Emília

em 22/04/14


Tenho andado entretida com uns registos paroquiais dos finais do século XIX e inícios do século XX e um dos nomes femininos que aparece com grande frequência é Emília. Não é propriamente uma novidade, já que Emília foi apontado como o 4.º nome mais popular em 1920, 1930 e 1940, e como 8.º em 1950, o que lhe valeu um surpreendente 4.º lugar no Ranking dos Rankings dos Nomes Portugueses, mas no meio de tantas Marias, Anas e Josefinas, Emília aparece vibrante a cada página que viro e destaca-se, de imediato, aos meus olhos. 
Emília parece-me um bom compromisso entre Amélia e Amália, especialmente para quem acha Amélia demasiado pesado e Amália demasiado conotativo. No ranking de 2013, porém, Emília e Amélia encontram-se juntinhas, na 74.ª e 75.ª posição, respectivamente, com 41 e 40 registos. No mundo anglo-saxónico, Emily é bastante popular e Emilia não é propriamente uma versão obscura, por isso podemos considerá-lo muito internacional. 
Trata-se de um nome latino, que deriva de Aemiliu, nome de uma reputada família romana, significando "trabalhadora" e acho que pode ser uma ótima alternativa a Ema, tal como Emiliana ou Amelina. E claro, a Emília pode ser a Mimi e isso dá-lhe uns 400 pontos extra... 

18 comentários:

  1. Emília anda a crescer em mim, cada vez gosto mais! :)
    Mas odeio Mimi. Mia ou Mila parecem-me opções bem mais giras.

    ResponderEliminar
  2. Gosto! Também sugiro os diminutivos:
    Emi, Lia, Mia, Eli, e claro, Mila.
    Amélia pode ser um nome pesado, mas é clássico e também tem diminutivos super giros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, vivi em França onde me chamavam "Emi". Não pensei que em Portugal se lembrariam deste diminutivo! Na família e entre amigos portugueses, sou "Mila"... :)

      Eliminar
  3. Adoro Emília, Mimi não, também prefiro Mia .
    Emelina é admitido Filipa?

    ResponderEliminar
  4. Mary, enganei-me: queria escrever Emiliana! Emelina não consta da lista do IRN, mas é muito giro! :)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto, para mim é um nome com bastante pó e não consigo mesmo imaginá-lo em alguém com menos de 70 anos.
    No entanto gosto bastante de todos os diminutivos citados e a maioria até são aprovados como nomes parecem-me muito melhores opções, e se um nome precisa dos diminutivos para ter graça é porque enfim... também nunca achei piada a Emily mas que é popular nos outros países é.

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa,

    Tanto eu como a minha mulher gostamos dos nomes Luísa, Amélia e Clara mas estamos com algumas dificuldades na escolha do nome porque, os primeiros têm acento e consideramos isso um "corte" à internacionalidade do nome e o ultimo pelo seu significado literal. Se nos pudesse sugerir um nome dentro do mesmo gênero, agradecíamos.

    Caso avancemos com o nome Luísa, acha o acento muito prejudicial?

    ResponderEliminar
  7. Luísa com ou sem acento não é de todo internacional. Se gosta muito, avance. Também gosto que um nome seja internacional, pelo menos qb, mas se há um gosto muito grande por um nome, isso é o que mais importa.

    ResponderEliminar
  8. Prefiro 10000000 x Amélia!!!!
    Gosto de Ema e uma opção é Ema Lia, mais moderno e sempre internacional! Assim como Mia ou Amelina. Emília não me enche as medidas.

    ResponderEliminar
  9. Olá Filipa.
    Então e os nomes dos filhos dos famosos? ?

    ResponderEliminar
  10. Rodrigo, concordo com a opinião já deixada por outro leitor: eu adoro Luísa, é dos meus nomes preferidos, mas a sua grafia não é muito coincidente com as mais internacionais e não é pelo acento - que, aliás, me parece pouco grave.

    No mesmo estilo, sugiro
    Alice
    Camila
    Elisa
    Eva
    Helena ou Elena
    Isabel ou Isabela
    Júlia
    Laura
    Lúcia
    Sofia
    Olívia
    Victória

    Gotadeluar, publiquei agora mesmo um post sobre um nascimento... Deixei passar muitos nos últimos tempos? :)

    ResponderEliminar
  11. Emília é um belo nome. Prefiro este a Amélia. Também tenho simpatia por Emiliana, mas não creio que teria coragem de usar este.

    ResponderEliminar
  12. Não sei... não consigo deleitar-me por Emília... Não o consideraria! ; (

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito! :)

    Não conheço nenhuma Emília, mas no mínimo três de idades distintas que se chamam "Ana Emília". Acho que é um nome que tem tudo para ser mais popular aqui no Brasil, mas a tal boneca de pano não deixa, rs! Usaria mesmo assim, é um lindo nome!

    ResponderEliminar
  14. Ainda não consigo deixar de associar a boneca de pano do Sítio. Mas com ctz Emily tá ficando mto mais popular nos últimos tempos.
    "Amélia que era a mulher de verdade" impossível ser usada aqui por eqto, acho q tem q passar essa geração para poder esquecerem dessa música. Rs..
    Amália só conheço umas pessoa por volta dos 30 anos e é bem incomum, poderia mesmo ficar um pouco mais popular ao lado de Emily.

    ResponderEliminar
  15. Emília acho bonito. Prefiro Amélia e Amália. (Tenho 11 anos).

    ResponderEliminar
  16. Sou brasileira e escolhemos Emilia para nossa filha, apesar da personagem do sítio. Em todo caso a personagem é a mais famosa da literatura infantil e a mais esperta! Só estou em dúvida quanto ao acento devido à internacionalidade!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)