para qual a proprietária informa que é uma palavra francesa que significa "conectada, ligada". Também vi nomes que guardam semelhança, a saber: a) Lieh, chinês, significa "solidez, fortaleza", nome de importante filósofo; b) Lien, chinês, "flor lótus".
    2) Deuzuíte - Conforme opinião de uma colega de trabalho, talvez seja a pronúncia aproximada do numeral dezoito, em francês, vez que os números proporcionam sorte em determinadas culturas.
    3) Zágma - Nada encontrado.

    ResponderEliminar
  134. Obrigada pela sua atenção em pesquisar e responder-me. Certamente passarei aqui bons momentos no seu cantinho... Continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  135. Boa note Filipa, seu trabalho no blog é ótimo. Gostaria de ver pelo menos uma vez nos nomes do dia, os nomes: Marisol, Ivo e Igor. Seu blog é lindo, parabéns

    ResponderEliminar
  136. Noite* desculpa. Esqueci de dizer: Eu gostaria muitíssimo de ver um post de quais nomes o brasileiros acham que são nomes exteriorizados como de portugueses
    Já agora eu dou a minha opinião: Nuno, Leonor, Matilde, Manuel, Maria(puro), Gaspar, Duarte, Gonçalo, Dinis, Filipa e Inês

    ResponderEliminar
  137. Luinara, concordo com todos e acrescento Mafalda!

    ResponderEliminar
  138. Luinara e Mayara, cito os seguintes nomes por considera-los do gosto dos portugueses: Constança, Carlota, Frederica, assim como os masculinos acrescidos de Maria.

    ResponderEliminar
  139. A meu ver para menina falta acrescentar Carminho. E para os meninos acrescentaria Martim, Afonso, Vasco, Xavier, Santiago.

    ResponderEliminar
  140. Luinara, hoje mesmo vou criar um post com essa pergunta e estou ansiosa por ver as opiniões vindas do Brasil :)

    ResponderEliminar
  141. Concordo com Luinara, Mayara, Nina e Aurora. Os nomes citados são os favoritos dos portugueses que não têm nada em comum com as escolhas dos brasileiros. Estes preferem 'enfeitar' outros nomes.

    ResponderEliminar
  142. Olá, preciso de ajuda, qual o par que na sua opinião soa melhor :

    Flor & Xavier
    ou
    Mia & Xavier ?


    Noah & Xavier
    ou
    Enzo & Xavier ?

    ResponderEliminar
  143. Filipa, e por falar em nomes virtuosos como Pureza, Esperança, Graça, Caridade, Inocência, etc, gostaria que se reportasse ao nome Honor.

    ResponderEliminar
  144. Raquel, escolheria Flor e Enzo...

    Quécia, tenho dúvidas de que Honor seja aprovado em Portugal - quanto muito talvez Honora; a lista do IRN apenas menciona Honorato e Honorina, mas também conheço pessoas chamadas Honório e Honória.

    ResponderEliminar
  145. Obrigada mas acho que ninguém entendeu a minha pergunta.... :(
    Eu perguntei qual o par dos que eu escrevi que soa melhor.
    O Xavier já existe, ou seja...é para saber qual fica melhor com Xavier, por isso coloquei todos com & Xavier... Porque o Xavier é o mano! E agora vem outro/a! Uma Flor ou uma Mia, um Noah ou um Enzo. Por isso nada me ajudam com as vossas sugestões, porque não vão de encontro ao que perguntei...Mas obrigada na mesma.

    ResponderEliminar
  146. Raquel:

    Gosto de Flor & Xavier, acho que combinam muito bem!
    Tanto Noah como Enzo não são nomes que eu adore, mas acho que Enzo combina melhor com Xavier. Espero que tenha ajudado!

    ResponderEliminar
  147. Sugestões de 2º nome para Bianca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foram mencionados, mas também sugiro Bianca Lis e Bianca Sofia. Combinações muito românticos e femininos.

      Eliminar
  148. Bianca Catarina
    Bianca Carolina
    Bianca Dulce
    Bianca Emília
    Bianca Flor
    Bianca Gabriela
    Bianca Glória
    Bianca Helena
    Bianca Isabel
    Bianca Jasmim
    Bianca Leonor
    Bianca Lis
    Bianca Margarida
    Bianca Núria
    Bianca Olívia
    Bianca Paula
    Bianca Ruby
    Bianca Rosa
    Bianca Silvestre
    Bianca Tamára
    Bianca Vitória

    ResponderEliminar
  149. Para que mesmo um 2º nome para Bianca? A última sílaba CA dificulta a combinação, sem falar que é uma variante estrangeira.

