Nomes pouco populares mas... usáveis!

em 08/01/15


Quando comecei a publicar as listas de nomes mais populares em Portugal,  em 2012, optei por apresentar um top 100, já que era a primeira vez que tinha acesso a uma informação tão vasta. Contudo, os nomes verdadeiramente populares esgotam-se quase no top 50 e temos de admitir que há uma concentração excessiva e escusada em torno de um lote pequeno de nomes. Ao longo destes anos, fui ficando menos crítica e compreendo perfeitamente as razões que levam os pais a escolherem um nome da moda. Hoje já não julgo, mas continuo a olhar com mais admiração para os pais que procuram nomes menos populares para os seus filhos. 

Os nomes que se seguem, por exemplo, tiveram em 2014 um número de registos superior ao de 2013: 



Masculinos


Nome 2013 2014
Leo 20 25
Caio 19 22
Elias 13 20
Moisés 16 20
Misael 10 16
Adriano 12 14
Caetano 7 13
Estêvão  12 13
Adriel 6 11
Alberto 6 11
Ari 2 11
Jonas 4 11
Ary 9 10
Maurício 3 10
Domingos 8 9
Max 5 9
Ravi 0 9
Amadeu 6 8
Fabiano 6 8
Fabrício 3 8
Heitor 3 8
Inácio 2 8
Lázaro 2 8
Noé 2 8
Bento 1 7
Hélio 5 7
Orlando 6 7
Tito 4 7
Ariel 1 6
Caleb 5 6
Élio 3 6
Fausto 5 6
Iago 5 6
Rúdi 2 6
Lino 2 5
Tierri 4 5
Baltasar 2 4
Bartolomeu 2 4
Cristóvão 2 4
Olavo 3 4
Sancho 3 4
Damião 0 3
Gastão 1 3
Lopo 1 3
Máximo 0 3
Messias 1 3
Serafim 2 3
Solano 1 3
Uriel 2 3
Eurico 1 2
Nicola 0 2
Noel 0 2
Teodoro 1 2


Femininos


Nome 2013 2014
Doriana 17 35
Rosa  29 35
Mónica  16 34
Aurora 28 29
Serena  24 29
Ester 27 28
Micaela  25 28
Bia 23 27
Julieta  26 27
Paula 17 27
Elena 16 24
Taís  14 22
Verónica  18 22
Cecília 18 21
Liara  4 21
Lívia  6 19
Sónia  8 19
Alana 13 18
Anamar 9 18
Carmo 17 18
Clarisse 11 18
Solange  9 18
Sílvia  12 17
Lídia  5 16
Oriana  13 16
Antónia 12 14
Luz  13 14
Magda  10 14
Tamára  7 14
Angelina 11 13
Milena  7 13
Elsa 7 12
Lisandra  10 12
Maira  9 12
Riana  10 12
Valéria  7 12
Lisa  9 11
Anastácia 6 10
Cloé 6 10
Concha 2 10
Leila  4 10
Morgana  7 10
Célia 3 9
Cloe 6 9
Eunice 7 9
Luzia  7 9
Magali  3 9
Maísa  7 9
Noemi  6 9
Penélope  8 9
Viviana  6 9
Ariele 1 8
Esmeralda 5 8
Lília  5 8
Martina  6 8
Tiara  3 8
Gaia 2 7
Gisela 6 7
Heloísa 2 7
Iana 2 7
Iasmin  5 7
Jacinta  6 7
Nara  6 7
Natália  6 7
Nuna  3 7
Teodora  0 7
Alexa 2 6
Amora 1 6
Dulce 4 6
Graça 4 6
Mercedes  5 6
Mirela  5 6
Elana 4 5
Lígia  3 5
Rania  3 5
Ada 3 4
Aixa 3 4
Aura 0 4
Celina 2 4
Eveline 1 4
Guiomar 3 4
Ingrid  3 4
Iolanda  3 4
Jasmina  2 4
Jordana  1 4
Pureza  3 4
Xénia  1 4
Zara  3 4
Alba 2 3
Alma 2 3
Eleonora 2 3
Elvira 2 3
Iasmina  2 3
Judite  2 3
Letízia  1 3
Lina  1 3
Lis  2 3
Nalini  1 3
Noémia  2 3
Sol  1 3
Zahra  1 3
Zélia  0 3
Adélia 1 2
Agnes 0 2
Alda 1 2
Ária 1 2
Augusta 0 2
Bela 0 2
Berenice 0 2
Énia 1 2
Henriqueta 1 2
Lira  1 2
Maitê  1 2
Mária  0 2
Melodia  0 2
Orquídea  1 2
Sancha  1 2
Séfora  0 2
Zaira  1 2
Zita 0 2
Zulmira  0 2
Antonieta 0 1
Manon 0 1
Túlipa  0 1
Úrsula  0 1
Zamy  0 1
Zarina  0 1



