Circe

em 29/07/14


Quando comecei a escrever este blog, um dos objectivos era aprofundar o meu conhecimento sobre alguns nomes, a respeito dos quais pouco ou nada sabia. A princípio a coisa corria bem, pelo simples facto de que não tinha visitas. Mas quando comecei a receber comentários e solicitações, o foco passou a ser outro e passei a dedicar mais tempo aos nomes que eram verdadeiramente escolhidos e aos que poderiam adequar-se aos dias de hoje. Ultimamente, tenho vontade de voltar a explorar nomes mais obscuros, mesmo sabendo que não são considerados usáveis... 

O nome de hoje, por exemplo, cativa-me imenso. Circe é um nome feminino que tem origem no grego Kirke e, ao que tudo indica, significa "pássaro". É um nome mitológico - Circe, filha de Hélio, era uma deusa que dominava as artes mágicas, uma grande conhecedora de ervas e poções, possuindo até a capacidade de transformar pessoas em animais. Circe foi retratada na Odisseia, de Homero, mas a literatura não tem sido simpática para a deusa, retratando-a como uma mulher pouco virtuosa. Nada de novo, já que as vilãs têm sempre nomes fantásticos! 

Existe algum nome que vos intriga e sobre o qual gostariam de saber um pouco mais?

23 comentários:

  1. Não gosto, acho que não consigo pronunciar bem o nome

    ResponderEliminar
  2. Concordo com você Cata, não batizaria uma filha assim, porém gosto de pronunciá-lo.

    ResponderEliminar
  3. Talvez um dia venha a conhecer uma pequena Circe. Até lá, gostava de saber mais sobre o nome Ceres :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Circe, soa-me bem!
    Gostava de saber mais sobre o nome Fausto e Ódin.

    ResponderEliminar
  5. É por isso que gosto de visitar o blog! Vejo nomes que nunca me passariam pela cabeça. Parabéns pelo trabalho.

    Quem sabe se dentro de uma década não estudam o seu blog para ver até que ponto conseguem "marcar tendências" nos nomes. ; )

    ResponderEliminar
  6. De Circe é daqueles nomes que você tem que dormir e acordar com ele pra assim definir se gosta ou não, um nome bem intrigante mesmo. Mas há nomes que me intrigam há muito tempo tipo Maris(de Stella Maris), Lumi que conheci há pouco tempo e significa neve em finlandês, Malu que pra mim era apelido mas descobri que é um nome havaiano, Nalu também que é um nome havaiano, Talula, Ione, Nia, Glenda, Danica(lê-se Dânica) e há nomes no nosso idioma que eu acho bem intrigantes como Carmélia, Olívio, Serafim, Aloísio, esses nomes tem horas que amo tem horas que não gosto, exceto Nalu, nenhum outro usaria em filho(a) meu, mas não deixam de ser interessantes

    ResponderEliminar
  7. Confesso que gosto de ver filmes (e ler os livros originais, já agora) do estilo "Tróia", "Hercules", e outros do género, por causa dos nomes maravilhosos e super "impensáveis" que surgem. Se lerem alguma das obras do Homero, encontram nomes incríveis. Foi com a história de Ulisses que eu descobri o nome Penélope, por exemplo; foi com a Helena de Tróia que comecei a gostar do nome Helena...

    ResponderEliminar
  8. Adoro o nome Circe. É pequeno, forte e feminino :) Acho perfeitamente usável!
    Gostaria de saber mais sobre Eurídice.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Para Luinara:
    Do latim MARIS = do mar.
    MARE = mar; MARIA = mares.
    O plural de mar em latim coincide com a grafia do nome próprio Maria.
    Stella Maris - estrela do mar - é uma referência a Nossa Senhora. Só conheço o nome Maris usado juntamente com Stella.

    ResponderEliminar
  10. Filipa, os nomes Moira (uma conhecida deu este nome à filha, que significa "destino", de origem grega) e Lumina me intrigam...
    Deixo como sugestões, se algum dia quiser escrever sobre eles.

    ResponderEliminar
  11. Observação: esta criança, Moira, é irmã de uma Gaia - este último um nome aqui considerado bastante diferente, impopular, embora menos em relação ao primeiro.

    ResponderEliminar
  12. Eu gostaria de saber mais sobre o nome da minha mãe - Goretti.

    Em relação a Circe: gosto do nome e gostaria de o ouvir nestas novas gerações, no entanto, não um punha numa filha porque acho que lhe falta qualquer coisa que eu não sei o que é!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Estela, eu conheci uma garota de mais ou menos 17 anos chamada apenas Maris sem o Stella, achei lindo demais e desde então é um nome que me intriga. Obrigada pela informação

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de saber mais sobre os seguintes nomes mitológicos:
    Réa Sílvia
    Gaia
    Herta.

    ResponderEliminar
  15. Flor-de-lis, modéstia à parte, acho que para os interessados pela temática, o blog é uma base de dados muito interessante e só tenho pena de não conseguir chegar a mais gente, porque acredito piamente que se houvesse maior pesquisa por parte dos pais antes da escolha do nome, haveria maior diversidade, porque há muitos nomes adequados à geração actual que estão a ser injustamente ignorados!

    ResponderEliminar
  16. Esse nome fez-me lembrar o jogo Sims 2, porque tem lá uma personagem com esse nome, a Circe Proveta do bairro Villaestranha! ;)

    ResponderEliminar
  17. Gostei! Acho que não conhecia esse nome.

    ResponderEliminar
  18. Para Francisca Ribeiro:
    Sobre o nome Goretti, talvez acrescente ao que já sabia. Este nome se propagou em virtude de uma jovem italiana Maria Teresa Goretti ter sido declarada santa pela Igreja Católica Romana (santa Maria Goretti). Ela era filha de Assunta Carlini e Luigi Goretti. Portanto, Goretti é nome de família italiana. (fonte: Wikipédia).

    ResponderEliminar
  19. Conheci uma Circe la pela 3a classe....ela parecia detestar a escola e desafiava a professora sempre q podia. Ja sgoa, gostava de saber o que é feito dela...

    ResponderEliminar
  20. Acessou o blog certo. Saberá logo do paradeiro dela, pois foi permitida a publicação de seu comentário.

    ResponderEliminar
  21. Me ajude a encontrar o significado do nome Ades, pois vi num site que significava filho João, outro vi que significava uma coisa ruim. Quero que minha filha se chame filha de mariM Ades. Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)