    ResponderEliminar
  150. Porque eu quero um nome composto, não é essa a razão por que eles existem? Porque é uma opção, porque os pais querem/gostam. Só isso, é razão suficiente.
    E por ser um nome difícil de combinar é que vim aqui pedir ajuda, quanto a ser variante estrangeira não sei o que tem a ver, os nomes de variante estrangeira não podem ser combinados com outros? Não sabia!

    Obrigada anónimo, adorei Bianca Lis, e Bianca Flor!

    ResponderEliminar
  151. Lurdes, que venha com muita saúde a sua Bian Calis ou Bian Caflor.

    ResponderEliminar
  152. Prezada Lurdes, li o comentário de Amália, o qual apresenta uma contribuição excelente. Ela chama atenção para a sílaba final do nome Bianca que ao se unir a sílaba inicial de outro nome, na maioria das vezes, produz um som desagradável. Em seguida - ela não digitou mas ficou subentendido - mesmo que se obtenha uma excelente sonorização vai de encontro ao fato de ser uma variante estrangeira. Em outras palavras, embora não haja impedimento legal para se usar variantes estrangeiras, contudo, faz-se necessário usar o bom senso, ou seja, não juntar variantes distintas (italiana x portuguesa) ou juntar duas variantes estrangeiras (é falta de patriotismo). Deduz-se do comentário de Amália que o nome Bianca deva ser usado sozinho, pelas razões expostas. No mais só se tem a agradecer.

    ResponderEliminar
  153. Bianca Valentina
    Bianca Violeta
    Bianca Margarida
    Bianca Sofia
    Bianca Alice

    ResponderEliminar
  154. O nome Bianca é tão aceito que os brasileiros não levam em consideração esses detalhes, muitos por desconhecimento. Junto a outra variante italiana, mesmo assim, vai ficar estranhíssimo, que dirá se junto a variante de idioma diferente. É preciso lembrar também dos sobrenomes/apelidos, que na maioria das vezes não tem nada que ver com os italianos. Mas se quer usar este ou outro nome estrangeiro, basta usar somente ele junto aos sobrenomes brasileiros, a fim de não ficar muito estranho. Valeu a informação! Vou ficar atenta quando da escolha do(a) primeiro(a) filho(a).

    ResponderEliminar
  155. A sério?!!! A Lurdes não perguntou se devia usar dois nomes, quem é que vos pediu opinião?!! Filipa, deve gerir melhor os comentários aprovados!

    ResponderEliminar
  156. Olá Quécia, percebi tudo isso mas eu não vim aqui perguntar se devo ou não colocar um 2º nome. EU VOU COLOCAR um segundo nome. Está decidido! Só vim pedir ajuda, e quem me quiser ajudar eu agradeço, quem acha que não fica bem com nada, deve abster-se. Sempre achei de mau gosto, quando uma pessoa pede sugestões de um segundo nome, virem dizer que fica bem sozinho. Ora se a pessoa procura um segundo nome, é porque acha que não fica bem sozinho.
    Portanto, agradeço a opinião, mas quando opinamos sobre algo que não nos foi pedido, pode ser inútil e tempo perdido.

    Obrigada anónimo, gostei de todos! É sobretudo bom perceber que algumas combinações que eu já tinha pensado, outras pessoas também pensaram.

    ResponderEliminar
  157. Érica (ou Amália) , fique a saber que é exactamente por os nomes fluírem, que eu adoro! Eu sei muito bem que ao dizer Bianca Flor e Bianca Lis os nomes se vão "unir" e é isso que me encanta! Em vez de tentar ser irónica devia tentar respeitar os outros!

    ResponderEliminar
  158. Raquel, eu percebi a pergunta! Para combinar com o mano Xavier, escolheria Flor, para menina e Enzo para menino!

    Antes de mais, gostava de dizer que não faço moderação de comentários - à partida, confio no bom senso dos comentadores e mesmo quando ele falha, só apago comentários em último caso.