Independentemente da subida ou descida, é sempre espantoso saber que também há meninos portugueses chamados...


Álvaro  26
Júlio  25
Gaspar  24
Romeu  23
Marcelo  18
Martinho  17
Adriano  14
Leonel  12
Luciano  12
Abel  11
Augusto  8
Levi  7
Lúcio  6
Valentino  5
Salomão  4
Aramis  3
Nicolau  3
Octávio  3
Óscar  3
Benício  2
Cid  2
Ciro  2
Jacob  2
Jeremias  2
Policarpo  2
Rubim  2
Tobias  2
Viriato  2
Aléxio  1
Alvim  1
Amaro  1
Arcanjo  1
Fernão  1
Infante  1
Jasmim  1
Jerónimo  1
Juno  1
Magno  1
Mendo  1
Milo  1
Murilo  1
Plínio  1
Sansão  1


E meninas chamadas...


Registos
Nair  34
Emília  33
Flor  33
Simone  33
Larissa  32
Petra  32
Elisa  31
Olívia  31
Rebeca  24
Eliana  21
Sarah  21
Frederica  15
Marina  14
Amália  13
Dalila  13
Nina  12
Esperança  11
Irene  10
Lea  10
Estela  8
Lua  8
Estrela  7
India  7
Lana  7
Lavínia  7
Mirela  6
Dora  5
Isadora  5
Melinda  5
Oceana  5
Stela  5
Suri  5
Celeste  4
Emiliana  4
Matilda  4
Mercês  4
Eleonor  3
Flora  3
Marcela  3
Melina  3
Perla  3
Lira  2
Mila  2
Açucena  1
Branca  1
Cora  1
Dóris  1
Electra  1
Eulália  1
Evelina  1
Fabíola  1
Laila  1
Lianor  1
Maura  1
Ofélia  1
Romana  1
Siena  1
Vida  1


Na minha opinião, há aqui nomes para todos os gostos [alguns requerem uma grande dose de coragem!] e quase todos eles poderiam ser ótimas alternativas aos nomes mais populares de 2014!

34 comentários:

  1. Filipa, pare com estes posts senão os meus nomes preferidos perdem a raridade e o encanto! :D Estou a brincar. Álvaro, Estêvão, Cristóvão, Romeu, Sancho e Teodoro (mais Benjamim, Jaime, Sebastião e Valentim) estão no meu top e pondero usá-los um dia. Também gosto de Moisés, Noé, Inácio, Baltasar, Bartolomeu, Serafim, Levi... tantos!
    Dos femininos, tenho Alma, Amora, Aurora, Clarisse, Concha, Ester, Eveline (mas prefiro Evelina), Guiomar e Rosa no meu top (juntamente com Amália, Caetana, Emília, Evelina, Guadalupe, Lorena, Olívia, Tamara e Vida). Também gosto de Elena, Julieta, Orquídea, Pureza e Serena.

