Desafio - os nomes e os estereótipos

em 17/02/14


Gosto mesmo muito de onomástica, toda a gente sabe, mas não me identifico com aquelas descrições que apontam as características associadas aos nomes próprios. Ainda assim, confesso que já me cruzei com muitas pessoas que apresentam comportamentos idênticos e que, coincidentemente, partilham o mesmo nome. Por sugestão da Tânia, lanço-vos o desafio: quais são as ideias pré-concebidas que têm a respeito de determinados nomes?  Eu acho que as Ritas são dinâmicas, as Luísas são introspectivas, as Martas são discretas e as Irenes empenhadas; os Carlos são divertidos e os Antónios são teimosos... 

Penso que o post que deu origem à sugestão da Tânia foi este, do Fórum do Nameberry. Por lá, cada comentadora deixa a sua descrição e as restantes tentam adivinhar o seu nome... Alguém ousa descrever-se? 

29 comentários:

  1. Chamo-me Mariana, nasci na década de 80, considero-me calma, introspectiva e com sangue frio. Os meus pais dizem que sempre fui uma criança calma e obediente, e que assim passei calma pela adolescência e calma entrei na vida adulta.

    Associo sempre o nome Joana a pessoas irrequietas e o nome Isabel a uma certa arrogância (que me perdoem as Isabéis que eu não conheço). O nome Rúben tem alguma conotação negativa mas não a consigo definir numa palavra (novamente que me perdoem os Rubens que eu não conheço).

    ResponderEliminar
  2. Pra mim Lucas Gabriel e Mateus são peraltas, Luísas esnobes, Alices meigas, Larissas são mais festeiras, Isabelas são mais falantes e Claras mais simpáticas, Artur, Bernardo e Nuno me remetem a homens bonitos e Rui, Alberto e Luís homens mais elegantes e imponentes

    ResponderEliminar
  3. Obrigadada Filipa, acho este um tópico bastante interessante.
    O post que vi no Nameberry foi este:
    http://nameberry.com/blog/name-stereotyping-are-you-guilty

    ResponderEliminar
  4. Para mim, um nome que eu tenho com conotação muito negativa é Marta. Que me perdoem as Martas que não entram nesta categoria mas, de todas as que conheci ao longo da vida, sempre achei que eram arrogantes e tinham mau carácter.
    As Sofias associo sempre a alunas aplicadas.
    O nome Inês associo a pessoas que gostam de se divertir,espontâneas.
    As Teresas são metódicas.
    E por agora só me surgem estas associações!:)

    ResponderEliminar
  5. Ai, não acredito em nada disso :)
    Acho que são tudo coincidências!
    Já conheci pessoas com nomes iguais, mas muito diferentes em personalidade. Se já conheci duas ou mais pessoas com nomes iguais, e feitios parecidos? Claro que já, mas não passam de coincidências.
    E daí nascem as ideias pré-concebidas sobre um nome, até encontrarmos alguém com o mesmo nomes que as deita por terra.
    Já detestei certos nomes porque eram nomes de pessoas que eu não gostava, e depois conheci outras pessoas com o mesmo nome que me fizeram esquecer e passar a gostar do nome.
    Acho mesmo que são as pessoas que fazem os nomes e não o contrário!

    ResponderEliminar
  6. Os Miguel são mal-comportados, os Filipe são excelentes rapazes (as Filipas, há umas que sim, outras que não :P), as Ritas são divertidas. Agora daqui a uns tempos posso encontrar alguém que me desminta... :P

    ResponderEliminar
  7. Divertidíssimo este desafio!

    Os Paulos são bons rapazes, os Ricardos são bonitos e atléticos, os Hugos são "rabos de saia".

    As Ritas são divertidas, as Patrícias são vaidosas, as Déboras são arrogantes, as Sónias são boa gente

    As Doras são introvertidas. ;)

    ResponderEliminar
  8. Sou brasileira e professora. Percebo a semelhança de comportamento de alunos que possuem o mesmo nome: Lucas, Gabriel, Rafael e Mateus geralmente são muito danados, mas não se comparam aos Pedros. Até hoje não conheci nenhum Pedro comportado. Bruno e Leonardo são estudiosos. Se gostarem do nome Júlia prefiram Ana Júlia, pois as Júlias (apenas) são um tanto teimosas. As Lauras são cheias de personalidade.
    rsrsrs... sei que isso não é regra, mas acredito mais na influência dos nomes do que em astrologia.