    Posto isto, gosto muito das sugestões já destacadas, Bianca Lis e Bianca Flor, porque também acho que fluem e gosto de Bianca Margarida. Sugiro ainda Bianca Luísa..

    ResponderEliminar
  159. Lurdes (ou Anônimo de 25 de abril, às 15h34). Simplesmente devemos acolher as sugestões que nos são apresentadas. É indubitável que a decisão ficará a cargo dos pais. Por fim, todas as opiniões são de grande valia, sobretudo para reflexão.

    ResponderEliminar
  160. Muito obrigada Filipa! Estou muito inclinada para Bianca Lis, mas Bianca Luísa também me fez pensar, realmente, soa-me muito bem, e lá está, os nomes fluem / unem-se, que é exactamente o que procuro. :)

    ResponderEliminar
  161. Lurdes, não sei se a ajuda na escolha, mas entre Bianca Lis e Bianca Luísa, prefiro esta última :)

    ResponderEliminar
  162. E um duelo entre Gastão e o recém aprovado Bastião?

    A culpa é do tenista Gastão Elias!
    ; )

    ResponderEliminar
  163. Bianca Mafalda ou Bianca Constança não ficavam lá muito de bem de facto, mas existem nomes internacionais. Por exemplo: Bianca Sofia ou Bianca Matilde ... Bianca é italiano, Sofia e Matilde são internacionais, tanto são usados em Portugal como em Itália, como em outros países. E mais, Bianca pode ser um nome italiano, mas é um nome super internacional, muito usado mesmo, nos Eua, uk, Brasil, acho que na maior parte da América e Europa usa-se e conhece-se o nome Bianca. Como tal acho que é um nome internacional que combina bem com outro nome internacional. Pessoalmente gosto de Bianca Sofia!

    ResponderEliminar
  164. Boa tarde. Gostaria de propor um post (ou vários posts) com os seguintes nomes:
    - Laurinda;
    - Adriano;
    - Rosário;

    Obrigada

    ResponderEliminar
  165. Flor-de-Lis, viu o post sobre Gastão?
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/11/gastao.html

    ResponderEliminar
  166. Olá, Filipa...
    Eu também sou mais uma Filipa :)
    Tenho algumas dúvidas quanto a uns nomes. Vou ter uma menina. Procuro um nome que esteja longe do top 20, mas que seja reconhecível, familiar e não cause nenhuma estranheza.
    Eleonor: Gosto muito deste nome, mas será que não vou/vai ter de passar a vida a repetir/corrigir o nome, dado o elevadíssimo nº de Leonores? Será que Eleonora era melhor e mais distinguível? Ah, detesto do diminutivo Nono, adoro o diminutivo Ellie.
    Eveline: Também gosto muito deste nome, mas tenho uma grande dúvida quanto à pronúncia correcta, diz-se Éveline ou Iveline? É que se for a primeira pronuncia, é exactamente a que gosto, (adoro o diminutivo Evie), se for a segunda já não gosto nada.
    Flor: Transmite-me simplicidade e feminismo, a dúvida é se é um nome internacional ou reconhecido? Também adoro Flora, que é mais internacional, mas receio as piadas sobre a manteiga, acho que já não cumpriria o meu requisito de não causar estranheza?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito da tua escolha Eleonor e muito internacional. Também há a opção Eleanor para não ser tanto como Leonor.
      Eveline também é muito giro. É pronunciado com é pelo menos em inglês.

      Eliminar
  167. Olá Filipa Boa Tarde, tudo bem? Procurando nomes para meus filhos achei este blog, sou brasileira, mas especificamente do Rio de Janeiro e estou grávida de um casal de gêmeos. Eu adoraria ver um post sobre Rosália e Florisse e qual seria a melhor dupla pra um nome de menino. Eu estou em duvida desses nomes para meninas e para menino estou em dúvida entre Valentim e Serafim. Você me ajudaria muitíssimo, muito obrigada e parabéns pelo lindo blog

    ResponderEliminar
  168. Filipa, tem uma listinha muito bonita! :)
    Eleonor: Sim, possivelmente haverá quem não entenda Eleonor mas, na minha opinião, o som "i" é bastante distinto e prolongado, acho que não dá para não se perceber que há ali uma sílaba a mais.