    ResponderEliminar
  2. Filipa não considera Marisa usável? A minha bébé foi uma das 28 que nasceu em 2014 e eu pessoalmente acho mais usável que Magali ou Nuna...
    Sei que muita gente o associa aos anos 80 e às Cátias Márisas, mas para mim é a linda aglutinação de Maria Luisa..
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ju, Marisa é usável sim, claro! A lista que publiquei não é exaustiva e reflecte um pouco a minha percepção. Acho Marisa um nome bonito, mas como cresci rodeada de Marisas da minha idade e até um pouco mais velhas, e depois deixei de o ouvir, parece-me um pouco datado. Possivelmente não passou pela mesma experiência ou se passou, isso não foi determinante. E ainda bem!

      Eliminar
    2. Particularmente, não gosto de Nuna - entrou na lista porque teve um número de registos superior aos do ano anterior. Também não gosto de Policarpo, mas espantou-me que tivesse sido registado!

      Eliminar
  3. Então o nome da minha menina não é usável... rsrsrsrs Apesar de 1 registro em 2013 e 2 em 2014. Ou eu é que sou muito corajosa. E é bom ver o do meu menino com poucos registros também, já que a da outra é top 5. Aqui não liberam a lista completa, mas a minha impressão é que os nomes que escolhi tem a mesma aceitação em BR e PT.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roberta, não sei quais são os nomes em concreto mas podem estar ausentes da lista por vários motivos! [se for o nome que eu penso, não entrou porque não sou a maior fã de nomes-diminutivos!] :)

      Eliminar
    2. Estás a pensar certo Filipa... lol Mas ainda afirmo que só é diminutivo para quem pensa nele como diminutivo, para mim continua sendo o original, não a variante... :P Só me diverti, não fiquei triste não! Não te preocupes! lol

      Eliminar
  4. Cecília é um nome muito bonito.

    ResponderEliminar
  5. Elias, Jonas, Max (pelo som), Baltasar, Sancho, LOPO, Gastão, Viriato, Máximo, Martinho, Levi e Octávio.
    Taís (pelo som), Sílvia, Luz, Concha, Luzia, ADA, Matilda (bem mais bonito que Matilde, embora ñ seja a versão portuguesa) e Vida.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de ver nomes como Ari, Jonas, Lídia a subirem os nomes de registos :D

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que o meu nome aumentou nos registos. :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro nomes antigos e fora do comum como Aurora, Concha, Orquídea, Narciso, Gaspar, mas confesso que parte da minha adoração tem haver com o facto de serem nomes pouco usados por isso detestaria ver estes nomes a ganharem muita popularidade

    ResponderEliminar
  9. Olá Filipa! Sou um leitor assíduo do blog desde há 2 ou 3 anos. Na altura prestes a ter a minha 1a filha tinha até planeado ir a uma escola consultar pautas de alunos para ver os nomes mais vulgares (a evitar!)! Mas este blog salvou-me, e já 2 vezes, obrigado! :) Claro que hoje ao olhar para elas penso apenas que os nomes escolhidos estavam-lhes simplesmente pré-destinados... mas também vir a este blog fez parte desse destino!;) Vejo nesta publicação que o nome da minha 2a filha mesmo com o contributo do seu registo desceu os poucos que tinha, mas que esse registo não deixa de ser considerado espantoso! Para mim o que adoro mesmo é saber que irei conhecer mais de 150 marias até apanhar uma míuda com o mesmo nome dela!;) Saudações!

    ResponderEliminar
  10. Sugestão de nome diferente para ser abordado: Talissa. É um lindo nome! Acredito ser de origem indígena, pois minha mãe conheceu uma índia com esse nome, achou bonito e colocou em mim. Eu adoro meu nome, a sonoridade, e originalidade. É doce e forte!

