Ária

em 26/08/15


Em Janeiro de 2013, aquando de mais uma atualização da lista de nomes aprovados, os meus olhos brilharam quando percebi que Ária era um dos novos nomes à disposição dos portugueses. Como apreciadora de literatura de Fantasia, era um nome que já tinha há muito no meu radar mas o sucesso estrondoso da série televisiva A Guerra dos Tronos fez com que muita gente se familiarizasse com Arya tanto que, nas últimas semanas, proliferaram as notícias sobre o seu uso entre os bebés nascidos em Inglaterra e Gales nos últimos anos. 
Sempre que mencionei aqui o nome Ária, houve quem chamasse a atenção para a semelhança com o substantivo área, semelhança essa que não vou sequer perder tempo a negar, de tão óbvia que é. Porém, quando olho para Ária, apenas penso em música, até porque é o nome de um álbum de grande sucesso do italiano Andrea Bocelli que andou lá por  casa! Portanto, não tenho nenhum problema com "área" mas confesso que a popularidade da Arya Stark me deixa um pouco de pé atrás. De qualquer forma, parece que a série está programada para acabar dentro de um par de temporadas e, baixando a poeira, parece-me um nome verdadeiramente encantador! Talvez nessa altura consiga superar os dois registinhos de 2014... 
Quanto à sua origem, há quem o relacione com "Ar", pelo latim, há quem diga que é uma variante do nomes de origem hebraica Ari e Ariel, significando "leoa" [e, nesse caso, também seria uma variante de Ariele] e há ainda quem lhe aponte origem sânscrita, significando "nobre". 

O que pensam de Ária? Consideram-no usável? O facto de estar associado a uma personagem é positivo ou negativo? Tendo em mente a aprovação de Kyara, seria viável pedir a aprovação de Arya? 

21 comentários:

  1. Não é dos meus nomes preferidos mas gosto e considero-o perfeitamente usável numa criança. Eu penso que o facto de estar associado não deve impor muitas dúvidas porque existem muitos nomes que também podem ser associados a personagens e no entanto não o são, cada criança constrói a sua personagem com o seu nome.Eu prefiro a grafia Arya, se bem que acho ao mesmo tempo demasiado estrangeira, mas penso que deveria estar disponível assim como Kyara.

    ResponderEliminar
  2. Filipa, gostaria de sugerir um post sobre Pares Perfeitos de Irene. Mesmo não sendo um nome literal, significa paz e gostaria de saber assim quais nomes poderia sugerir para irmãos de uma Irene.

    ResponderEliminar
  3. Andei pensando nesse nome justamente hoje e justamente hoje (depois de anos sem vir aqui), me deparo com essa postagem, seguida da de nomes Leonor e Matilde (que estavam na lista da minha segunda filha, anos atrás).

    Não gosto de grafismos estrangeiros, como o Y, então achei bem bonito escrito assim, Ária. Mas, além de me remeter a área sim (aqui no Brasil não pronunciamos área, mas sim ária mesmo), também me remete ao signo de Áries. Não sei se isso é ruim de todo, mas tento pensar no nome além da série e dos livros.
    Sou fã de ambos e bati o martelo no nome da minha filha, Constança, por causa do apelido que atribuímos a ela, Sansa. Acho um apelido super fofo. Quem não conhece a série, gosta da sonoridade do apelido e quem curte, reconhece logo de cara.
    Como fã de Game of Thrones, adoro que reconheçam e também gostaria de ouvir dizerem "Ária? como na série?". Pois é, sou dessas. Mas, mais uma vez, fico pensando em como esse soaria pra quem não está familiarizado.
    Outro nome da série que gosto bastante é Briene (como da personagem Brienne de Tarth). Já escreveram a respeito?

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Gosto do nome, é simples, soa bem e não vejo razão para não ser considerado usável. No facto de estar associado a personagens (outro exemplo é a Aria Montgomery da série Pretty Little Liars) não vejo nada de negativo, pelo menos neste caso.

    Em relação à grafia defendo o contrário, que Kyara não devia ser permitido escrito dessa forma. Não entendo por que razão são permitidos k, w e y, tornam os nomes simplesmente ridículos.

    Em jeito de parêntesis, encontrei este blog recentemente e, sendo eu obcecada por onomástica, fiquei bastante feliz!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a Nélia, não percebo porque aceitam os k, w e y! A partir do momento em que se aceitam nomes com essas letras, que não fazem parte de qualquer palavra original do léxico português (só de estrangeirismos adoptados), porque não acabar com a lista e aceitar-se tudo?

    Eu gostaria que se aceitasse Oliver, por exemplo (e não apenas Olivier), que me parece bem mais aceitável que essas combinações com essas letras...

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro Ária! E o par Ária e Sansa é assim qualquer coisa de delicioso :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro Ária, acho um nome encantador, e foi por causa da série que me apaixonei por ele... acho que tem musicalidade, e algo de mágico nele. Acho que a personagem da serie não envergonha quem o escolher ;)

    ResponderEliminar
  8. Lindo!!!!! Eu gosto por causa das Pretty Litte Liars e ainda sou nova para ter fihos por isso quando tiver já ninguém se lembra! Filipa, escreve mais sobre nomes modernos!