    Eveline: não sei qual é a forma certa de se pronunciar, eu digo qualquer coisa que soa a "Êveline", não abro o E inicial mas definitivamente não o transformo em "i".

    Flor: não é uma grafia transversal mas não se afasta muito de Fleur... Concordo com a ideia de que Flora é mais internacional e eu nunca me lembro da manteiga... Penso mais na Fauna :) Digo isto apenas para enfatizar a ideia de que quase todos os nomes nos lembram alguma coisa. Se a associação não é negativa, não me parece muito incomodativo!

    Fernanda, não estou familiarizada com Florisse e apenas por isso causa-me um bocadinho de estranheza. Ainda assim, acho que fica bem com Valentim; fica um conjuntinho super romântico! Rosália e Serafim seriam considerados retro em Portugal, creio que o mesmo se passará no Brasil, acho que se encaixam bem um no outro!




    ResponderEliminar
  169. Preciso de ajuda
    Estou grávida de uma menina mas ainda não sei o nome gosto de vários e nenhum se destaca. Qual é o vosso preferido
    - Alice
    - Cátia
    - Clara
    - Ema
    - Mara
    - Sofia
    - Teresa

    ResponderEliminar
  170. Catarina, quer um nome simples ou composto?
    Dos que indicou gosto de Alice, Clara e Ema, porque é mais incomum.

    ResponderEliminar
  171. Dessa lista escolheria Ema.

    ResponderEliminar
  172. O único incomum é Ema, e também o mais bonito.

    ResponderEliminar
  173. - O nome Cátia é uma forma derivada de Catarina, "pura, casta, imaculada".
    - Com o mesmo significado: Inês (grego), Ane(grego) e Pureza.
    - Natércia é o anagrama de Caterina, forma antiga do nome Catarina.

    ResponderEliminar
  174. O comentário que fiz para outro post acho que fica bem neste também. No mesmo estilo de Catarina (grego) "pura, imaculada", é o nome Aglaia (grego) "gloriosa, bela". Aglaia também é um gênero de plantas que contém várias espécies, dentre as quais destaco: Aglaia Apoana, Aglaia Nívea e Aglaia Venusta.

    ResponderEliminar
  175. Catarina,

    De todos esses os meus preferidos são Ema e Teresa.

    ResponderEliminar
  176. Desta vez não tenho dúvidas, o meu preferido é Teresa! :)

    ResponderEliminar
  177. Obrigada pelas vossas ajudas
    Agora só falta decidir entre Ema e Teresa
    Ema é um nome simples, pequeno e delicado. E muito internacional.
    Teresa também um some simples e muito sereno. É menos usados que Ema mas a letra T é do fim do alfabeto

    ResponderEliminar
  178. É possível conhecer a lista de nomes preferidos por freguesia? Tenho curiosidade em saber quais os nomes preferidos dos que vivem na Freguesia de Morais.

    ResponderEliminar
  179. Ola!! Gostava de ter as vossas opiniões sobre o nome Aléxia :)

    Foi a minha primeira melhor amiga quando tinha 6 anos um nome comum na altura en França onde eu vivia.
    Engraçado que agora em França já não se usa muito e Aqui em portugal quase nunca se usou..mas um dia ao ter uma filhota gostava de a Chamar assim... :)

    Ass: Angela

    ResponderEliminar
  180. Olá! O meu nome é Cátia e estou grávida de um menino mas ainda não escolhi o nome não tenho nenhuma ideia. Sei apenas que não quero que que tenha ç e acentos. Não quero que tenho nenhum k, y ou w. Gostava que começasse por C ou R

    ResponderEliminar
  181. Olá Filipa, boa tarde meu nome é Maria Manuella e sou brasileira. Eu terei uma menina e estou muito em dúvida entre vários nomes, você pode me ajudar a escolher um melhor nome? Eu quero um nome floral que me lembra natureza mas também amo nomes retrôs. Minhas opções são:
    Marisol
    Íris
    Ívi
    Jasmim
    Flora
    Maria Flor
    Maria Rosa
    Agnes
    Anastácia
    Melina
    Melinda
    Fiorella
    Mel(ou Ana Mel)
    Maria Lis
    Melissa
    Dóris
    Betina
    Mirella
    Serena
    Mabelle
    Amabile
    Eu quero um nome que seja de pronúncia única tanto em português quanto em espanhol, já que estou de mudança pra Argentina porque eu consegui um emprego lá e eu quero um nome que tenha pronúncia igual nos dois idiomas. E queria saber se eles são apelidáveis também e queria saber quais os apelidos os nomes podem ter, alguns eu sei mas outros como Agnes, Serena e Íris eu não sei. Eu sei que eu estou te pedindo muito, mas sei que é a melhor pessoa que pode me ajudar nesse tema. Eu amo esse blog e escolhi alguns nomes pelos seus tópicos, obrigada desde já. Beijinhos