    ResponderEliminar
  11. meu nome não esta lá mas tem um nome bem parecido que esta escrito Petra. e meu nome é Pietra

    ResponderEliminar
  12. Sempre achei meu nome bonito, Carolina, mas, por ser tão comum (chegou a ter 4 "Caróis" em minhas turmas de colégio e faculdade), tinha certeza de que colocaria um nome menos usual em uma filha ou filho. Para menina, oscilava entre Agnes, Nívea e um mais comum, Isadora. Para menino, Nestor, Ingo, Tarso. Todos torciam o nariz para minhas preferências, mas continuava (como continuo) a achar esses nomes lindos. Porém, a vida nos prega peças. Casei com um homem cuja mãe, chamada Célia, já era falecida. Quando li aqui que Alice era um anagrama de Célia, não tive dúvidas: esse seria o nome da nossa filha. Se fosse menino, ainda não tinha ideia. Eis que fiquei grávida de uma menina, que realmente veio a se chamar Alice, mas justamente em uma época que este é o nome da moda (o 2º mais usado no Brasil em 2014, com tendência a abocanhar o 1º em 2015). Agora, aonde vou, (quase) todas as bebês são Alice. No parquinho do condomínio onde estamos passando férias, encontramos nada menos que 6 Alices. Esse foi o preço da homenagem (rsrsrs), mas não me arrependo :-)

    ResponderEliminar
  13. Acho muito interessante ver a diferenca entre Brasil e Portugal no quesito nomes. Aqui nomes como Larissa e Paula são muito comunz

    ResponderEliminar
  14. adoro o meu nome :) apesar de ser raro a minha mae a 29 anos a tras escolhe. :) eta para ser fabiola miguel, mas acabei por ser diana fabiola ( nao gosto de diana, preferia miguel) e tenho uma amiga 1ano mais nova tb fabiola mas sofia. Mas fico feliz ao saber que houve um registo

    ResponderEliminar
  15. adoro o meu nome :) apesar de ser raro a minha mae a 29 anos a tras escolhe. :) eta para ser fabiola miguel, mas acabei por ser diana fabiola ( nao gosto de diana, preferia miguel) e tenho uma amiga 1ano mais nova tb fabiola mas sofia. Mas fico feliz ao saber que houve um registo

    ResponderEliminar
  16. Tem um nome que escolhi para menina quando eu tiver uma que não achei em lista alguma das várias que olhei o nome que escolhi esse sim deve ser raríssimo pois só ouvi esse nome uma vez e acho esse nome lindo.

    ResponderEliminar
  17. Será que esse fica legal juntos? Max Ariel ?

    ResponderEliminar
  18. Eu sou não de quíntuplos
    Daniela, Diego, Pérola, Tatiana e Tomás.

    ResponderEliminar
  19. EU SUO MÃE TAMBÉM DE QUÍNTUPLOSÃO
    SOPHYA, MELYSSA, LORENA, SORAYA E NICOLLAS

    ResponderEliminar
  20. EU SUO MÃE TAMBÉM DE QUÍNTUPLOSÃO
    SOPHYA, MELYSSA, LORENA, SORAYA E NICOLLAS

    ResponderEliminar
  21. Olá Filipa estou gravida
    Gostaria de nomes diferentes mais também bonitos
    O meu talvez e gêmeas Emilly Elhoara

    ResponderEliminar
  22. É permitido, em Portugal, colocar o nome "Eleanor"?

    ResponderEliminar
  23. meu nome é Guilherme e adoro meu nome, principalmente meu diminutivo , ´´gui´´ , mas eu vi em vários sites que meu nome não está no top 10 dos nomes mais utilizados nem no top 10 menos utilizados , eu queria muito saber mas não tenho como saber né (sou de portugal e meu segundo nome é António) só meu segundo nome é que é bastante famoso

    ResponderEliminar
  24. Minha filha de 2012, chama-se: Monalisa.
    Hoje em dia raríssimo achar.

    ResponderEliminar
  25. Temos uma coincidência curiosa em família: muitos com nomes iniciando pela letra "L" (inclusive entre casais)
    Na minha própria casa, pai LUIZ CARLOS (pai), LIBIA (mãe), eu como LIÈGE e LEILA (irmã caçula).
    Considero interessantes "nomes geográficos" como no meu caso (cidade belga) e no de minha mãe (país africano)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)