    ResponderEliminar
  9. Já que sugeri este desafio, por agora lembro-me de...
    As Ritas ou Anas Ritas são populares e extrovertidas, todos os Joões que conheci eram os engraçados da turma ou do grupo de amigos.
    São os que me recordo por agora :)

    ResponderEliminar
  10. As Ritas são divertidas, as Ana Ritas têm personalidade muito forte, as Joanas e Ineses são alegres, as Anas calmas, as Teresas carismáticas, as Natachas extrovertidas, as Marias são meio "loucas" ;) Ah as Sofias que conheci tb eram alunas aplicadas. O único nome feminino que tem uma conotação negativa para mim é Vanessa (devido às que eu conheci).
    Os Pedros irrequietos, os Vascos são 5 estrelas, os Hugos malandros, os Antónios teimosos, os Fredericos inteligentes, os Andrés de desconfiar.

    Não sei e tem alguma influencia ou não (por acaso acredito mais na astrologia), mas quando se pára para refletir, eu reparo sempre numa característica gritante, entre as pessoas q partilham o mesmo nome...pode ser coincidência ou não. :)

    ResponderEliminar
  11. O único nome com conotação negativa que me lembre é de Soraia, geralmente nunca ía com a cara delas na escola, achava-as sempre muito atiradiças e nariz empinado. Mas também nunca conheci nenhuma a "fundo". Os Tomás que conheço são cabeça no ar. De resto não me recordo de mais nenhum...

    ResponderEliminar
  12. Já não é a primeira vez que vejo caracterizarem as Ritas assim, mas nunca me identifico. Sou a pessoa mais calma à face da terra e um pouco tímida. Se calhar por isso nunca fui muito à bola com o meu nome... não tem muito a ver comigo...

    ResponderEliminar
  13. Confesso que tenho um certo preconceito a respeito do nome Carla,pois todas as pessoas que conheço com esse nome têm mau feitio ou são demasiado autoritárias e conflituosas.Muito difíceis de aturar...

    ResponderEliminar
  14. Daniela... detesto, todas as que conheci eram muito falsas.

    ResponderEliminar
  15. Letícias são vaidosas, Claras são originais, Larissas são danadas e Jéssicas são simpáticas.

    Os que se chamam Rafael são bonitos e os Fábios são inteligentes.

    Mas também acho que são coincidências... :)

    ResponderEliminar
  16. Mais ou menos dentro do mesmo tema: E será que as Claras são mesmo claras (de pele, de personalidade)? E as Auroras gostam todas da manhã? Será que as Rosas, Violetas, Flores, Margaridas...Gostam de flores? São femininas? Será que as Alices são sonhadoras e gostam de contos de fada? As Constanças serão firmes? E as Vitórias, serão determinadas? As Luas, gostarão mais da noite ou do dia? As Serenas serão calmas? Existirão Marias do Mar, no interior do país?
    Os Salvadores, vão estudar medicina? E os Valentim serão todos românticos? Os Gabriel serão uns anjinhos? Os Benjamim serão todos caçulas?

    Ficam as questões ;)

    ResponderEliminar
  17. Antes de começar a enumerar nomes e características que lhes associo, quero esclarecer que o que se segue é somente isso. Porque à medida que ia escrevendo ia dizendo para mim mesma, mas este/a não é assim... Agora porque é que associamos determinadas características a certos nomes? Pois bem, está justificado pelas pessoas que vamos conhecendo... ou simplesmente pela imagem mental que vamos criando e que nem sempre corresponde à verdade...

    Os Brunos, os Diogos e os Dinis são faladores e irrequietos.

    Os Tiagos e os Nunos são tímidos e discretos.

    Os Filipes são responsáveis e educados assim como os Andrés e os Vascos.

    Os Franciscos são donos do seu nariz e das suas ideias assim como os Pedros e os Albertos.

    Os Joões são extrovertidos e comunicativos.

    Os Josés e os Guilhermes são "mimados" e carentes.

    Os Elias são vaidosos e trabalhadores.


    As Marias são reservadas.

    As Laras são faladoras e traquinas.

    As Amélias, as Luísas, as Lúcias, as Elisas, as Bárbaras, as Isabeis, as Augustas, as Elviras, as Eunices, as Patrícias, as Rafaelas e as Rosas são senhoras do seu nariz, determinadas e resolutas.

    As Marianas, as Catarinas e as Carolinas são vaidosas.

    As Teresas são pouco perspicazes.

    As Anas, as Joanas, as Filipas e as Ritas são comunicativas.

    As Sofias, as Eduardas, as Helenas, as Madalenas e as Margaridas são tímidas e introspectivas.