    ResponderEliminar
  9. Nélia, seja bem-vinda! É tão bom conhecer outras pessoas interessadas neste tema! :)

    Já escrevi sobre Sância, abordei Briana, mas Briene nem sequer deve ser aprovado em Portugal! :(

    ResponderEliminar
  10. Não gosto muito, penso na palavra "área".

    ResponderEliminar
  11. Se fosse só Game of Thrones e Pretty Little Liars...
    O nome Arya também é de uma personagem da saga Eragon. Vai-se a ver e está em imensas histórias de fantasia. Eu adoro Ária mas parece-me um bocado difícil separar as coisas.

    ResponderEliminar
  12. Ária é um dos meus nomes favoritos. Também gosto muito de Arabella e acho que Ária poderia ser um apelido giro! Gosto de nomes com ligaçoes as minhas paixoes como a música (Cadence, Harmony). Uma preocupação minha é que aprecio varios nomes que são palavras: Nova, Nora que não são tão aceites em Portugal quanto Luz por exemplo...

    ResponderEliminar
  13. Adoro esse nome. Ária é um nome perfeito, parece uma melodia

    ResponderEliminar
  14. Olá sou brasileira, minha primeira filha se chama ARABELA, estou grávida novamente de outra menina, gostei de Ária pois combina com Arabela, se tiver mais indicaçōes de outros nomes femininos que combinem com Arabela eu ficaria mto feliz, pois gosto dos seus comentários e sua opnião é muito válida! Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Eu gostei muito desse nome Aria, pelo fato de conhecer através de series, vejo sim ele como um nome para um bebê, pode até ser parece com área, mas como aqui no brasil ser pronunciar Ária mesmo, vejo como um lindo nome e diferente. Tenho Tendencia para ter gêmeos, como só tinha um nome para menina que eu gostaria de chama - la de Marina se for duas a segunda gostaria de chama - la de Ária.

    ResponderEliminar
  16. Boa Tarde.

    Estou encantada com o nome Ária tbm. Gostaria muito de usar caso venha a ter menina. conheci esse nome em uma série, Pretty Little Liars, e desde então so penso nele. Acho a personagem transmite características e personalidade positivo. Acho sonoro e suave o nome. Também estava com duvidas quanto ao nome ser usado aqui no Brasil mas sinceramente estou apaixonada.

    ResponderEliminar
  17. O facto é que o nome Ária tem vindo a crescer imenso nos países de língua inglesa - soletrado "Aria". (Com "y" tem menos registos.) Em 2015 ficou em 29º lugar nos EUA e em 25º na Escócia (hahaha, sendo o Norte e tudo... XD). Em 2014, ficou em 170º lugar em Inglaterra, mas prevê-se que suba. Nomes como Theon têm sido alvo de mais registos graças à febre de "Game of Thrones", mas essa não me parece ser a única virtude de muitos dos nomes que os livros colocaram no mapa, pelo que vou aproveitar para deixar aqui uma nota de amor por Ária.

    Quatro letrinhas e, no entanto, parece-me ser um nome que tem qualquer coisa que possa agradar a toda a gente! Para começar, é antiquíssimo e o seu significado - em hebraico e aramaico - é "leoa". Quatro letrinhas e um significado tão poderoso, e tão ao gosto dos amantes da conservação ambiental... Em sânscrito e farsi (a língua dos persas) arcaico e um nome masculino e significa "nobre". Começamos bem =)

    Para quem gosta de nomes associados à religião, Ária é uma opção completamente viável! Santa Ária foi uma mártir romana (anotem nos calendários: celebra-se a 21 de Agosto). Se quiserem baptizar a criança, digam isto ao padre e, em vez de implicar com a escolha (como às vezes fazem), ele derrete-se todo XD Até faz uma homilia especial!

    Nem preciso de fazer publicidade aos amantes da música mas, para quem não está "dentro", aqui vai: uma ária é uma melodia expressiva normalmente interpretada em solo, com ou sem acompanhamento orquestral, geralmente em contexto de ópera. Logo, tem um significado literal que não seja a confusão com "área".

    Não duvido que se trata de um nome passível de ser gozado, especialmente em contexto escolar, mas as crianças conseguem ser tão mazinhas que, francamente, não creio que se deva tirar o nome da lista de opções só porque existe falta de educação no recreio =P

    Em suma: espero ver Ária crescer em Portugal como tem crescido nos últimos anos lá fora!

    ResponderEliminar
  18. Será o nome da minha filha, se for mulher é claro.
    Ouvi pela 1a vez na série pretty Little Liars uma série americana e ameiii.

    ResponderEliminar
  19. Adoro o nome, muita gente não gosta por ser homofono de área mas não deixo por isso de gostar. Se o meu marido gostasse seria um nome possivel para uma segunda filha.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)