    ResponderEliminar
  182. Cátia,

    Caio
    Carlos
    Caetano
    Rodolfo
    Ricardo
    Romeu

    ResponderEliminar
  183. Maria, só a título de esclarecimento, apelido é mesmo que dizer sobrenome. O que você quer então é saber a forma diminutiva ou familiar do nome, que neste caso, é o mesmo que dizer alcunha.

    ResponderEliminar
  184. Maria, veja o post Nomes espanhóis. Logo a seguir, veja Nomes aprovados na Argentina.

    ResponderEliminar
  185. Eu estou grávida e uma menina mas estou muito dividida em 3 nomes: Leonor, Violeta e Concha. Na minha família preferem Leonor na família do meu marido que é mais dada a nomes diferentes preferem Violeta ou Concha. Eu sinceramente preferido Concha, ainda por cima começa pela minha letra. Filipa, pode-me dizer quantos registos teve Concha em 2013. O meu marido prefere Violeta

    ResponderEliminar
  186. Catarina, quanto aos seus questionamentos só vai ser possível obter resposta para o número de registros relativo ao nome Concha; os demais terão de ser resolvidos com sua família, até porque "Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher".

    ResponderEliminar
  187. Cloe, obrigada. É isso mesmo, alcunha. Eu sei sim que apelido aí em Portugal é sobrenome aqui no brasil, sim eu queria saber as alcunhas. Helena obrigada. Eu diminui a lista, agora estou entre: Marisol, Anastácia, Melina, Melinda, Ana Mel, Maria Lis, Melissa, Dóris, Serena e Amabile. Qual desses é o melhor, estou super indecisa

    ResponderEliminar
  188. Maria, gosto imensamente de Amábile (com acento na letra 'a' como é a grafia do nome original de Madre Paulina, proparoxítono). Não sei se a pronúncia em espanhol é a mesma, divergindo apenas na grafia; caso afirmativo, essa seria minha sugestão e aconselho que opte pela grafia sem acento para evitar confusão, já que vai para outro país (hipocorísticos: Mabe, Ame). Caso contrário, daí minha sugestão é o nome Serena (Ena).

    ResponderEliminar
  189. Maria, mudei de ideia porque acabei de tomar conhecimento que o nome Amabile nos outros países é para menino e menina (não gosto). Dessa forma sugiro Serena.

    ResponderEliminar
  190. Rita, só tenho acesso à lista nacional! Contudo, poderá achar interessante visitar a página da Direcção Geral de Pessoal e Recrutamento Militar e consultar os editais para o Dia da Defesa, que permitem uma pesquisa por freguesias... O único problema é que apenas vê o nome dos jovens com 18 anos!:(
    http://ddn.dgprm.pt/ddn_editaisfreg.aspx

    Ângela, já escrevi sobre Alexandra e poderá interessar!
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2013/12/alexandre-alexandra.html
    Acrescento que Aléxia me parece uma versão mais contemporânea e acho que é uma boa opção para quem procura um nome ligeiramente diferente mas, ainda assim, "normal".

    Cátia, parabéns pela gravidez! Antes de mais, aconselho-a a consultar a lista de Nomes Masculinos de A a Z
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2009/04/nomes-masculinos-de-a-z.html

    As minhas primeiras sugestões são:

    Caetano
    Carlos
    Cristiano
    Rafael
    Rodrigo
    Romão
    Romeu
    Rui

    Maria, parabéns pela gravidez e obrigada pelas palavras simpáticas! Da última listinha que partilhou, o meu preferido é Melina e poderia chamar a menina de Mel!

    Catarina, está indecisa entre três nomes bonitos e, dos três, Concha é claramente o menos comum: em 2013, foi registado apenas 2 vezes!



    ResponderEliminar