    As Dianas e as Claras são inseguras e frágeis.

    As Adas, as Ineses são delicadas e sensíveis.

    As Almas são místicas.

    E mais havia para dizer... mas não passam de associações nascidas da minha cabeça! Mas foi divertido partilhar convosco!
    ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho piada nenhuma ao seu comentário, comparar o nome Diana com o nome Clara não tem nada haver! Nada, nem são da mesma origem.

      Eliminar
  18. Em relação ao post não posso concordar. Acho que os nomes não definem as pessoas. Ou então digam-me o que associam a Ivania?!
    Depois também digo que não conheci ainda nenhuma Marta que fosse reservada ou uma Maria que fosse reservada. Mas todos os meninos que conheço chamados de Miguel Alexandre são todos muito marotos e traquinas.

    ResponderEliminar
  19. Um disparate ...
    Tenho uma amiga que adoptou uma menina e ficou triste porque tinha um nome que ela não gostava por fazer esse tipo de associação... Não preciso de dizer que hoje adora o nome...
    Claro que é normal fazermos associações mas devemos ter o cuidado de não julgar uma pessoa pelo nome, é o mesmo que julga-la pela roupa, pela cor do cabelo. É óbvio que tudo não passam de ideias e as Marias, Josés, não são todos iguais, e não acho que sejam coincidências, é mesmo uma questão de probabilidade, há personalidades iguais e nomes muito usados, se em 100 pessoas 80 chamam-se Maria, e dessas pessoas 50 são muito calmas, qual é a probabilidade das calmas serem as Marias? É a maior...
    Se virmos bem quase ninguém fala na maneira de ser das pessoas com nomes mais incomuns.

    ResponderEliminar
  20. Pois Ivania deve ter lido o meu comentário na transversal porque começo precisamente por explicar que essas características são as que me ocorrem, mas as quais não creio serem verdade, até porque o meu trabalho permite-me conhecer muita gente com o mesmo nome e bem distinta - como também já o referi no comentário anterior por outras palavras!

    Além disso, o desafio é precisamente esse e não encontrar nomes etimologicamente semelhantes.

    Não pretendia com o mesmo causar desconforto ou malestar. Porém, creio que ainda nos podemos exprimir livremente (ou se calhar) não!

    ResponderEliminar
  21. No fundo a nossa perspectiva tem a ver com as pessoas com quem nos cruzamos ao longo da vida. Por isso é natural que haja opiniões muito diferentes. Outra questão é se as pessoas têm tendência a colocar os nomes de acordo com as caraterísticas das pessoas: as Claras são sempre (ou quase sempre) Branquinhas? As Anabelas, e outras Belas, são mesmo Belas? Eu confesso que não pensei muito no significado das palavras quando atribuí os nomes aos meus filhos. Os critérios foram outros...

    ResponderEliminar
  22. Para mim as Marias da Luz têm mau génio, as Bárbaras são um pouco bárbaras, e os José e os Euricos só fazem palhaçadas.

    ResponderEliminar
  23. Para mim Rodrigos são muito confusos e Ricardos, Andrés e Filipes são bonitos, Luís e Augusto mais sérios, Luísas esnobes e Benjamims fofos, Claras e Alices são eternas crianças e Rubens são intragáveis

    ResponderEliminar
  24. Obrigada Filipa pela opinião. Foi importante as três Marias agradecem :)
    Quanto a este tema acho-o muito engraçado. São os nossos preconceitos e também os nossos desejos de como gostaríamos que fossem os nossos filhos. Claro que às vezes sai uma Constança irrequieta e um docinho de Bárbara!

    ResponderEliminar
  25. Ricardos sao bonitos atleticos e convecidos
    Zés e vascos sao simpaticos e engraçado mas nao costumam "bater com elas todas"
    luises e alvaros sao broncos
    rafaeis sao um bocado nerds

    Raqueis e Susanas sao falsas
    ineses sao artistas
    joana sobertudo marias joanas sao betinhas e mimadas mas bastante criativas e verdadeiras o contrario functiona para joanas filipas
    Beatrizés sao um bocado egoistas
    marias sao frageis
    e riTas um bocadinho parolas


    ResponderEliminar
  26. Pedros são impossíveis. Tiagos possuem um ego enorme. Lucas são inteligentes, mas preguiçosos. Saras não param quietas. Martas são agoniadas. Sabrinas são bruxas mesmo.

    ResponderEliminar
  27. Peço sinceras desculpas para quem for uma Jessica super gente boa, mas eu sempre associei o nome Jessica com garotas desagráveis e patricinhas.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)