Marcelo

em 09/03/16


Nos próximos cinco anos, Marcelo Rebelo de Sousa será a figura de maior destaque da política portuguesa mas a verdade é que o agora Presidente da República já é uma figura mediática na nossa sociedade há muito tempo, portanto não é de esperar que o cargo traga uma súbita popularidade ao nome, ainda que hoje, dia da tomada de posse, a comunicação social se refira maioritariamente ao Presidente pelo seu primeiro nome, por oposição ao que acontecia com Aníbal Cavaco Silva. 
Para mim, é uma pena, porque é um nome que me agrada bastante, talvez por ser o nome de dos meus ídolos do ténis, Marcelo Ríos mas sei que a associação a Marcello Caetano não é das mais favoráveis e que que talvez isso possa ter algum peso na forma como os portugueses o encaram. 
Entre 1990 e o ano 2000, Marcelo rondava o top 50 de nomes masculinos mais registados em Portugal mas em 1998 teve um pico de popularidade, alcançando a 32.ª posição, o que se deverá à transmissão da novela brasileira Por Amor, na qual o ator Fábio Assunção dava vida a um dos protagonistas, Marcelo, que era casado com Maria Eduarda - nome que, na altura, também subiu espectacularmente, passando da 105.ª posição para a 54.ª! Em 2015, Marcelo reingressou no top 100, que tinha abandonado em 2010, mas fica-se pelos 31 registos, o que me parece pouco. 
Marcelo é um nome de origem latina e, pelo que consta, está próximo de Marco e, através dele, significa "martelo", parecendo estar descartada a associação a Marte. 

6 comentários:

  1. Algumas teorias defendem que Marcus pode ter tido origem no nome do deus Marte (Mars).
    Não gosto de Marcelo - mesmo não gostando de Marco, acho-o melhor que Marcelo. Já de Marte gosto :)

    ResponderEliminar
  2. Associo completamente aos nomes latinos e italianos. Engraçado como terminou um presidente Aníbal e entra um Marcelo. Será esse o segredo para se ser presidente um dia? :D

    Par perfeito: Marcelo + Lívia

    Beijinhos,

    Joana

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto. Conheço dois filhos de portugueses no estrangeiro com esse nome. É um nome diferente mas ainda internacional. Acho-o suave e que soa bem com nomes como Milena e Serena.

    ResponderEliminar
  4. Adoro o professor, agora presidente, Marcelo mas o nome em si não me diz muito...
    O mais perto que estive de gostar do nome foi quando comecei a ver o Game Of Thrones e havia uma rapariga chamada Myrcella, nome que por alguma razão me encantou...

    ResponderEliminar
  5. Antes de qualquer outro, o nome "Marcelo" lembra-me um dos meus primos favoritos =) É um nome que associo a alguém inteligente, bem-disposto, divertido e trabalhador - pontos a favor para o nome, portanto!
    Parabéns aos pais, porque com o irmão mais novo fizeram um par fabuloso: Marco António! XD

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)